quarta-feira, março 03, 2010

Cultura de rua, humildade e respeito, esse é o Break conhecido atualmente como Hip Hop

Breakdance (também conhecido como breaking ou b-boying e Hip-Hop em alguns lugares) é um movimento cultural iniciado no final da década de 1970 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana.

É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades. É um estilo de dança de rua, parte da cultura do Hip-Hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos. Normalmente é dançada ao som do Hip-Hop ou de Electro. O breakdancer, breaker, B-boy, ou B-girl é o nome dado a pessoa dedicada ao breakdance e que pratica o mesmo.

Inicialmente, o breakdance era utilizado como manifestação popular e alternativa de jovens para não entrar em gangues de rua, que tomavam Nova Iorque em meados da década de 1970.

Atualmente, o brakdance é utilizado como meio de recreação ou competição no mundo inteiro.



No Boom do Break que aconteceu mundialmente, todas as danças não importavam se fosse Locking ou B-boying ou Popping apareciam sob o nome até hoje conhecido mundialmente pela mídia como Breakdance.

Vários grupos aderiram ao break, os grupos são denominados de "crew" que em inglês significa equipe,o que hoje parece moda vai muito além de vestir uma roupa ou um boné e sair por ai dizendo "sou do break ou sou do hip hop" a cultura é bem mais alta é na verdade uma manifestação do movimento hip-hop.

As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise económica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.



Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk. O Break, uma das vertentes do Street Dance, explodiu nos EUA em 1982 sob a influência e sucesso do cantor Michael Jackson, expandiu-se mundialmente, sendo que, no Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança.

O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MC, que anima a festa com suas rimas improvisadas, a instrumentação dos DJs através das picapes, a dança do breakdance e a pintura artística do grafite.

Hoje sua repercussão mundial, retrata o reconhecimento do trabalho e não um simples modismo.

A história tá aí e muita gente trabalhou pra asfaltar a estrada que alguns caminham hoje.

créditos:
Gil Souza
http://revistaelementos.wordpress.com/

Nenhum comentário: