domingo, setembro 14, 2008

Conselhos Regionais, pra que servem?



O Conselho é um instrumento de participação dos representantes da sociedade local, que possibilitará os encaminhamentos das questões sócio ambientais na elaboração de Políticas Públicas de Proteção ao Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, além de preservar o meio ambiente e despertar a consciência ecológica em todos os munícipes, seja nas escolas, nos postos de saúde, nas quadras poliesportivas, enfim, onde quer que haja uma cabeça pensante e preocupada com as nascentes e remanescentes de mata atlântica da região .

Composição dos Conselhos

Cada um dos Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz se constituirá por oito representantes titulares e até oito suplentes. Destas vagas, duas deverão ser preenchidas por representantes do empresariado.

A Prefeitura terá direito a quatro representantes, sendo um de cada Subprefeitura envolvida. As demais Secretarias, que participam do processo, terão direito a um representante legal cada. São elas: Secretaria do Verde e Meio Ambiente; Secretaria Especial para Participação e Parceria; e Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Outras Secretarias poderão indicar um representante, desde que o número dos representantes do executivo não ultrapasse oito.

atribuições previstas para o conselho:

- colaborar na formulação da política municipal de proteção ao meio ambiente, desenvolvimento
sustentável e cultura de paz, propondo recomendações, programas e projetos ao Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES), às subprefeituras, à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, à Secretaria Especial de Participação e Parceria e à Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação;

- Apoiar a implementação do Plano Diretor Estratégico e dos Planos Diretores Regionais e promover a participação social em todas as atividades das subprefeituras nas questões relacionadas ao meio ambiente, à promoção do desenvolvimento sustentável e à cultura de paz.

- receber e encaminhar propostas, denúncias e críticas relacionadas aos temas citados;

- promover ações conjuntas com outros conselhos que atuem na região das Subprefeituras
correspondentes.

Participar democraticamente das questões relacionadas ao nosso cotidiano é não aceitar o que nos é imposto arbitrariamente!!


Membros eleitos para o conselho de desenvolvimento, meio ambiente e cultura de paz M’ Boi Mirim;


1. Fagner Gabriel de Barros
2. Henrique de Abreu Macedo
3. Renata Marília Ribeiro da Luz
4. Silvania Antonia Magalhães
5. Mara Morelli
6. Claudia Almeida Silva
7. Abdon Paixão Ribeiro
8. Antonio Francisco de Melo

Nenhum comentário: