segunda-feira, julho 12, 2010

Exposição no MAM, retrata consumismo desenfreado



O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) inaugurada dia 1 de julho a exposição Ecológica, com curadoria de Felipe Chaimovich. A visitação começa dia 2 de julho e segue até dia 29 de agosto.

A mostra é inspirada em conceitos do intelectual socialista austro-francês André Gorz, traz 22 obras de artistas nacionais e internacionais que problematizam a abordagem atual da questão ecológica.

Na concepção de André Gorz, é preciso reconhecer que o esgotamento dos recursos naturais e a poluição crescente são consequências diretas dos modos de produção e da mentalidade capitalistas, que estimulam o consumo desenfreado e, consequentemente, a produção em quantidades cada vez mais astronômicas, gerando materiais não biodegradáveis, desperdício e futilidade.

A exposição explora as incursões da arte contemporânea no intuito de superar esse equívoco por meio de trabalhos que trazem à tona o caráter predatório da sociedade de consumo, de forma a que o público tome consciência de que ecologia não é a manutenção de seu jardim privado, mas de um ecossistema com regras próprias, cuja dinâmica pode ser cruel contra abusos.

Alguns trabalhos, como de Fernando Limberg, Floriana Breyer e Lucia Gomes Zinggeler, foram criados especialmente para a exposição.

Fonte;
http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/06/mam-inaugura-mostra-ecologica/

Nenhum comentário: