sexta-feira, agosto 10, 2012

Xííííííí........xi. / Saúde .



Seu xixi está saudável?




Segundo especialistas, o ideal é ir ao banheiro a cada 3 horas ou assim que der vontade. Se você, mesmo com vontade, costuma adiar a ida ao banheiro por preguiça. Está na hora de mudar esse mau hábito para evitar problemas de saúde. Reter a urina por muito tempo pode trazer sérios danos ao organismo, como o risco de infecções urinária e outros problemas renais.

A bexiga da mulher tem capacidade de armazenar cerca de 400 a 500 ml e a do homem 300 a 400 ml.

Segundo especialistas, o ideal é ir ao banheiro a cada 3 horas ou assim que der vontade. Se você, mesmo com vontade, costuma adiar a ida ao banheiro por preguiça. Está na hora de mudar esse mau hábito para evitar problemas de saúde. Reter a urina por muito tempo pode trazer sérios danos ao organismo, como o risco de infecções urinária e outros problemas renais.



Outro efeito  secundário é que o aumento constante na pressão no interior da bexiga pode levar a uma dilatação dos rins, prejudicando drasticamente a sua função. O ideal é fazer xixi a cada três horas. “Urinar é como fazer uma limpeza mecânica. A gente lava as bactérias”. Um adulto deve beber cerca de 2 litros de água por dia (3 litros no verão). Além de hidratarmos o corpo, mantemos constante limpeza no organismo. Quanto mais clara for a tonalidade da urina, mais saudável está o sistema urinário.Portanto, se você tem urgência em chegar ao banheiro, dor no pé da barriga, ardor ao fazer xixi ou percebe que a urina está avermelhada, cuidado! Você pode estar com infecção urinária e deve procurar um médico. Em homens, é comum haver ardor e dificuldade para eliminar a urina

Dr. Conrado Alvarenga Urologista responde.

1º Levantar durante a noite para fazer xixi pode ser perfeitamente normal, principalmente nas épocas mais quentes do ano, quando você toma mais líquidos. "Muitas gente se esquece de tomar líquidos durante o dia e desconta a falha no período noturno, com grandes quantidades ingeridas no jantar e após o jantar", afirma o urologista Conrado Alvarenga. Isso acaba provocando a vontade de urinar durante a madrugada, o que não chega a ser um problema. Levantar à noite só deixa de ser normal quando o número de vezes aumenta progressivamente e começa a atrapalhar o sono. "Isto acontece, por exemplo, com homens com problema na próstata, que chegam a levantar três, quatro, cinco ou até mais vezes durante a madrugada".

2º Urina escura, muitas vezes, indica baixo consumo de água, principalmente em épocas mais quentes, quando a transpiração aumenta e há mais perda de líquido no suor e menos na urina. "Isso faz com que a urina fique mais concentrada, ou seja, com menos água", afirma o clínico geral Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Este baixo consumo aumenta o risco da formação de pedras nos rins e outros problemas urológicos associados. Alguns alimentos também escurecem a urina, como beterrabas e amoras, e algumas doenças, como a cirrose no fígado, também podem escurecer a cor da urina.

3º Pessoas com diabetes descompensado costumam ir muitas vezes ao banheiro ao longo do dia, isso porque o excesso de glicose no sangue precisa ser eliminado pelos rins com maior frequência. Homens com problema na próstata e mulheres com bexiga hiperativa (problema que faz com que o estímulo para a micção seja constante) também podem ir ao banheiro inúmeras vezes. O urologista Conrado Alvarenga lembra que aqueles que tomam muito líquido vão mais vezes ao banheiro, mas quando o número de vezes começa a incomodar ou atrapalhar as atividades do dia a dia, o médico deve ser procurado.

4º A ardência ao urinar, conhecida como disúria, é sintoma inicial de infecção urinária. Geralmente este sintoma é acompanhado de um aumento de frequência de micção, com quantidades pequenas de urina e em alguns casos até com sangramento associado. Algumas DSTs(Doenças sexualmente transmissíveis)  também podem causar este sintoma de ardor, principalmente quando acometem a uretra, masculina e feminina, conhecidas como uretrites. A gonorreia é um exemplo típico de uretrite.

5º Perder urina ao fazer um esforço o é um sinal clássico da incontinência urinária aos esforços. "O problema é muito comum em mulheres que tiveram parto normal, e bastante incômodo também", afirma o urologista Conrado. Geralmente é acompanhada de perdas urinarias com gargalhadas e com esforços físicos mais importantes. Estas mulheres muitas vezes passam a ter que usar absorventes ao longo de todo o dia, para se sentirem mais seguras. Uma boa opção no tratamento do problema é a fisioterapia uroginecológica que, com exercícios específicos, fortalece a musculatura do assoalho pélvico e trata o problema.

6º "Jato fraco, acompanhado de esforço urinário, é um sinal de obstrução da saída da urina da bexiga causada pela próstata", afirma Conrado Alvarenga. O crescimento prostático, causador do problema, deve ser avaliado cuidadosamente por um urologista quando trouxer dificuldades urinárias ao homem.

7º  A vontade impetuosa de ir ao banheiro pode ser sinal de problemas. Acontece em mulheres e homens quando a bexiga se contrai para esvaziar, muitas vezes em momentos não apropriados. "Isso se chama hiperatividade do músculo da bexiga", afirma Paulo Camiz. Algumas vezes, esta urgência é acompanhada de perdas urinárias e é conhecida como urge-incontinência. Ambas as situações requerem avaliação médica especializada. A urgência é muito comum em homens com crescimento prostático sem tratamento.




*Dr. Conrado Alvarenga (CRM: 116.006) é médico formado pela Universidade de São Paulo (USP) com residência em Urologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de SP (HC). Atualmente é médico da Clínica de Reprodução Humana Vida Bem Vinda, responsável pela andrologia e Infertilidade Masculina; e Médico Colaborador do Hospital das Clínicas de São Paulo, atuando neste serviço junto ao Centro de Reprodução Humana Mário Covas. Possui o titulo de membro efetivo da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Faz parte da equipe de Check-Up Masculino do Grupo Fleury, em São Paulo e é membro assistente do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês.

Fonte;

http://www.minhavida.com.br/especialistas/367-conrado-alvarenga.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Existe algum problema por ir mais vezes que o normal? Porque eu vou ao banheiro cada uma hora pelo menos, e as vezes mais...
deveria consultar num lugar de urologia no centro ou é algo normal?