quinta-feira, abril 09, 2009

Páscoa significa a passagem.


Um caminho que se abre, oferecendo oportunidades de renovação. Está ligada ao nível da existência onde é possível alcançar a paz e a liberdade. Páscoa é Renovação!

As civilizações antigas olhavam o céu, aguardando o retorno do Sol para aquecer a Terra. O ciclo das estações dirigia o curso da vida, antes da invenção do relógio. Este ressurgimento, expresso pelo florescer da natureza, indicava as etapas vencidas.

O zero do cronômetro climático garantia o ambiente seguro da colheita, o tempo da festa e da fartura. A continuidade, em cujo devir se representava as fases da existência humana.

Este trajeto nos marca até hoje, seja como herança ou pela magnífica promessa implícita no movimento da vida. O imemorial e poderoso verão, pouco a pouco, cede espaço à maturidade do outono, que declina suavemente no frio inverno. Na primavera, o renascimento ocorre, em novo corpo e alma renovada.

Olhar para esta celebração, entendendo o mecanismo de sua harmonia, pode nos trazer alívio à sensibilidade, reduzir o stress e alimentar sentimentos mais fraternos.

Historicamente, a palavra Páscoa significa 'passagem', pois muito antes de ser consideradaa festa da ressurreição de Cristo, Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera, onde os pastores faziam uma festa muito alegre, que marcava o renascimento da natureza após os meses de frio do inverno. Essa festa recebe o nome o de Páscoa.

Boa passagem!!

Nenhum comentário: