segunda-feira, maio 28, 2007

Quantas vidas valem o poder II




CPI do Senado ouve controladores em sessão secreta

O juiz federal Murilo Mendes, titular da Subseção Judiciária de Sinop (MT), recebeu hoje 28/05/2007 a denúncia oferecida na sexta-feira pelo Ministério Público Federal (MPF), que culpou quatro controladores de vôo e os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino pelo maior acidente da história da aviação no País, ocorrido em 29 de setembro do ano passado.

A assessoria do juiz informou que ele começa analisar a denúncia a partir de amanhã, e deverá se manifestar em duas semanas. A denúncia atribui aos pilotos e aos controladores de vôo, Jomarcelo Fernandes dos Santos, Lucivando Tibúrcio de Alencar, Leandro José dos Santos de Barros e Filipe Santos dos Reis, a culpa pela morte 154 de pessoas com a queda do Boeing 737-800 da Gol, após se chocar com o jato Legacy executivo da Embarer, no Norte de Mato Grosso.
Segundo o MPF, eles teriam praticado crime de atentado contra segurança de vôo, além de agirem com negligência e irresponsabilidade, sustenta o procurador Thiago Lemos de Andrade.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado, que investiga o tráfego aéreo do País, interrompeu hoje à tarde a sessão em que estava ouvindo do coronel-aviador Eduardo dos Santos Raulino, comandante do Cindacta 1, em Brasília, e iniciou sessão secreta para tomar os depoimentos dos controladores-supervisores Alexandre Barroca e Antonio Francisco Castro.
O presidente da CPI, senador Tião Vianna (PT-AC), transformou em secreta a reunião.

No depoimento, os quatro se eximiram de qualquer responsabilidade em relação ao acidente e colocaram toda a culpa no sistema de controle do tráfego aéreo, que qualificaram de "falho".

Nada melhor do que uma CPI para aniquilar outra...

Calheiros se defende citando direito à privacidade

Ao declarar que estava fazendo uma "confissão", o presidente do Senado disse que essa confissão estava sendo feita "sem a proteção" especial a que tem direito. Reiterou que o direito à privacidade é uma "cláusula pétrea da Constituição". Afirmou que não quer "misturar" as acusações de que é alvo com os casos de corrupção que estão no noticiário.

Não é a primeira vez....


Nenhum comentário: