sexta-feira, agosto 07, 2009

você vai ouvir falar muito dele, Tamiflu ou Oseltamivir, mas você sabe o que causa???



Em 1917-18, uma estirpe particularmente virulenta de vírus da gripe causou uma pandemia (epidemia mundial) da doença, com efeitos devastadores 50 milhões de mortos em todo o mundo. Em Portugal morreram em consequência da gripe Espanhola, como ficou conhecida, cerca de 120 mil pessoas. Iniciada em 1995, a sequenciação do genoma do vírus que causou essa pandemia (o H1N1), foi agora concluída e tem pelo menos um resultado surpreendente: as mutações detectadas naquele agente patogénico parecem indicar que aquele era um vírus da gripe das aves que não precisou de recombinar-se com um dos congéneres que infecta os seres humanos e se adaptou directamente ao organismo humano.

Para realizar a sequenciação do genoma do vírus que causou a gripe Espanhola, uma equipa coordenada por Jeffery Taubenberger, chefe do Departamento de Patologia Molecular do Instituto de Patologia das Forças Armadas dos EUA isolou fragmentos do código genético de vítimas dessa epidemia global do início do século XX. O objectivo era descobrir nesse código a resposta para perguntas, como donde veio essa estirpe do vírus? Porque foi tão letal?

Cinco dos oito segmentos que constituem o genoma do H1N1 já tinham sido descodificados e publicados na Nature. Hoje é a vez dos dados sobre os restantes três segmentos, que representam metade de todo o código e que têm à sua responsabilidade a auto-replicação do vírus.

Um recente estudo publicado em junho de 2009 Emissão de Nature Biotechnology enfatizou a necessidade urgente de aumento do oseltamivir (Tamiflu) estoques adicionais com medicamentos antivirais, incluindo zanamivir (Relenza), baseado em uma avaliação do desempenho desses medicamentos em 2009 o cenário que o H1N1 «Gripe Suína" neuraminidase (NA) foram para adquirir o Tamiflu-resistência (His274Tyr) mutação que está actualmente generalizada no sazonais cepas H1N1.

Oseltamivir ou Tamiflu é um medicamento antiviral que retarda a propagação de não estirpes resistentes do vírus da gripe entre as células do corpo. É utilizado no tratamento e profilaxia da gripe A e B gripe infecção.

No Japão, é comercializado pela Chugai Pharmaceutical Co., que é mais de 50% detida pelo grupo Roche.

A Roche estima que 50 milhões de pessoas têm sido tratadas com oseltamivir. A maioria delas foram no Japão, onde um número estimado de 35 milhões tenham sido tratados.



Apesar de espalhar o pânico pelo mundo, a pandemia da gripe suína parece ter vindo a calhar para uma pessoa: Norbert Bishofberger. Responsável pela invenção do Tamiflu, único remédio existente no mercado capaz de combater o vírus H1N1, o austríaco de 55 anos já fez milhões de dólares com o medicamento.

Bishofberger liderou uma equipe da Gilead Sciences nos anos 1990, alcançando o desenvolvimento do primeiro medicamento antigripal comercial. Graduado pelas universidades de Innsbruck, na Suíça, e Harvard, nos Estados Unidos, ele é hoje diretor de pesquisas e vice-presidente da Gilead na Califórnia. Sua empresa é a detentora dos direitos do Tamiflu.

Bishofberger tem uma renda anual de aproximadamente 750.000 dólares. E enquanto os governos do mundo todo fazem estoques do medicamento diante da disseminação desenfreada do vírus da gripe suína, o cientista ganha uma porcentagem dos lucros do Tamiflu.

Bishofberger também afirmou que, atualmente, as pandemias são as maiores ameaças para a humanidade. "Eu acho que a ameaça de novas bactérias ou agentes virais é mais alta do que o potencial de uma guerra nuclear". Como garantia, ele admitiu ter guardados em casa kits de Tamiflu, só para ele e sua família.




A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o medicamento Tamiflu deve ser dado a pessoas particularmente vulneráveis à gripe A H1N1, uma advertência a países como a Grã-Bretanha, onde a droga é distribuída livremente. A OMS havia dito anteriormente que os médicos deveriam decidir quem deve receber Tamiflu. Segundo a agência da Organização das Nações Unidas (ONU), pessoas saudáveis que contraiam versões leves e moderadas da doença não precisam do medicamento, mas jovens, idosos, grávidas e pessoas que tenham problemas de saúde devem ser medicadas com Tamiflu.

A OMS disse que pessoas que possam sofrer complicações decorrentes da gripe suína - crianças com menos de cinco anos, grávidas, pessoas acima de 65 anos e aquelas que tiverem problemas como doenças cardíacas, Aids ou diabetes devem certamente tomar o medicamento. A agência também recomenda que todos os pacientes, incluindo crianças que tenham casos graves de gripe suína, com dificuldades respiratórias, dores no peito ou fraqueza, devem tomar Tamiflu imediatamente, talvez em doses maiores do que as usadas atualmente.

"A orientação da OMS é muito diferente do que está sendo feito na Inglaterra", disse Hugh Pennington, especialista da Universidade de Aberdeen. "A abordagem da Inglaterra está em descompasso com o restante do mundo". A resposta inglesa ao surto de gripe suína é criticada, já que no país o Tamiflu é distribuído por centrais telefônicas. Desde que a Grã-Bretanha estabeleceu seu serviço nacional para a gripe em julho, o medicamento está disponível para qualquer um que suspeite ter a doença.

Efeitos neurológicos

Existem preocupações de que o oseltamivir pode causar perigosas psicológico, neuropsiquiátricas efeitos colaterais, incluindo lesões autoprovocadas em alguns usuários. Estes efeitos secundários perigosos ocorrem mais comumente em crianças que adultos. Isto decorre de casos no Japão, onde a droga é mais prescritos, consumindo 60% da produção mundial. Preocupação centrou-se em adolescentes, mas os problemas também foram relatados em crianças e adultos.

Em Novembro de 2006, os Estados Unidos da América Food and Drug Administration (FDA), alterou o aviso para incluir os possíveis efeitos secundários de delírio, alucinações, ou outros relacionados com comportamento. Este foi mais longe do que o anterior pronunciamento da FDA, a partir de um ano antes , que não havia provas suficientes para reclamar de um nexo de causalidade entre o oseltamivir utilização e as mortes de 12 crianças japonesas (apenas duas eram provenientes de problemas neurológicos, embora mais morreram desde então). A mudança para uma posição mais cautelar foi atribuída a 103 novos relatórios que o FDA recebeu do delírio, alucinações e outro comportamento incomum psiquiátricos, principalmente envolvendo pacientes japoneses, recebeu entre 29 de agosto de 2005 e 6 de julho de 2006. Este foi um aumento de 126 casos semelhantes registrados entre a aprovação da droga em 1999 e Agosto de 2005.

gripe sazonal

Médicos estão sendo avisados para tomar cuidado para que assim ele pode tentar usar outros tratamentos se Tamiflu não funciona.

Em 2008, a Organização Mundial da Saúde anunciou que os resultados preliminares de experimentos com canadense subtipo H1N1 do vírus influenza A mostrou que 8 das 81 amostras foram resistentes ao oseltamivir.



A Roche reitera seu compromisso com o Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e vários governos em todo mundo, para disponibilizar às autoridades o medicamento indicado para o tratamento da gripe A (H1N1). Sobre a distribuição do Tamiflu (fosfato de Oseltamivir), a Roche informa que está alinhada com o Ministério da Saúde para dar prioridade aos seus pedidos. Esta conduta obedece a uma orientação do plano de contingência da própria OMS, que prioriza o abastecimento dos governos em situações de emergência.

A Roche, comprometida em atender todos os pedidos do Ministério da Saúde, vem direcionando toda sua produção a ele. Os estoques só voltarão a ser repostos nos estabelecimentos comerciais após suprimento desta necessidade principal. A empresa informa que não houve, em nenhum momento, recolhimento do Tamiflu nas farmácias e que apenas não repôs os estoques da rede privada pelas razões acima expostas.

Parece que a probabilidade de uma vacina ou medicamento se transformar num verdadeiro pesadelo para milhares de pessoas, é cada vez maior.

Há 200 vírus sequenciados

Sabe-se que os vírus que provocam a gripe são altamente plásticos. Mudam, recombinam-se, surgem novas estirpes, mudam outra vez, num processo que nunca está terminado. Por isso, todos os anos há surtos de gripe causados por vírus emergentes. Por isso todos os anos as vacinas contra a gripe são actualizadas, para fazer face a cada nova época de gripe. Os resultados de um projecto que nos últimos cinco anos produziu a sequenciação e catalogação de mais de 200 estirpes destes vírus, e cujos dados são hoje publicados na Nature, permitem a partir de agora um combate mais dirigido e, portanto, mais eficaz à gripe, a cada nova época, já que a identificação das estirpes passa a ser mais rápida.




Bom mesmo é se precaver, optando por alimentação forte. Um organismo saudável, com uma boa imunidade, os sintomas da gripe costumam ser mais leves e o risco é bem menor.

A forma de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo é através de uma alimentação correta e saudável.

Alguns alimentos ajudam a estimular a ação do sistema imunológico e potencializam o seu bom funcionamento.

Veja algumas dicas para aumentar a sua imunidade:

* Tome pelo menos 1 litro e meio de água por dia, pois manter as vias aéreas úmidas afastam o vírus;

* Evite tomar muito leite quando estiver resfriado pois ele produz muito mudo, dificultando a cura;

* Aumente o consumo de iogurte natural, ele é excelente para o sistema imunológico, além de ser fonte de cálcio;

* Aumente a quantidade de cebola na sua alimentação, ela possui propriedades importantes para o combate a gripes e resfriados;

* Consuma mais alho na sua alimentação, seus compostos ajudam a fortalecer o sistema imunológico;

* Aumente o consumo de alimentos ricos em betacaroteno (cenoura, laranja, damasco, beterraba,espinafre, mamão e couve) e alimentos fontes de zinco (fígado de boi e semente de abóbora);

* Consuma mais frutas e verduras diariamente;

* Coloque na sua alimentação alimentos fontes de ácido graxo ômega-3 (sardinha, atum, salmão, bacalhau, etc), são excelentes para o sistema imunológico;

* O cogumelo Shiitake e o gengibre possuem excelentes efeitos anti-viral;

* Evite alimentos gordurosos pois eles deixam o sistema imunológico debilitado;

Além da alimentação, é importante manter alguns hábitos de higiene como lavar bem as mãos, manter a casa bem arejada, evitar ambientes fechados e aglomerados e evitar tossir ou espirrar sem o auxílio de um lenço de papel.

Com estes cuidados, a gripe suína ou qualquer outro tipo de gripe ficarão longe de você.


Fontes

http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=624828
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Oseltamivir&ei=LLZ8Ss_KJ4_Ktgfml_X2AQ&sa=X&oi=translate&resnum=11&ct=result&prev=/search%3Fq%3DTamiflu%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG
http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/090811/manchetes/manchetes_gripe_brasil_vacina
http://www.dietalight.net/2009/07/21/dieta-contra-a-gripe-suina-alimentos-aumentam-imunidade/

mais sobre Tamiflu ou Oseltamivir pesquise no google

Tamiflu May Be Linked to Risk for Self-Injury and Delirium
Japan issues Tamiflu warning after child deaths
Japan finds 128 abnormal cases in Tamiflu probe
Japan links Tamiflu to 2 teen suicides
Tamiflu linked to abnormal behaviour
FDA adds ‘abnormal behavior’ precaution to Tamiflu label
SKorea suspends Tamiflu use for young people – official

Nenhum comentário: