quinta-feira, novembro 27, 2008

Heróis existem, Dna. Ute Craemer


















Ute Craemer nasceu em Weimar, na Alemanha, em 1938 e esteve em muitos países arrasados pela Segunda Guerra Mundial. Quando tinha três anos de idade, sua família se mudou para a Áustria, que havia sido invadida pelos alemães. Quando a Guerra acabou, em maio de 1945, a família de Ute sobreviveu com pouca comida e condições. Ela ainda se lembra de sua mãe pedindo comida para lavradores. Seu pai, engenheiro, primeiro obteve um trabalho na Yugoslávia, depois no Egito e mais tarde no Paquistão. No momento em que sua família retornava para a Alemanha, agora dividida em duas nações, Ute estudou em dez diferentes escolas, cinco países e aprendeu quatro línguas diferentes.

Depois de ter passado por um amplo aprendizado de línguas durante a sua infância, Ute decidiu atuar nessa área. Ela terminou seus estudos em 1962 e se engajou em serviços sociais, através dos quais chegou ao Brasil. Então, morou em Londrina (Paraná) por dois anos, trabalhou como ajudante na urbanização da cidade e, guiada por um monge franciscano, realizou ações que visavam a erradicação de favelas.



Nos anos setenta, Ute morava nas vizinhanças de uma favela e dava aulas para adolescentes na Escola Rudolf Steiner, baseada na Pedagogia Antroposófica. A característica dessa escola é que o professor segue com os mesmos alunos de classe durante oito anos, procurando ajudá-los não só no desenvolvimento intelectual, mas também moral. Essa educação valoriza e prioriza as artes e a formação de princípios éticos, permitindo que a criança amplie sua capacidade de julgar. Ute disse que ela “nunca abarcou tamanha responsabilidade”.

Para que uma árvore carregue frutas, necessita de ar, de terra boa, de sol, de água. Para que o ser humano se abra e se desenvolva , necessita de alimento, proteção, e um coração aberto, que lhe dê o amor, e uma pessoa, que lhe ajude crescer.
Ute Craemer

www.monteazul.org.br
Fonte:
http://www.connectivity2006.org/index.php?id=738&L=7

Nenhum comentário: