segunda-feira, dezembro 25, 2006

Seg, 25 Dez - 11h01 Cantor James Brown morre aos 73 anos

Clique para aumentar a foto

- O cantor James Brown, auto-proclamado "Pai do Soul", que ganhou fama de ser o homem que mais trabalhava na área artística, morreu nesta segunda-feira os 73 anos, disse seu empresário.
Brown morreu à 1h45 (04h45 de Brasília) no Hospital Emory Crawford Long, em Atlanta, onde foi internado no sábado para tratar pneumoria grave, disse seu empresário, Frank Copsidas. Charles Bobbit, amigo de longa data e representante pessoal de Brown, estava ao seu lado, disse.
O cantor, também conhecido como "Senhor Dinamite", recebeu o crédito por levar o mundo do funk para o mainstream e por influenciar uma nova geração de música negra.
Artistas de rap e hip hop o admiravam pelo ritmo que produzia com líder de bandas e usavam suas batidas como fundo para suas próprias músicas.
O sucesso de Brown "Say it Loud (I'm Black and I'm Proud)" ("Diga alto, sou negro e orgulhoso"), tornou-se hino dos direitos humanos durante os turbulentos anos 1960 e ele tocou a música na posse de Richard Nixon, em 1969 -- em ação que prejudicou temporariamente sua popularidade entre jovens negros.
Ele teve mais de 119 músicas nas paradas e gravou mais de 50 álbuns. Entrou na Hall da Fama do Rock and Roll Hall e recebeu um prêmio Grammy pela vida musical, em 1992.
Ele chegou a atuar no cinema. Representou um clérigo maluco no filme "The Blues Brothers" ("Os Irmãos Cara de Pau"), de 1980.
"Soul contém todos os golpes duros, toda a punição do homem negro... todos os sonhos não alcançados que precisam tornar-se realidade", disse.
Brown saiu de uma infância de extrema pobreza e crime e tornou-se um dos cantores com maior venda de discos do estilo 'rhythm and blues'. Sua voz de estilo gospel, com apoio de metais, fornou um estilo único de funk e som frenético para públicos negros, e depois também para brancos.
Cada disco que fez entre 1960 e 1977 chegou à lista dos top 100. Entre os maiores sucesso estão "Please, Please, Please", "Papa's Got a Brand New Bag", "I Got You (I Feel Good)", "Get Up (I feel like being a Sex Machine)" e "It's a Man's World".
Seu grande sucesso "Living in America", de 1985, que fez parte do filme "Rocky IV", apresentou Brown a uma nova geração de fãs e rendeu-lhe o primeiro Grammy.
.

Nenhum comentário: