segunda-feira, outubro 27, 2008

O que é isso companheiro???



Neste domingo, às 19h35, primeiro dia de visitação aberta ao público da 28.ª Bienal de São Paulo, um grupo formado por cerca de 40 pichadores invadiu o pavilhão no Parque do Ibirapuera e pichou parte de seu segundo andar, durante o visitação. Nesta edição da mostra, o segundo piso do prédio foi mantido propositalmente vazio e mesmo antes da inauguração ganhou o apelido de Bienal do Vazio. Os pichadores aproveitaram-se desse fato para no local fazer seu protesto, preenchendo as paredes com frases do tipo: “Isso que é arte.” “Abaixa a ditatura.” “Fora Serra.”

Por sua própria definição, a Bienal deveria cumprir duas tarefas principais: colocar a arte moderna do Brasil não em simples confronto, mas em vivo contato com a arte do mundo, ao mesmo tempo em que, para São Paulo, se buscaria conquistar a posição de centro artístico mundial.
[Lourival Gomes Machado, “Apresentação”. in: I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1951, p. 14].

No domingo, dia de abertura da 28.ª Bienal de São Paulo - Em Vivo Contato para o público, grupo formado por cerca de 40 pichadores entrou no pavilhão e por volta das 19h35 começou a pichar grande área do segundo andar do prédio. Seguranças entraram em choque corpo-a-corpo com os pichadores e o resultado foi grande tumulto no prédio. Um vidro no primeiro andar foi quebrado durante a fuga dos pichadores, que conseguiram escapar, exceto uma jovem identificada como Carol, de 23 anos. Detida pelos seguranças do evento e presa pela Polícia Militar, que chegou ao prédio apenas depois das 20 horas, ela foi levada para o 36º DP, na Rua Tutóia. Enquanto a PM não chegava, o prédio foi fechado: ninguém podia entrar ou sair. Houve tumulto e mais uma pessoa foi detida.


http://www.28bienalsaopaulo.org.br/apresentacao

Nenhum comentário: