segunda-feira, junho 30, 2014

Tapando o sol com a peneira.


A meta da prefeitua é construir 400 quilômetros de ciclovias até dezembro de 2016 em toda a cidade, para atender a emenda 30 à Lei Orgânica do Município, que estabelece a obrigação do prefeito apresentar seu plano de metas para a gestão, e conclui-lo.  Aprovada em 2008, essa  lei municipal foi um dos maiores avanços que tivemos, porque compromete o agente público com suas promessas e propostas



Várias delas não tem mureta, não tem meio fio, não é canteiro central.    Afinal,a nova estrutura implantada no centro da cidade é uma ciclovia ou ciclofaixa?    Segundo definição do Código de Trânsito Brasileiro, ciclovia é uma “pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum”. Ciclofaixa, por sua vez, é “parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica”

Tecnicamente, a nova estrutura está em um meio termo entre as duas definições. É uma pista própria, por ser exclusiva, mas ainda é parte da pista de rolamento; é separada por tachões mas, como eles podem ser transpostos por um automóvel sem a menor dificuldade, isso não constitui espaço seguro para o ciclista. 

Tecnicamente, a nova estrutura está em um meio termo entre as duas definições. É uma pista própria, por ser exclusiva, mas ainda é parte da pista de rolamento; é separada por tachões mas, como eles podem ser transpostos por um automóvel sem a menor dificuldade, isso não constitui, por si só, uma separação física, serão apenas segregadores (tachões) a cada 1,5 m e balizadores a cada 20 metros.
Mais de que uma tecnicalidade, a diferença fundamental é que a estrutura de uma ciclovia coíbe a entrada de outros veículos na área das bicicletas. 
O 1,2m de largura já implantados na zona Leste, inclui a área da sarjeta, que não é trafegável.





Para Jilmar Tatto (Sec. Municipal de transportes), não é necessário aumentar a metragem da segregação. “A ideia é deixar assim mesmo”, afirmou o secretário ao Vá de Bike, (site de cicloativistas). “Nós na verdade estamos na fase de observação, estamos testando. Vamos verificar e se precisar, se a gente perceber que vai ter uma invasão muito grande [de carros ou motos na ciclovia], nós vamos aumentar o tachão. A avaliação nossa, da CET, até porque nós fizemos as faixas exclusivas [de ônibus], é que vão respeitar, acho que o motorista vai respeitar, disse o prefeito.
 O Denatran, orgão que legisla os transportes viários em todo território nacional, em seu manual de sinalização horizontal recomenda:
Recomenda-se para a Ciclofaixa de sentido único a largura mínima de 1,50 m, e para ciclofaixa de sentido duplo a largura de 2,50 m, sendo recomendada sua colocação na lateral da pista.
Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito,


Conselho Nacional de Trânsito  (CONTRAN)



Obras na periferia.

Descrição: Requalificação do corredor hoje existente para região de M' Boi Mirim.

Recursos: Prefeitura Municipal de São Paulo e PAC-MOBILIDADE URBANA;
Extensão: 8 Km;
Valor: R$ 99 milhões;
Prazo: 18 meses;
Início das obras: Nov/2013;
Desapropriação: Não Previsto;
“Provavelmente haverá necessidade de muitas adaptações”, admitiu o prefeito Fernando Haddad, quando questionado sobre a largura da faixa pela reporter da TV Globo. “Parece muito com as faixas exclusivas de ônibus, nós implementamos e depois tivemos que ir adaptando: horário, largura, muitas vezes obras para melhorar o asfalto. Tem uma série de providências adicionais que vão ter que ser tomadas depois, mas isso aí é conversando com a população, conversando com o comerciante, conversando com o ciclista, porque é impossível prever todas as ocorrências agora. Então você inicia o processo, dá início à implantação e aí tem que ter a humildade de saber quando tem que adaptar”, completou.


Nossa opnião:

Ciclovias sim, ciclofaixas não, e com o padrão estabelecido pelo conatran, 1,50m de largura para cada faixa de rolamento, sinalizada e principalmente tendo a obra licitada. Fora disso, é verba desviada em caixa 2, pra campanha de reeleição.. Prestar atenção, fará a diferença nas opçõe escolhida.


O drama do Brasil é que tudo é realizado na base do improviso, mal feito, aparentemente sem projeto. Tudo, não só as ciclovias e ciclofaixas. Mais ainda, vamos progredindo, se é que isto é progresso, pontualmente. "Mais pior ainda", com segundas intenções, ...eleitoreiras. O pedestre que se funhenheque!

 Agora é a vez do ciclista. Pinta de vermelho, coloca obstáculos, sinaliza e pronto, feita a revolução da noite para o dia. A meu ver definitivamente não, isto não é revolução; só é se for estilo estado islâmico, com o qual não concordo, mas faz o estilo de muita gente do partido.


Fonte;


http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/infraestrutura/sp_obras/mobilidade_urbana/index.php?p=157432


sábado, junho 21, 2014

Na Faixa / Sesc Campo Limpo



O jazzista africano Mulatu Astatke, criador do ethio jazz, e o cantor Criolo se reúnem pela primeira vez em São Paulo para um show em conjunto. A parceria começou em 2012, quando Criolo participou de shows de Mulatu em Londres e Rio de Janeiro. Agora eles voltam a se encontrar e compartilham banda em show com repertório inédito.

Serviço

Quando:   21/06 ás 20hs

Onde:       Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo SAO PAULO | CEP: 05763-470

Quanto:   Na Faixa

Fonte;
http://www.sescsp.org.br/programacao/35179_CRIOLO+E+MULATU+ASTATKE

quarta-feira, junho 18, 2014

Na Faixa / Poesia no Monte





  • Quando: toda penúltima sexta do mês

  • Onde: Rua Domingos Marques 104 Jardim Monte Azul
  • 05836-160 São Paulo

Quanto:   Na / Faixa

Fonte;
http://espacomunidade.blogspot.com.br/

Na Faixa / 1º Festival Percurso – Periferia e Cultura em Rede Solidária, que traz como tema “Juventude periférica gerando renda, trabalho e desenvolvimento local”.

Com duração de 12 horas, evento apresenta artistas, rodas de conversa, exposição e comercialização dos empreendimentos sustentado com novo modelo econômico.

Serviço

Quando:  21 de junho

Horário:  à partir da 10hs

Local:  R. Marmelaria da India, S/N

Mapa;
http://migre.me/jTBxb

terça-feira, junho 10, 2014

A arma mais potente na mão do opressor, é a mente do oprimido. Steve Biko


Há mais de 15 anos,  a então deputada Marta Suplicy recebia no gabinete do Ministro das Comunicações Pimenta da Veiga, integrantes de ONGs e movimentos sociais para audiência sobre a qualidade da programação da TV brasileira que, naquele momento, parecia ter chegado ao fundo do poço. 

Hoje, a nova lei proposta por iniciativa popular,  terá de reunir cerca de 1,3 milhão de assinaturas para ser validada e começar a tramitar no Congresso Nacional.

“Esse é um tema caro para a nossa democracia, mas o Poder Legislativo se omite, há décadas, em regulamentar a Constituição brasileira nesses artigos. Há uma conivência com poder midiático. Diversos parlamentares são concessionários de rádio e TV e lhes interessa que esses artigos não sejam regulamentados. Sem regras, a comunicação pode seguir da forma que ela é hoje”, disse Pedro Ekman, do Coletivo Intervozes e integrante da Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que coordena a campanha pela aprovação da nova Lei.

“O Poder Executivo também se omite em produzir a lei e em fiscalizar. Há uma conivência em relação a uma série de situações irregulares na comunicação social, na comunicação brasileira hoje” .


De acordo com a proposta, fica proibida a concessão de meios de comunicação a pessoas com cargo eletivo – como deputados e senadores – e a grupos ligados a igrejas. Também é vedada a manutenção de mais de cinco canais de comunicação a uma mesma empresa.


“Esse é um projeto da sociedade brasileira, não é o projeto do governo federal ou de um partido. É um projeto elaborado pela sociedade brasileira. É de elevado interesse dos empresários, mas eles se recusam a fazê-lo porque os interesses privados que eles defendem hoje estão garantidos sem regulamentação legal”, diz Ekman.

O texto também regulamenta o que são os três sistemas de comunicação estabelecidos pela Constituição: o privado, o público e o estatal. O privado é o sistema de propriedade privada de natureza institucional e formato de gestão restritos; o público, que tem caráter público ou associativo, gerido de forma participativa, com a possibilidade de acesso dos cidadãos e estruturas submetidas a regras democráticas; e o estatal – responsável por transmitir os atos dos Três Poderes e de instituições vinculadas ao Estado.

No Brasil existem cerca de 9.500 meios de informação, pertencentes a 183 grupos econômicos, e isso representa uma forte concentração de poder, muito mais quando o processo de renovação da concessão é quase automático.

A imprensa é uma fonte primária da democracia, mas não podemos nos conformar com os provedores de internet e notícias que veiculam violência cotidiana, promiscuidade e o viés da sexualidade, a posição do substrato não envolve apenas o canal de comunicação, rádio, televisão, mas, substancialmente, a internet e sua manipulação.
O conteúdo não pode ser censurado, mas é essencial que tabelemos em torno de 80% a própria realidade da comunicação e o restante, sem sombra de dúvida, de propaganda ou qualquer outro mecanismo tendente a atender o controlador responsável pela divulgação.
Para a proposta virar projeto devem ser reunidas assinaturas de 1% do eleitorado nacional, com o mínimo de 0,3% dos eleitores de cinco unidades da Federação. Dessa forma, por meio da iniciativa popular, o cidadão dá o seu aval ao projeto em questão, expressando diretamente a sua vontade, por meio da validação da assinatura com os respectivos números de título de eleitor, zonas e seções eleitorais. O texto está disponível, na íntegra, na página da campanha de coleta de assinaturas na internet.


http://www.direitoacomunicacao.org.br/comunicacao_pub.php






segunda-feira, junho 09, 2014

Forum de Saúde Zona Sul.


Na Faixa 10/06, apresentação e debate do documentário "O dia que durou 21 anos"


Exibição e debate sobre o documentário "O dia que durou 21 anos" com o diretor, Camilo Tavares, e o Promotor de Justiça Arthur Pinto Filho.

O filme apresenta documentos que permaneceram secretos por anos, além de gravações originais, retratando o protagonismo dos Estados Unidos na derrubada do governo João Goulart.

Dia 10/06 - 19h30

Inscrições e mais informações:http://tinyurl.com/k9nso46

quarta-feira, junho 04, 2014

SEJA A DIFERENÇA QUE VOCÊ QUER NO MUNDO, COLABORE COM O PONTINHO DE CULTURA MONTE AZUL. AJUDANDO A LEVAR CULTURA E RECREAÇÃO PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ÁREAS DE RISCO.

O que no começo era recreação, brincar na rua resgatando o pião, perna de pau, amarelinha e rodas infantis, se transformou em projeto. Em 2009 recebemos o apoio financeiro do Ministério da Cultura dando inicio ao Pontinho de Cultura.
A comunidade residente da favela Monte Azul compõe-se de migrantes oriundos, principalmente, de Minas Gerais e dos estados do Nordeste brasileiro. Essa população traz suas raízes culturais, e nos dá exemplos de tradições e folclore de seus locais de origem inclusive, brincadeiras infantis que aos poucos estão se perdendo. Muitas vezes, por sentirem que suas expressões culturais não são valorizadas, voltam-se inteiramente para o consumo da cultura de massa, oferecidos pelas emissoras de TV.


Há também o agravante do crescimento do tráfico de drogas. A praça central da favela, que conta com quadra de esporte, parquinho infantil, palco para eventos e uma mina natural onde jorra água dia e noite acabou tornando-se um ponto de encontro dos traficantes, o que justifica os pais não deixarem suas crianças saírem de casa e usufruírem do espaço de lazer da comunidade.

O projeto Pontinho de Cultura se propõe diretamente a inverter essa situação: desenvolvendo desde o início brincadeiras populares, artes circenses, jogos, teatro, cantigas de roda etc. na praça central da Favela envolvendo crianças, adolescentes e suas famílias. Através disto as crianças puderam brincar novamente neste espaço público.
As atividades são gratuitas, livres, sem restrição de faixa etária e não exigem previa inscrição, contribuindo para a democratização do uso do espaço.

O projeto possui dois educadores com formação pedagógica e cultural que oferecem de segunda à sexta-feira das 17:00 às 20:00 hs atividades e brincadeiras na praça.
Precisamos de apoio para manter o Pontinho de Cultura funcionando durante o segundo semestre de 2014. Sua ajuda contribuirá para:

  • Fomentar a cultura como instrumento para o desenvolvimento individual e coletivo.
  • Ampliar o conhecimento sobre a cultura tradicional brasileira.

  • A reconquista/ocupação/valorização da praça central da favela Monte Azul para as crianças e jovens da comunidade como um lugar de convivência comunitária saudável.

  • Contribuir para o bem estar de crianças e adolescentes através da pratica de brincadeiras populares, cantigas de roda, contação de estórias, artes circenses, artesanato e teatro, manifestações culturais tradicionais (folia de reis, festa junina, dia das crianças, dia do brincar, etc) e assim acrescentar para uma cultura de paz.

INSTITUIÇÃO: ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA MONTE AZUL
http://www.juntos.com.vc/projetos/monteazul/