quinta-feira, setembro 14, 2006

Parque do guarapiranga comemora 32 anos no próximo 21/09/2006. História Inaugurado em setembro de 1974, o Parque Guarapiranga situa-se junto à represa de Guarapiranga - nome tupi-guarani que significa “lagoa vermelha”. A represa foi construída em 1908 pela “São Paulo Trainway Light and Power Co.” para promover a regularização da vazão do Rio Tietê, pois a Light instalara uma usina em Santana do Parnaíba (a primeira hidrelétrica a abastecer a cidade) que dependia das águas do rio. Hoje a represa contribui com 1/3 do fornecimento de água para a Grande São Paulo. O projeto do Parque foi elaborado pelo escritório Burle Marx e Cia. e tem a importante função de proteger a produção hídrica, minimizando a erosão e a sedimentação, principalmente aquelas que afetam as atividades que dependem da utilização da água e do solo. O Centro de Educação Ambiental (CEA) Guarapiranga oferece oficinas, cursos, debates, vivências e outras atividades que objetivam a conscientização da comunidade sobre as questões ambientais, principalmente aquelas ligadas à qualidade das águas da represa à conservação dos mananciais.

Flora
Parte significativa da área do Guarapiranga é ocupada por um eucaliptal antigo, remanescente de reflorestamento anterior à criação do Parque, entremeado por pequenos bosques de plantas tópicas da Mata Atlântica introduzidas pelo projeto paisagístico. Essa vegetação, permeada também por belos gramados, forma caminhos abrigados que descem até as margens da represa.

Fauna
Os peixes da represa atraem, durante os meses de maio a julho, centenas de garças-brancas-grande, aves migratórias que ocupam determinadas áreas do Parque como dormitório. Na mata podem ser avistadas ainda outras aves como corujas, gaviões, sanhaços, sabiás, bem-te-vis, cambacicas, entre outras, pequenos répteis como lagartos e boipeva, além de gambás.

Várias atividades na data de anivesário, ótimo programa para família, compareça.

Parque Guarapiranga
Estrada Guarapiranga, 575 – Parque Alves de Lima /Campo Limpo (CEP: 04762-000)
Fone (0xx11) 5514 6332
Horário de Funcionamento: Das 6h às 18h

Nenhum comentário: