sexta-feira, abril 13, 2007

FORUM SOCIAL SUL



FORUM SOCIAL SUL 2007



Uma experiência prática de Tecnologia Social no Fórum Social Sul



O Fórum Social Sul, realizado entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro 2005, no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, mais uma vez mostrou que a mobilização popular é de extrema importância para promover o desenvolvimento da região. Mais de 1500 pessoas circularam entre as oficinas e os painéis, nos cinco dias do evento, reconhecendo a reivindicação por “uma outra periferia possível, necessária e urgente”, como diz o lema do Fórum.

Nas diversas oficinas, espalhadas por escolas do bairro, foram abordados temas como o desarmamento infantil, a violência doméstica e o racismo. O Instituto de Tecnologia Social, que apóia o Fórum Social Sul desde a primeira edição, em 2004, promoveu a oficina “Tecnologia Social na Prática: Construindo o Desenvolvimento Local Participativo em Cidade Ipava”. A proposta era mostrar uma aplicação concreta da Tecnologia Social, que acontece na zona sul da capital.
Desde fevereiro de 2005, a população de Cidade Ipava, bairro que fica no extremo do Jardim Ângela, vem se mobilizando para a construção e implantação do projeto de Desenvolvimento Local Participativo. Ele teve início com a realização da Pesquisa Popular, feita por pesquisadores populares, selecionados entre os moradores do próprio bairro e capacitados pelo ITS.
Com a presença de representantes de entidades estabelecidas em Cidade Ipava, lideranças locais e dos bairros vizinhos (Jd. Horizonte Azul, Parque do Lago, Vila Calú e Jd. Capela) e integrantes do ITS, a oficina do Fórum Social Sul apresentou as ações que já estão em curso e que haviam sido apontadas como demandas da população, na Pesquisa Popular.
Com ajuda de um painel fotográfico, que contou um pouco da história do bairro, a oficina mostrou como, a partir da mobilização popular e da Tecnologia Social, pode-se elaborar e implantar um Projeto de Desenvolvimento Local que inclui a participação da comunidade e caminha para que as ações de desenvolvimento se tornem auto-sustentáveis. Um exemplo é o Telecentro comunitário de Cidade Ipava.
A demanda por cursos de informática no bairro foi identificada na pesquisa popular e, logo depois, acolhida pela comunidade como parte do plano de ações para alavancar o Desenvolvimento Local no bairro. Inaugurado no dia 17 de outubro, o Telecentro já está com 16 turmas fechadas. As turmas estão sendo capacitadas em curso básico de informática por monitores que são pesquisadores populares e também foram capacitados para trabalhar no Telecentro.
Duas horas de oficina foram pouco para toda a experiência de Cidade Ipava, mas o que foi transmitido, com certeza, pode ajudar outras localidades de São Paulo a enxergar que, com Tecnologia Social e Desenvolvimento Local Participativo, algo pode mudar na vida das pessoas e nos locais onde moram.
Participe das prévias do Forum Social Sul informe-se;

Nenhum comentário: