segunda-feira, novembro 17, 2008

Lançamento de perseveranças na quebrada

O livro é altamente recomendável não apenas para os interessados em crianças e educação, mas sobretudo em entender o Brasil. Ou como usar a criatividade e a inteligência para lidar com a criminosa distância de oportunidades existentes entre os vários Brasis.

É também uma boa chance para quem se interessar por conhecer melhor a experiência da "Casa do Zezinho", ONG do Jardim Ângela, um ilha de excelência educacional na periferia de São Paulo, mais conhecida fora do que dentro do nosso país.



No lançamento do livro, a Comunidade Zezinho estará fazendo um ato silencioso em respeito ao Luto pelo assassinato do Jovem Alberto Mifonti Junior. Todos estarão de branco com uma fita rosa no braço para lembrar que onde há Educação haverá Paz, Amor e Justiça.

A favela não é conceito urbanístico, é episódio social onde se convive a toda hora com assassinatos, tráfico de drogas, violência sexual, mas isso não impede que nesse mesmo espaço se descubram a mensagem de carinho, o amor romântico, as ilusões adolescentes, as esperanças no amanhã. A árdua realidade de uma favela, como tantas que em tantas partes do país se esparramam, representa diagnóstico realista de um mundo onde se exploram crianças até os limites de sua resistência e onde a vida vale pouco menos que quase nada.


O livro é estímulo à reflexão e convite à ousadia de pensamentos sobre uma metodologia diferente, onde é inegável a força modeladora e a imprescindível importância de modelos admiráveis que, conscientemente ou não, mudam vidas ao propor desafios enriquecedores e exemplos estimulantes.

Nenhum comentário: