sexta-feira, junho 06, 2008

"Latitude 90º"




IV ano polar
Exposição mostra o impacto do aquecimento nos pólos
A exposição "Latitude 90º" inicia em 05 de junho, em São Paulo, com a proposta de apresentar as características de vida e pesquisa na Antártica e no Ártico. Nos dois primeiros dias ocorrerão debates sobre o aquecimento global, com a participação de especialistas do Brasil e do exterior


O Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, vai marcar a abertura da exposição "Latitude 90º - O impacto do aquecimento nos pólos", que pretende apresentar para o público em geral a corrida humana na conquista do Pólo Sul, as características da Antártica e do Ártico, além das atividades brasileiras no IV Ano Polar, comemorado neste biênio 2007/2008. O evento tem o apoio de diversos órgãos e instituições nacionais e internacionais.

A mostra ocorre no SESC Pompéia e terá uma série de encontros, como debates, atividades específicas para o público jovem, oficinas e exibição de filmes. Nessas ocasiões será distribuído o Manual de Etiqueta do Planeta Sustentável.

Nos dias 05 e 06 de maio, duas mesas de debates darão início à exposição, com o objetivo de que os pontos mais relevantes e atuais das conseqüências do aquecimento global sejam discutidos entre especialistas do Brasil e do exterior.

O tema "Aquecimento Global: o impacto nos pólos e em nossa realidade" será abordado no dia 05, pelos convidados: Juan Jose Dañobeitia, diretor da UTM - Unidad de Tecnología Marina, Luiz Gylvan Meira Filho, do IPCC - Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU - Organização das Nações Unidas, e Jefferson Cárdia Simões, geólogo da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Após exposição inicial de cada palestrante, um debate será mediado por Laura Valente, diretora regional do ICLEI - Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais.

No dia seguinte, o tema em discussão será "Aquecimento Global: desafios à vida no planeta", com a presença de Macelo Furtado, do Greenpeace, Rubens Junqueira Villela, do IAG - Instituto de Astrologia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP; e Fábio Cascino, também da Universidade de São Paulo. Este debate será mediado por Patrícia Palumbo, jornalista da Rádio Eldorado.


A exposição "Latitude 90º" terá cerca de 500m², com imagens de fotógrafos como Marina Bandeira Klink e Luciano Candisani, da revista National Geographic, uma seção especial com material dos chamados 'navegadores modernos brasileiros', que destaca a atividade de Amyr Klink na Antártica, entre outras atrações. O INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, montará uma estação meteorológica, para demonstração do resultado de pesquisas brasileiras realizadas na Antártica.

Além do IV Ano Polar Internacional, a mostra "Latitude 90º - O impacto do aquecimento nos pólos" marca os 25 anos do Proantar - Programa Antártico Brasileiro, que consolidou a presença do Brasil no continente antártico.


Exposição "Latitude 90º - O impacto do aquecimento nos pólos"
De 05/06 a 03/08, no SESC Pompéia
Evento grátis


Nenhum comentário: