sábado, agosto 15, 2009

Fala sério...



Quando se inicia o frenesi por cargos eletivos, o horário gratuito de propaganda eleitoral desempenha um papel fundamental no processo de decisão do voto. Sendo assim, esse estudo procura verificar a formação e o comportamento político do sistema partidário brasileiro e suas relações com o processo eleitoral, além de se examinar como os eleitores processam as mensagens políticas divulgadas pela mídia.

Inegavelmente a mídia interfere na governabilidade, apesar de não dispor da legítima
representatividade das urnas. Há um complexo entrelaçamento recíproco entre os meios de comunicação e o campo político.



Veja o exemplo:

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o preferido dos eleitores na disputa pela Presidência da República em 2010, de acordo com pesquisa Datafolha que será publicada na edição de domingo do jornal Folha de S.Paulo.

Serra tem 37 por cento das intenções de voto, seguido pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e pelo deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), tecnicamente empatados com respectivos 16 e 15 por cento.

Heloísa Helena (PSOL) aparece com 12 por cento, seguida pela senadora Marina Silva (PT-AC), com 3 por cento das intenções de voto.

A petista Marina Silva está analisando convite do Partido Verde para mudar de legenda e disputar a sucessão presidencial pelo PV.

A pesquisa Datafolha ouviu 4.100 pessoas entre os dias 11 e 13 de agosto, em 171 municípios.

Veja outro exemplo

Em cenário construído apenas com Dilma, Aécio e Marina, a petista teria 25,6%, o tucano, 19,5% e a senadora somaria 11,2%. A pesquisa CNT/Sensus foi feita com dois mil entrevistados em 136 municípios de 24 Estados das cinco regiões do País. A margem de erro é de até 3 pontos porcentuais. Só informando que a tal CNT/Sensus tem por missão;
"Promover o desenvolvimento e a defesa dos transportadores e do setor de transporte."

Quanto será que custa para publicar uma paródia destas...




Fontes;

http://www.cnt.org.br/portal/webcnt/page.aspx?p=7ed8fb1a-0847-4ca7-ba0f-004c171ecf02

estudo sobre a influência da mídia nas eleições, acesse:
http://www.liderancadaoposicao.ba.gov.br/bibliotecaVirtual/maturidadeEleitoral.pdf

Nenhum comentário: