segunda-feira, agosto 15, 2011

Na Faixa / 1ª Mostra Cinema na Laje, até setembro.



No entroncamento das ruas Bartolomeu dos Santos e Francisco Xavier de Sales, no Jardim Guarujá, extremo sul de São Paulo, fica o Bar do Zé Batidão.

Poderia ser um boteco qualquer da região que, em outros tempos, ficou conhecida como "triângulo da morte". Mas, em sua laje, no lugar de um churrascão animado, acontece uma mostra de cinema.

Documentário é exibido na laje de um bar no Jardim Guarujá
Sob a copa de uma árvore, poltronas são improvisadas com cadeiras de plástico do bar. Em vez de espetinhos, são servidos sacos de pipoca.

"A produção aqui é pertinente, nada de Hollywood", avisava, em tom de boas-vindas, o poeta e agitador cultural Sergio Vaz, na première da mostra.

Criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), Vaz é também o idealizador do tradicional sarau literário que acontece ali às quartas. Para comemorar os dez anos do sarau, criou a 1ª Mostra Cinema na Laje, que ocorre todas as segundas-feiras até 5 de setembro.

"É uma provocação à Mostra Internacional de Cinema que acontece em São Paulo. Tudo o que o centro faz, a gente faz também", ironiza.

Com oito documentários e quatro ficções, o programa dá uma visão do que vem sendo produzido nas várias periferias de São Paulo. São filmes de baixíssimo orçamento, a maioria deles feitos por coletivos de jovens.

O curador, Daniel Fagundes, 24, diz que se guiou pelo espírito crítico ao selecionar os filmes. "Não é só o cara fazer um vídeo de celular contando a história do cachorro dele. Tem que ver o que é relevante", afirma ele, que estuda pedagogia e integra o coletivo Núcleo de Comunicação Alternativa.

Veja entrevista de Ségio Vaz com Marília Gabriela, sobre os projetos nas periferias de São Paulo http://cpcmbm.blogspot.com/search?q=Mar%C3%ADlia+Gabriela


Na última segunda-feira, dia da abertura, foram exibidos três documentários que discutiam problemas habitacionais. Após a projeção, um debate entre o curador, os realizadores e o público tomou o bar.

Sergio Vaz diz que quer educar o público para criar uma contrapartida ao "cinemão". "As pessoas que estão aí têm dinheiro para ir ao cinema. Se não vão, é porque nunca houve formação de público", afirma.

Parece ter funcionado com o estudante Rodrigo da Silva, 18, que estava pela primeira vez na laje, com sua turma de uma escola municipal. "Viemos forçados, mas gostei."

Serviço:

1ª Mostra Cinema na Laje:


Segunda (15/8)
20h: "Fulero Circo", de Diogo Noventa
"Amanhã Talvez", de Rogério Pixote

Segunda (22/8)
20h: "Grajaú: Um Desenho de Cultura", de Fernando Solidade, Daniel Fagundes, Diego FF. Soares e André Luiz Pereira
"Onde São Paulo Acaba", de Andréa Seligmann
"Grajaú, Onde São Paulo Começa", de João Claudio de Sena

Segunda (29/8)
20h: "O Incrível Encontro", de Júlio Calasso
"O Sequestro da Cultura Brasileira", de Bruno Rico

Segunda (5/9)
20h: "Nos Tempos da São Bento", de Guilherme Botelho
"Linha de Ação", de Flávio Galvão e Rica Saito

Bar do Zé Batidão - r. Bartolomeu dos Santos, 797, Jardim Guarujá, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/5891-7403. Grátis.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/958304-mostra-reune-producao-audiovisual-da-periferia-veja-programacao.shtml

Nenhum comentário: