quarta-feira, setembro 19, 2012

Manifestação pública 19/09/2012, parou a Estrada do M' Boi Mirim.



Cerca de quase 1000 pessoas segundo CET e Policia Militar, ocuparam na manha de quarta feira 19/09, o trecho da divisa do município de Itapecerica da Serra onde termina a estrada do m' Boi Mirim, até altura do nº altura do 5900, bem em frente do terminal Jardim Ângela, por reivindicações nas áreas de transporte, saúde, e segurança pública.



Cansados de tantos sofrimento, nos últimos anos os moradores vem fazendo vários protestos na Estrada do M' Boi Mirim.      Em contrapartida governos que passaram, várias vezes se comprometeram a atender reivindicações, porém em vão.    





Segundo manifestantes participante , governo municipal bem como o estadual tem estado omisso nessas três áreas já algum tempo.     Segundo Nina, Caio, Matheus e Adalgiza, moradores no Embu das Artes, as promessas de campanha nas áreas de transporte e saúde de vários candidatos a prefeitura de São Paulo, além de fictícias, não atendem as demandas da população.    Já Genésio e Lula, moradores da região, reivindicam a ligação da linha lilás de metrô até o Jardim  Ângela, além da duplicação da estrada do M' Boi Mirim, que hoje é o única via de acesso as regiões centrais que é feita por ônibus e micro ônibus, carros e motos, em bom trecho por mão dupla, e sem acostamento.      Isso gera transtornos aos moradores que trabalham no centro,  mesmo em regiões mais próximas como Santo Amaro, as quais chegam durar 3:20h.  para cada translado, totalizando  ida e vinda ao trabalho, quase 7hs. dentro de um transporte coletivo.




Transportes;
 -duplicação da Estrada M' Boi Mirim até o início da rodovia SP 214, e extensão da linha lilás do metrô até o Jardim Ângela.

Saúde;
-Melhorias no atendimento das UBS / AMAS / inclusive Hospital M' Boi Mirim que encontram-se sucateadas (falta de especialistas)  e mesmo sem Clínicos Geral suficientes para atender demanda de pacientes.

Segurança Pública:
-Há denúncias por parte dos moradores, de execuções sumárias por parte de integrantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo nesta região.   Em 2010 outros crimes do mesmo tipo também foram atribuídos a um grupo de extermínio, que ficou conhecido como os Highlanders, e teria policiais da PM envolvidos.



As reivindicações foram encaminhada ao próprio subprefeito da região Beto Mendes, que no local se comprometeu a marcar reunião entre comitê das reivindicações com secretário de transporte e prefeito do município de São Paulo .   

 Movimentos populares participantes;
 Fórum de Saúde, SOS transporte, Movimento Passe Livre, Associação de moradores Vila Calú, e Chácara Sonho Azul, Associação de moradores do Bombeiro, Associação Beneficente Caminhando com Cristo, Confedaração da Igrejas Independentes do Brasil.

Nenhum comentário: