quarta-feira, novembro 21, 2012

Uma galeria de arte a céu aberto em São Paulo

À partir desta quinta, dia 22 de novembro, obras de mais de 100 artistas poderão ser vistas em empenas e fachadas de prédios da Rua Augusta no 3º Vídeo Guerrilha, a galeria de arte a céu aberto.



Com megaprojeções de imagens, o 3º Vídeo Guerrilha, será realizado nesta quinta (22/11) a sábado (24/11), transformando a Rua Augusta em uma galeria de arte ao ar livre e aberta ao público. A edição 2012 do evento contará com mais endereços entre as ruas Matias Aires e Marquês de Paranaguá, onde poderão ser vistos trabalhos de vídeo mapping e projeção mapeadavídeo-arteanimação e fotografia. Serão 14 fachadas de prédios, ao total. 



A intervenção de arte-mídia será realizada de forma coletiva por mais de 100 artistas de audiovisual de diferentes locais do Brasil e do mundo, em uma coreografia de luz, imagens e cores, dando mais vida à arquitetura da Rua Augusta, ícone da cultura alternativa de São Paulo. Para esse ano, foram firmadas parcerias com curadores internacionais, que passam a ser responsáveis pela supervisão do projeto, pela escolha de artistas e pela revisão do catálogo das obras.



O Vídeo Guerrilha contará também com espaços exclusivos voltados à interatividade com o público, como o Agigantador de Pessoas, que permite que as pessoas se vejam projetadas em um edifício de 30 metros. Outra solução, o grafite virtual, garante a artistas, grafiteiros e ao próprio público desenhar ao vivo em plena Rua Augusta. 

O projeto pretende, entre outros objetivos, fomentar o debate sobre a revitalização da área central da cidade de São Paulo e sua valorização arquitetônica, ocupando as ruas, empenas, fachadas e prédios, por meio de diferentes técnicas projetivas.

Em 2013, o projeto passa a ser itinerante, ganhando edições na região dos Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, e no Complexo Cultural da República, em Brasília.



E amanhã às 16h, no IED São Paulo, a IdeaFixa vai mediar um encontro aberto entre os idealizadores e participantes deste projeto com o tema O ESPAÇO URBANO REINVENTADO, a entrada é gratuita.

______
Abertura 3º Vídeo Guerrilha
Quinta, 22 de Novembro
À partir das 16h no Auditório do IED São Paulo
R. Maranhão, 617, Higienópolis (próximo ao metrô Paulista)
Entrada Gratuita
As vagas são limitadas. Confirmar presença pelo e-mail rsvp@ied.edu.br ou pelo telefone 11 3660-8000.

Mesa-Redonda: O ESPAÇO URBANO REINVENTADO
Mediação: Janara Lopes, IdeaFixa
Convidados: Alexis Anastasiou, fundador da Visualfarm e idealizador do Video Guerrilha; Miguel Petchkovsky, curador geral do Video Guerrilha e fundador da Time Frame Foundation, Holanda; Francesca Llopis, artista e presidente da UAAV – Uniao de Associaciones de Artistas Visuales, Espanha; Maia Navas, artista e curadora, Argentina; Carlos A. Inada, idealizador do Dharma/Arte e idealizador do INSIDE OUT São Paulo.



3º Vídeo Guerrilha | O espaço urbando reinventado
Rua Augusta, entre as ruas Matias Aires e Marquês de Paranaguá
De quinta à sábado, 22 a 24 de Novembro
À partir das 20hs


Fonte;
http://www.videoguerrilha.com.br/

Nenhum comentário: