domingo, dezembro 04, 2011

Morre um cidadão..


Deixa-nos um guerreiro. Independente do time a que pertencia, o ex-jogador jamais escondeu o que pensava. Para começar, Sócrates já se mostrou diferenciado quando recusou propostas generosas, preferindo continuar estudando medicina em Ribeirão Preto. Só saiu para o Corinthians após a conclusão do curso, em 1977, e diante da segunda maior torcida do Brasil, brilhou como poucos e marcou seu nome na história.Sócrates enfrentou o alcoolismo, problema enfrentado ainda como atleta profissional.



Pela seleção brasileira, Sócrates disputou duas Copas do Mundo: 1982 e 1986. Não foi campeão do mundo, mas entrou para história atuando na Copa de 1982, numa das seleções mais fantásticas de todos os tempos, ao lado de craques como Zico, Falcão e Júnior. Movimento liderado por Sócrates, Vladimir e Casagrande entre 1981 e 1985. Todas as decisões do clube vinham pelo voto. O movimento tinha um viés político e graças ao publicitário Washington Olivetto foi divulgado no País inteiro. Sócrates pregava o fim da concentração dos jogadores. Nos tempos de juvenil do Botafogo, levava os estudos na USP de Ribeirão Preto mais a sério do que o futebol. Depois de encerrar a carreira de jogador, dedicou-se pouco à medicina. O brilho dentro de campo se refletiu fora. Sócrates participava ativamente de eventos e causas importantes, fato raro (para não dizer inexistente) hoje em dia. Não só na célebre instalação da “Democracia Corintiana”, movimento que pregava que todos os membros do clubes tivessem o mesmo poder de voto em plena época de ditadura, também militou pelas “Diretas Já”, sabendo da importância de seu nome e não se importando com qualquer tipo de retaliação que pudesse sofrer.



Seu engajamento também apareceu na Copa de 1986. Na partida de estreia da seleção contra a Espanha, Sócrates entrou em campo com uma faixa branca na cabeça. Era um protesto contra a fome, o imperialismo, as guerras. Hoje, a Fifa proíbe atitudes deste tipo e a faixa só serve para segurar os cabelos. Invariavelmente, a mesma vem com o símbolo de uma marca de artigos esportivos de uma certa empresa norte-americana. Sempre gostou de futebol refinado, bebida alcoólica, cigarro e violão.

Descanse em paz, Dr., tú fostes um genuíno brasileiro ...

Nenhum comentário: