quarta-feira, junho 29, 2011

Quebrando o Tabu



Há 40 anos os EUA levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Abusos, informações equivocadas, epidemias, violência e fortalecimento de redes criminosas são os resultados da guerra perdida numa escala global.

Sem os argumentos intangíveis que costumam dominar as discussões sobre descriminalização das drogas, o documentário 'Quebrando o Tabu', ancorado por Fernando Henrique Cardoso e dirigido pelo cineasta Fernando Grostein Andrade, irmão de Luciano Huck, tem linguagem objetiva, argumentos convincentes e retórica muito bem trabalhada. Com a credibilidade de um ex-presidente da República, o documentário foi feito para dialogar de igual para igual com todos os espectros políticos da sociedade, desde o mais libertário até o mais conservador.


O documentário percorre países como Estados Unidos, Holanda, Suíça, Portugal, México, entre outros, na busca de modelos de combate aos entorpecentes, com o objetivo de promover um debate "sério e bem informado sobre o complexo problema das drogas". O filme conta com participações de personalidades ilustres, como os ex-presidentes dos Estados Unidos Bill Clinton e Jimmy Carter, o médico Dráuzio Varella, e o escritor Paulo Coelho. Em suas entrevistas, essas personalidades trazem argumentos incisivos para condenar o uso de força militar contra usuários de drogas e dependentes químicos.



No documentário, vários dados foram explorados no sentido de dar substrato à política da não-violência como instrumento de combate às drogas mais nocivas. Os principais exemplos estão na Europa, que abriga países com altos índices de queda na mortalidade, no número de viciados e na transmissão de doenças após terem adotado medidas de regulamentação, e não de repressão.

O longa-metragem, que promete atribular a opinião pública em relação a temas como a legalização da maconha e a descriminalização das drogas, chega aos cinemas na próxima sexta-feira (3).

Fonte;
http://revistatrip.uol.com.br/trip-fm/fernando-grostein-andrade.html

Nenhum comentário: