segunda-feira, agosto 06, 2007

II Mostra Hip-Hop

Passados dois anos da primeira edição, uma nova seleção de filmes voltados ao universo hip hop chega ao CineSESC para exibições até dia 9 como parte da Segunda Mostra de Filmes de Hip Hop de São Paulo.
A programação privilegia a produção documental, mas este ano conta também com uma ficção e, pela primeira vez, com um programa de filmes nacionais dividido em duas seleções: Velha-Guarda e Nova Escola.





Informações do Evento: Mostra de Hip-Hop de São Paulo, de 03 á 09 de agosto

Sessões gratuitas às 17h, 19h e 21h Grade dos filmes no Cinesesc



­ Just For Kicks BEAT KINGS

Diretor: Ray Stewart Estrelando: DJ Premier, Pete Rock, Prince Paul, entre outros. 90 minutos Um documentário centrado na figura do produtor de rap, Beat Kings conta a história do processo de composição das batidas, desde os tempos de Afrika Bambaataa e Marley Marl, até estrelas da atualidade, como Kanye West. Verdadeiro quem é quem dos estúdios de hip hop, o filme esclarece detalhes acerca do equipamento, aprendizado e histórico de cada um dos mestres dessa arte.


WU: THE STORY OF THE WU TANG CLAN

Diretor: Gerald Barclay Estrelando: RZA, GZA, Ghostface Killah, entre outros. 90 minutos No verão de 1993, o Wu Tang Clan emergiu das favelas de Staten Island e tomou o mundo do rap de assalto, munidos de um gênio da produção, uma sonoridade inovadora e um imaginário kung-fu. Seu legado já passa de uma década, com vendas totais superiores a vinte milhões de discos. Formado pelo maior time de super mcs já concentrados em um só grupo, o Wu Tang tem muita história pra contar.


BLACK AND BLUE: LEGENDS OF THE HIP HOP COP

Diretor: Peter Spirer Estrelando: 50 Cent, The Game, Ice T, entre outros. 90 minutos Após anos de boatos, vem a tona a verdade: artistas do primeiro escalão do rap são alvo de uma das mais poderosas forças policiais do mundo. Diferente de estrelas de outros gêneros musicais, nomes de peso como Jay Z, Nas, e Snoop Dogg, são constantemente seguidos, interrogados e monitorados pela polícia de Nova York. Essa por sua vez sempre declarou não possuir arquivos relacionados aos rappers. Nesse filme porém, o detetive aposentado Derrick Parker revela que criou pessoalmente uma unidade dedicada ao rap na NYPD após o assassinato de Notorious B.I.G. em 1997.


BIGGIE SMALLS: BIGGER THAN LIFE

Diretor: Peter Spirer Estrelando: Method Man, Common, Easy Mo Bee, entre outros. 90 minutos Do mesmo diretor de Black And Blue, esse documentário é um tributo ao ícone do rap nova-iorquino morto há uma década, no auge da treta entre rimadores das Costas Leste e Oeste dos EUA. Um olhar detalahado sobre a vida de Notorious B.I.G. enquanto artista, MC, pai e marido, contado por aqueles que conviveram e trabalharam com esse verdadeiro monstro sagrado do microfone.


STREET PROPHETZ

Diretores: Martelli Brothers Estrelando: Questlove, Hieroglyphics, Planet Asia, entre outros. 67 minutos A partir do conceito de cultura de rua, esse filme explora a ligação entre diferentes expressões como skate, rap e graffiti. Mas ao invés de acadêmicos teóricos, Street Prophetz dá voz a quem de fato faz parte de cada uma dessas atividades: graffiteiros lendários (como Doze Green, Zephyr e Mear One), MCs (Little Brother, Afu-Ra e Bahamadia), DJs (Roc Raida, Green Lantern e Rob Swift), e skatistas (Zoo York Crew, Harold Hunter e Brandon Turner). JUST


FOR KICKS

Diretores: Thibaut De Longeville & Lisa Leone Estrelando: Run, Grandmaster Caz, Raekwon, entre outros. 80 minutos Esse é o primeiro filme a investigar a obsessão que a cultura hip hop tem, desde sempre, com tênis. Artistas de rap, atletas, empresários e colecionadores filosofam sobre as razões por trás do fenômeno que fez o calçado atlético ultrapassar as arenas, pra se tornar um dos mais importantes acessórios da humanidade em geral nas últimas três décadas.


BLACKOUT

Diretor: Jerry Lamothe Estrelando: Jeffrey Wright, Melvin Van Peebles, Zoe Zaldana. 95 minutos No verão de 2003, os EUA viveram o maior blecaute da sua história, reportado em geral como ³pacífico². Mas numa parte esquecida do Brooklyn, o bicho pega quando a luz se apaga. Essa é a história do lado B desse apagão. Destaque para a presença de atores como Jeffrey Wright (de Syriana, Ali e Shaft) e Melvin Van Peebles, o mestre do cinema Blaxploitation.


ROCK FRESH

Director: Danny Lee Estrelando: Kofie, Axis, Clae, entre outros. 81 minutos Documenta a evolução artística e a expansão popular da arte do graffiti, das ruas pras galerias, dos muros pras marcas de streetwear, do privado pro alcance mundial. Artistas que demonstram habilidades nas mais diversas superfícies (tela, concreto, metal, pano, tijolo) e nos mais variados locais (cidade, deserto, topos de prédio e até florestas). Além disso, Rock Fresh enfoca a batalha de artistas mais velhos pra viverem de sua arte e se manterem relevantes, num meio que todo dia atrai novos adeptos.


PROGRAMA NACIONAL: VELHA GUARDA HIP HOP SP

Diretor: Francisco César Filho Estrelando: Thaíde & Dj Hum, Backspin Crew, Região Abissal 11 minutos Até onde se tem notícia, esse é o primeiro filme a registrar o hip hop no Brasil. Lançado em 1990, esse curta-metragem contém imagens históricas da geração original do movimento, em ação na hoje lendária Estação São Bento. Imperdível pra qualquer um com interesse pelo assunto.


ONDE SÃO PAULO ACABA

Diretor: Andrea Seligmann Estrelando: Pivete e Branco 12 minutos Em 1995, quando o gangsta rap americano atingia seu ápice de popularidade mundo afora, esse curta já mostrava que o buraco (de bala) é bem mais embaixo aqui na terra do Faroeste Caboclo. Mais de uma década depois, as cenas gravadas no extremo sul da cidade continuam impactantes.


ROTAÇÃO 33 ­ FITA MIXADA

Diretor: 13 Produções Estrelando: KL Jay, Kamau, Max B.O., entre outros. 65 minutos. Registro de uma performance do dj dos Racionais MC¹s, ao vivo em estúdio, composta inteiramente por faixas de rap nacional, muitas delas produzidas por ele mesmo, extraídas de discos de vinil. Se não é vinil, não vale. Conta ainda com participação de um time diversificado de mcs da nova escola.


PROGRAMA NACIONAL: NOVA ESCOLA MINHA ÁREA

Diretor: Emilio Domingos Estrelando: Aori e Macarrão. 22 minutos Retratando o hip hop carioca de maneira significativa e ao mesmo compacta, o curta mostra um pouco da vida e do verso de um rapper da Zona Sul - Aori, dos Inumanos e da Brutal Crew - e outro da Zona Norte ­ Macarrão, conhecido pela participação no documentário Fala Tu.


FARPAS, PREGOS, NUVENS, ORAÇÕES

Diretor: Cássio Bossert Estrelando: Parteum, Secreto e Suissac. 50 minutos. O cotidiano, as gravações, processo de composição, turnê e bastidores da vida de um grupo de rap alternativo brasileiro em estilo A Vida Como Ela É. Ou ³Tudo Que Você Gostaria De Saber Sobre O Mzuri Sana Mas Não Tinha A Quem Perguntar².

Local: Cine Sesc
Endereço: Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César
Cidade/Estado: São Paulo/ SP
Informações do Local: telefone: 11 3082-0213 fax: 11 3064-1668 e-mail:



Nenhum comentário: