domingo, setembro 14, 2008

Dia mundial sem carro, o que é isso ???

Como e onde começou A idéia surgiu inicialmente na Europa, durante a crise do petróleo nos anos 70. Conhecida lá fora como World Carfree Day, a data foi oficialmente instituída em 2000, mas só chegou ao Brasil em 2001, quando 11 cidades brasileiras aderiram à data. No próximo dia 22 de setembro, comemora-se o Dia Mundial Sem Carro. A data, que soa como um manifesto, tem o intuito de alertar as pessoas para os problemas causados pelo uso massivo dos automóveis nas grandes cidades. "Por um transporte público melhor, por menos poluição, por menos engarrafamentos, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias, por cidadania e segurança no trânsito". No próximo dia 22 de setembro os paulistanos têm um compromisso para tornar a cidade mais justa e sustentável. O Movimento Nossa São Paulo convida a todos para um encontro com candidatos à Prefeitura sobre mobilidade urbana e qualidade de vida na cidade, das 10h às 12h, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, Rua Dr. Vila Nova, 245. Os candidatos vão responder a cinco perguntas sobre transporte coletivo, ciclovias, pedestres, acessibilidade para portadores de deficiência e poluição e saúde. As questões serão elaboradas por profissionais da área e entidades da sociedade civil. Na ocasião, também será divulgada a segunda edição de pesquisa inédita realizada pelo Ibope sobre o tema. A primeira foi divulgada em outubro do ano passado. A pesquisa revelou que o ônibus era o meio de transporte mais utilizado (21% dos entrevistados) e que 75% deixariam de usar o carro se houvesse alternativa boa de transporte. Veja os resultados da pesquisa de 2007 http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/files/PesquisaIbopeDiaMundialSemCarro.pdf Após o evento, um ato público marcará mais uma etapa na luta para reduzir a quantidade de enxofre no diesel vendido no País. O objetivo é garantir o cumprimento integral e inadiável da resolução 315/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que prevê a comercialização em todo o País do diesel com dez vezes menos enxofre do que o vendido atualmente, a partir de janeiro de 2009. Atualmente a concentração nas cidades é de 500 partículas por milhão de enxofre e no interior de 2.000. De nada adianta vistoriar veículos, se o próprio combustível comercializado no país não atende as normas mundiais. Representantes de ONGs, profissionais da saúde, movimentos sociais e personalidades terão espaço para se manifestar no ato público. Participe e ajude a divulgar!

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