segunda-feira, dezembro 01, 2008

1º de Dezembro, Dia Mundial de Prevenção contra a Aids


A luta contra a Aids, simbolizada pela celebração da 20ª Jornada Mundial, nesta segunda-feira, busca um novo fôlego: os países do sul ainda carecem de tratamentos, e as pesquisas tentam novos métodos, após o fracasso do teste de uma vacina.

O slogan desta 20ª Jornada, "realizar, responsabilizar, ativar", deve, segundo os organizadores, definir "a política necessária para fazer respeitar os compromissos assumidos, em particular a promessa de acesso universal à prevenção, ao tratamento, aos cuidados e ao apoio".

Com 33 milhões de pessoas atingidas atualmente pelo HIV, a Aids, doença controlada por triterapias que só fazem o vírus dormir, continua sendo uma epidemia de primeiro plano.

Estamos longe de um acesso universal aos tratamentos porque uma maioria de pessoas contaminadas, essencialmente na África, não têm acesso a eles. No mundo, quando uma pessoa entra em tratamento, três são contaminadas. Houve na França, em 2007, 5.200 novas infecções, milhares de pessoas que ignoram que elas são infectadas, segundo os organizadores.

Por ocasião do Dia Mundial, a associação Aides instalará um grande painel na Opéra de Paris para mostrar a defasagem entre tratamento e novas contaminações. "Não podemos deixar a Aids passar na nossa frente", declarou a Aides.

No continente africano, onde está o maior número de infectados, uma vitória: o número de pessoas contaminadas é considerado estável. No entanto, no Leste Europeu, a doença avança.

A esperança de encontrar uma vacina foi no ano passado reduzida a zero após um fracasso total dps testes clínicos realizados pelo laboratório farmacêutico Merck.

"Temos medicamentos eficazes, e não temos outra escolha senão fornecê-los a todos os que precisam", afirmou Jean-François Delfraissy, diretor da agência nacional de pesquisa sobre a Aids (ANRS).

Em paralelo, a pesquisa voltou com toda a força seguindo pistas e usando novos métodos. Os cientistas descobriram novas moléculas, realizaram novos testes com triterapias.

As pesquisas sobre a vacina continuam. Um gene acaba de ser descoberto por pesquisadores americanos, podendo abrir caminho para uma vacina.

fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u473582.shtml

Nenhum comentário: