sexta-feira, janeiro 06, 2012

As várias faces de um Brasil..

O Rapentista Rapadura desenvolve um trabalho voltado para o universo do canto falado. Uma mistura arrojada de Rap com a tradição da cultura popular brasileira, que tem suas raízes matriciais com a Embolada e o Repente. O rapper também mistura seus versos com jazz, funk, soul, valsa, marchinha de carnaval, bossa nova, samba rock e outros ritmos urbanos.

O jovem artista vem despertando a admiração de importantes figuras da música brasileira como Lenine, Marcelo D2, GOG, MV Bill, Rappin Hood e muitos outros que se renderam ao “rapente”, som que só ele faz.



Integrante de uma produtiva safra da música popular brasileira, RAPadura pode ser considerado um artista de vanguarda. A inusitada “embolada” do rap com o repente, o coco, o maracatu, a capoeira, o forró, o baião e as cantigas de roda, fazem dele um dos pilares de um movimento em defesa da cultura popular que surge da integração do rap contemporâneo à música de raiz. Uma mistura arrojada de rap com a tradição da cultura popular brasileira. Suas letras são contundentes e exalam uma linguagem poética sem perder a identificação com o povo.



Nascido em 1984, Francisco Igor Almeida do Santos veio de Lagoa Seca, uma vila na periferia de Fortaleza, Ceará e, como centenas de sertanejos, migrou com sua família para Brasília em 1997, quando ainda era adolescente. O apelido vem da sua paixão pela rapadura, nome de um famoso doce tipicamente nordestino, feito do puro sumo da cana e conhecido por fornecer muita energia e vitalidade para quem o consome.

Com essa mistura toda, RAPadura lança seu primeiro trabalho gravado e já imortalizado, “A Fita Embolada do Engenho – Rapadura Na Boca Do Povo!”. Com oito faixas, o CD promete fazer muita gente dançar com “Maracatu De Cá Pra Lá”. Traz uma declaração de amor ao seu “Norte e Nordeste Me Veste”, fala de um “Amor Popular”, de uma “Moça Namoradeira”, entre outras.

Fontes;

http://www.doladodeca.com.br/2011/10/05/rapadura-xique-chico-a-embolada-o-rap-e-o-melhor-do-nordeste/
http://www.youtube.com/user/redetvt

Nenhum comentário: