segunda-feira, setembro 25, 2006

Alguém aqui está com o olho maior do que a barriga. O Brasil desperdiça 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano, enquanto uma grande parcela de pessoas passa fome. A quantidade de comida jogada no lixo poderia alimentar mais de 10 milhões de brasileiros diariamente. O desperdício começa na hora do plantio, colheita e armazenamento dos alimentos e continua dentro de casa. Que tal fazer uma reflexão sobre os impactos positivos e negativos do seu hábito consumo?
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), grande parcela da população brasileira tem o hábito de comprar alimentos in natura (não processados industrialmente), prepara a comida em casa e acaba jogando no lixo cerca de 60% do que compra. Resultado: mais da metade do lixo produzido no Brasil anualmente é composta por restos de alimentos.
O consumidor também peca na hora de aproveitar o alimento de forma integral. Muitos alimentos são jogados fora sem necessidade. "Talos, cascas e algumas folhas têm o seu valor nutritivo e podem ser aproveitados para fazer boas refeições e bons pratos", recomenda a nutricionista da ONG Banco de Alimentos, Suzete Raimondi.

Receita de abacaxi com couve

Ingredientes:
1 litro de suco de casca de abacaxi
1/2 folha de couve com talo
4 colheres de sopa de açucar

Preparo
ferver a casca do abacaxi com 1 litro de agua, deixar esfriar, bater no liquidificador o caldo com a cascas e a folha de couve com talo e o açucar. Coar e servir com gelo.

mais inf. www.bancodealimentos.org.br

Nenhum comentário: