segunda-feira, dezembro 29, 2008

Que a compaixão e a prudência possam contagiar os corações dos donos do mundo..





Faixa de Gaza sofre uma grave carência de remédios, sangue e câmaras frigoríficas para conservar os cadáveres após três dias de uma ofensiva da força aérea israelense que já deixou 345 mortos e mais de 1.600 feridos.

"Sofremos um enorme escassez de remédios" denunciou em comunicado Moawiya Hasanein, chefe dos serviços de emergência de Gaza, precisando que faltam na faixa "mais de 150 tipos de remédios" necessários para atender aos feridos, não há suficientes leitos de hospital, nem sangue para transfusões, nem câmaras frigoríficas para conservar os cadáveres, pelo que pediram à população que vá aos hospitais a recolher seus parentes mortos.

Segundo Hasanein, "30% dos mortos são civis e 40% dos feridos são mulheres e crianças".


Três dos principais hospitais foram danificados nos ataques e os serviços de ambulâncias operam com 50% de sua capacidade devido a falta de pessoal e equipamentos médicos, informou em seu site o Centro de Mídia Internacional do Oriente Médio (Imemc).

Segundo disse à Agência Efe da localidade de Beit Hanoun (norte de Gaza) Alberto Arce, colaborador espanhol do movimento "Free Gaza" a situação nos hospitais em Gaza é "muito ruim".

A comandante Avital Leivovitz, porta-voz do Exército israelense, disse à Efe que, tanto ontem quanto hoje, se permitiu a entrada em Gaza de caminhões com ajuda, alimentos e remédios. "Não temos nenhum limite da quantidade de medicina e de alimentos que permitimos passar: estamos deixando entrar tudo o que enviam as organizações humanitárias", assegurou a porta-voz militar.

Enquanto isso a Casa Branca disse na segunda-feira de 27/1/2008 que o Hamas precisa parar de lançar mísseis contra Israel e concordar com um cessar-fogo duradouro.

Os Estados Unidos não exigiram o fim dos ataques contra Gaza, que é controlada pelo Hamas, e pôs o ônus da responsabilidade pelo fim da violência na facção palestina, que é considerada uma organização terrorista por Washington.

"Os Estados Unidos entendem que Israel precisa tomar iniciativas para se defender", disse o porta-voz da Casa Branca Gordon Johndroe, respondendo sobre as ações de Israel serem ou não justificadas.

"O Hamas mais uma vez mostrou sua verdadeira face como uma organização terrorista que se recusa sequer a reconhecer o direito de Israel existir", disse Johndroe. "A fim de pôr fim à violência, o Hamas precisa parar de lançar mísseis contra Israel e concordar em respeitar um cessar-fogo sustentável e duradouro."

"Estamos encorajando todos os países da região a participarem ativamente na renovação do cessar-fogo, de forma que possamos retomar a calma relativa que foi desfrutada na região ao longo dos últimos seis meses", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Gordon Duguid.


Israel começou a construir uma barreira de 680 quilômetros de extensão em 2002 sob a alegação de que o emaranhado de cercas, muros e trincheiras é necessário para impedir incursões de militantes radicais palestinos em seu território. Entretanto, a barreira de segurança invade em diversos pontos a Cisjordânia e deixa aldeias palestinas no "lado israelense" da barreira.

Os palestinos denunciam a barreira como uma tentativa israelense de tomar territórios nos quais a Autoridade Nacional Palestina (ANP) pretende fundar um Estado independente e soberano, inviabilizando sua emancipação.

O Hamas, um movimento islâmico, vem confrontando os ataques israelenses, os mais violentos desde a guerra de 1967. Suas forças enviaram um salvo de mísseis contra a cidade Ashkelon, matando uma pessoa.



Como começou o possível ataque do Hamas que matou um civil e terminou com a sumária execução dos possíveis responsáveis por um míssil disparado de um helicóptero ;



A ofensiva israelense para retaliar o tal ataque acima;


Fontes;
http://www.estadao.com.br/internacional/not_int209409,0.htm

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Azzam_Tamimi&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result&prev=/search%3Fq%3Dazzam%2Btamimi%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR

http://br.noticias.yahoo.com/s/29122008/40/mundo-faltam-geladeiras-cadaveres-gaza.html

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/081229/manchetes/manchetes_ormed_hamas_casabranca

Nenhum comentário: