sexta-feira, julho 03, 2009

Prêmio São Paulo de Literatura 2009



A Secretaria de Estado da Cultura promove ciclo de eventos para aproximar o público leitor aos 20 escritores finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2009. O resultado do prêmio, que concede R$ 200 mil para o vencedor de cada categoria – melhor livro e melhor livro de autor estreante –, será anunciado no dia 3 de agosto, no Museu da Língua Portuguesa.

São realizados eventos gratuitos, abertos ao público, incluindo um happy hour com os escritores. A Livraria Cultura, a Casa das Rosas, a Livraria da Vila e o bar Mercearia São Pedro, são os locais onde os escritores e leitores vão se encontrar para conversar, pensar e vivenciar a literatura.

O escritor João Gilberto Noll abre a série de eventos, na Casa das Rosas, na terça-feira, dia 30, das 19h às 20h30, com leitura e discussão de trechos de suas obras, incluindo o livro que concorre ao Prêmio, Acenos e afagos.

A série inclui diferentes mesas de discussões como Escritores que ensinam – com Maria Esther Maciel, Marcus Freitas, Rinaldo de Fernandes, sobre o ofício de professor; Encontro de Gerações - com Moacyr Scliar e Altair Martins” na segunda-feira (13.7); Escrever a quatro mãos e pela internet – com Vanessa Barbara e Emilio Fraia, que juntos tiveram esta experiência na criação do livro O verão do Chibo e, A psicanálise e a filosofia na literatura – com Contardo Calligaris, Livia Garcia-Roza e Maria Cecilia Gomes dos Reis, em que os dois primeiros, psicanalistas, encontram a professora de filosofia e tradutora de Aristóteles direto do grego para o português. No happy hour com autores finalistas do Prêmio, na segunda-feira (27.7), das 19h às 20h30, estarão presentes escritores como Estevão Azevedo, Javier Arancibia Contreras, Carola Saavedra, Walther Moreira Santos e Ronaldo Correia de Brito.

“O objetivo dos eventos é ampliar ainda mais o alcance do Prêmio, levando os escritores ao encontro do público que assim pode conhecer mais e melhor as obras e os autores. Por isso escolhemos formatos e lugares diferenciados para os bate-papos”, diz André Sturm, coordenador do Prêmio São Paulo de Literatura. “Também queremos dar continuidade às atividades da Secretaria de Estado da Cultura relacionadas à literatura, como o Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, que aconteceu no último final de semana de maio em São Francisco Xavier, em que se reuniram os vencedores e finalistas do Prêmio do ano passado”.

Confira abaixo a programação completa:

http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.71b090bd301a70e06d006810ca60c1a0/?vgnextoid=9daf3063b740b110VgnVCM100000ac061c0aRCRD&idNoticia=15b70b1a77f02210VgnVCM1000004c03c80a____

Nenhum comentário: