segunda-feira, janeiro 30, 2012

Esqueça jurisdição ou competência legislativa na internet. Leis que tramitam nos Estados Unidos, pode alterar completamente a vida dos usuários.



Especula-se sobre o chamado "apagão digital" onde algumas das maiores empresas de tencologia, usadas por milhões de pessoas, planejariam um "boicote a web", em protesto contra a legislação. Além do Facebook, Google, Wikipedia, Fundação Mozilla, Huffington Post, Wordpress.org, entre outros, publicaram mensagens de reprovação ao Sopa e ao Pipa.

Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, incentivou, seus concidadãos a entrar em contato com representantes e se manifestar contra os projetos de lei antipirataria Sopa (Stop Online Piracy Act) e Pipa (Protect IP Act). Ambos estão em discussão no Congresso dos Estados Unidos e afetarão todos os países que se utilizam de serviços ou redes sociais criadas nos Estados Unidos.

Em post em seu perfil no próprio Facebook, Zuckerberg argumentou: A internet é a ferramenta mais poderosa que temos para a criação de um mundo mais aberto e conectado. Não podemos deixar que leis mal concebidas fiquem no caminho do desenvolvimento da internet. Facebook opõe-se a SOPA e PIPA, e vamos continuar a se opor a qualquer legislação que prejudique a internet.

O mundo precisa hoje de dirigentes políticos que são pro-internet. Temos trabalhado com muitos destas pessoas durante meses em busca de melhores alternativas para as propostas atuais. Convido você a aprender mais sobre estas questões e a dizer a seus congressistas que você quer que eles se posicionem a favor da internet.

Que a SOPA ((Stop Online Piracy Act),projeto de lei antipirataria norte-americano é repugnante, merecedora de toda a discussão midiática e mais soa uma daquelas cartas expedidas pelo ‘Rei’ das bandas do império não resta a menor dúvida. De autoria do congressista Lamar S. Smith, a lei Sopa, um controverso projeto de lei que é contra a violação de direitos autorais e outras actividades ilegais na Internet, foi pelo próprio site de Smith infringido. A revista Forbes o descreveu como "hipócrita".



Não por acaso, o congressista Lamar S. Smith integra as comissões;
-Comissão de Segurança Interna
-Comissão do Poder Judiciário (presidente)
-Comissão de Ciência, Espaço e Tecnologia

Não só o texto inibidor da lei mas a forma como os protestos estão sendo coordenados são merecedores de algumas considerações. O que mais tenho ouvido é: "Isso não é problema nosso, os Estados Unidos nunca nos apoiaram na militância cibernética para aprovar projetos tão importantes para o Brasil, como Lei de Proteção de Dados Pessoais e Marco Civil, tampouco para combater aberrações como o PL de Crimes de Informática. Nem um tweet. Por que deveríamos ajuda-los?"

Marco Regulatório no Brasil

Desde 2009, diversas pessoas de vários segmentos no Brasil estavam se reunindo para debater a lei que determinaria os direitos e deveres dos internautas brasileiros. O Ministério da Justiça junto com a Fundação Getulio Vargas lançaram um projeto colaborativo que visava criar uma lei para regulamentação da internet no Brasil, o Marco Regulatório Civil da Internet. A lei teria o intuito de regulamentar questões como, por exemplo, o armazenamento de informações pessoais pelos provedores ou mesmo o acesso universal à banda larga. Porém com a aprovação do Sopa (Stop Online Piracy Act), e Pipa (Protect IP Act), a lei brasileira seria somente uma sombra sobre a lei norte americana.

Primeiro, parece óbvio mas a venda insiste em não sair dos olhos. Quantos serviços hoje utilizados por brasileiros são oferecidos por empresas americanas? Sim, não precisamos nem citar, de hospedagem a microblogs. Onde estão hospedados os maiores repositórios de informação do planeta? Estamos tecnologicamente vinculados, e sem escolha.

Segundo, temos uma espécie de "vigência indireta" das leis americanas no Brasil. Isso mesmo, processe o Google e veja quais leis ele usa em sua defesa, além de citar legislação nacional? Experimente lidar judicialmente com qualquer gigante de TI com filial no Brasil, e prepare-se para ser forçado a conhecer o direito comparado. A influencia é tremenda. A argumentação é a mesma: "Como estamos sob a égide das leis americanas, devemos respeitá-la, ainda que usuários sejam do Brasil".

E no Brasil, o que tiraríamos do ar? Um site de leilões ou de compras coletivas? Pensando bem, não temos armamento digital algum. Somos um dos maiores consumidores de serviços digitais dos norte-americanos.

Que a era da maturidade política digital venha para ficar, mas que tenhamos o mesmo vigor e mobilização que temos para defender as causas globais, também para defender as nossas questões nacionais.



Fontes;
http://jus.com.br/revista/texto/20945/sopa-o-que-tem-de-mais
http://exame.abril.com.br/tecnologia/facebook/noticias/mark-zuckerberg-publica-mensagem-contra-sopa
http://www.top30.com.br/news/marco-regulatorio-civil-da-internet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lamar_S._Smith

sexta-feira, janeiro 27, 2012

Prêmio Governador do Estado para a Cultura premia duas categorias diferentes: Júri e Voto Popular.



A cerimônia de premiação, foi realizada no dia 24 de janeiro de 2012.

Os cineastas Marco Dutra e Juliana Rojas, de "Trabalhar Cansa", arrancaram aplausos de um lado e sorrisos amarelos de outro no Palácio dos Bandeirantes.

Eles foram reconhecidos como destaque cinematográfico em 2011 pelo júri do Prêmio Governador do Estado, na noite desta terça-feira (24).

A poucos passos do secretário Andrea Matarazzo (Cultura), um dos pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de São Paulo, a dupla começou polida. "A gente precisa disso para continuar trabalhando", agradeceu Dutra, segurando o prêmio --um cheque de R$ 60 mil.

Em seguida, o cineasta disse que ele e a parceira não conseguem "ser frios" à realidade em volta. E, por isso, precisavam se manifestar sobre algo. Foi a deixa para que Rojas lesse uma "moção de repúdio" à reintegração de posse da área no Pinheirinho, deflagrada pela PM no domingo.

"Vence mais uma vez a política do coturno em prol do capital", disse ela. "E o governo do Estado lavou as mãos sobre o caso."

Premiação dos vencedores definidos por escolha popular: troféu exclusivo, desenvolvido por Florian Raiss especialmente para a ocasião.

Poeta Sergio Vaz, do Extremo Sul de São Paulo

Veja a seguir a lista dos vencedores:

CATEGORIA JÚRI

Artes Visuais
Fernando Lemos – Lá & Cá

Cinema
Marco Dutra e Juliana Rojas – Trabalhar Cansa

Circo
Roger Avanzi – Palhaço Picolino

Dança
Ballet Stagium – Ballet Stagium – 40 anos

Inclusão Cultural
Sérgio Vaz – Cooperifa – Cooperativa Cultural da Periferia

Música
Suzana Salles – Semana da Canção Brasileira de São Luiz do Paraitinga

Teatro
Cia. Hiato – O Jardim

Destaque Cultural
Renata de Almeida – conjunto da obra



CATEGORIA VOTAÇÃO POPULAR

Artes Visuais
Nelson Leirner – 2011-1961=50 anos
(1.483 votos)

Cinema
Moacyr Franco – O Palhaço
(11.071 votos)

Circo
José Amilton França – Palhaço Tubinho
(8.388 votos)

Dança
Ballet Stagium – Ballet Stagium – 40 anos
(4.068 votos)

Inclusão Cultural
Sérgio Vaz – Cooperifa – Cooperativa Cultural da Periferia
(4.744 votos)

Música
Inezita Barroso – Viola, Minha Viola
(6.029 votos)

Teatro
Cia. Mungunzá de Teatro – Luis Antonio- Gabriela
(2.107 votos)

Destaque Cultural
Sérgio Vaz – Conjunto da Obra
(3.524 votos)

Instituição Cultural
Sesc-SP
(12.988 votos)

Mecenato
Caixa Econômica Federal
(7.493 votos)

Fonte;
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1039137-cineastas-criticam-acao-no-pinheirinho-em-premiacao-do-governo.shtml
http://www.colecionadordepedras1.blogspot.com/

quinta-feira, janeiro 26, 2012

Paulo Freire inspira coreografia MARCHAS, da Cia. Sansacroma, que estreia na Galeira Olido, com apresentações no Capão Redondo. / Na Faixa

Na vida do filósofo e educador Paulo Freire a palavra “autonomia” sempre foi regra, e não exceção. A necessidade pela autonomia moveu-o, ainda criança, a iniciar sua própria alfabetização utilizando gravetos e escrevendo no chão, debaixo de uma mangueira. Essa condição de escolher as leis que regiam seu próprio destino é o que inspirou a diretora artística Gal Martins, da Cia Sansacroma, a criar o espetáculoMARCHAS, que estreia dia 02 de fevereiro de 2012 na Galeria Olido (Av. São João, 473, Centro, São Paulo). A temporada tem entrada franca.

“Eu morreria feliz, se eu visse o Brasil cheio em seu tempo histórico de marchas. Marcha dos que não tem escola, marcha dos reprovados, marcha dos que querem amar e não podem…” (Paulo Freire)

No palco, sete intérpretes-criadores, todos integrantes do elenco fixo da Cia Sansacroma, que tem sede na região do Capão Redondo, zona sul de São Paulo. O processo de investigação durou seis meses, envolvendo pesquisa em livros, linguagem e estética corporal, e laboratórios de criação.

A cenografia põe no palco, em algumas coreografias, terra, elemento que serviu como base para a alfabetização de Paulo Freire, pois foi desenhando no chão, com gravetos, que aprendeu as primeiras letras. Sacos de areia, pendurados, invocam as obras de Ernesto Neto, artista carioca contemporâneo, que cria obras que se situam entre esculturas e instalações.

Ficha Técnica

Direção Artística: Gal Martins Direção Coreográfica: Ivan Bernardelli Coreografias: Gal Martins, Ivan Bernardelli e elenco Assistência de Direção Cênica: Siva NunesPreparação Corporal: Ivan Bernardelli Figurino: Mariana Farcetta Trilha Sonora:Cláudio Miranda Cenário: Gal Martins, Ivan Bernardelli e Mariana Farcetta Pilates:Priscila Lima Intérpretes Criadores: Cléia Varges, Daiana Rodrigues, Rodrigo Cândido, Thiago Silva, Mazé Soares, Marcela Teixeira e Welton Silva Arte Gráfica: Welton Silva Fotógrafo: Edê Hohne Direção de Produção: Marina Hohne

Fonte;
https://www.facebook.com/profile.php?id=100000886267343&sk=info

segunda-feira, janeiro 23, 2012

Pra que lado pende a balança da justiça brasileira.


A Polícia Militar (PM) começou na manhã deste domingo (22/01/2012) a cumprir uma ordem de reintegração de posse na ocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Segundo a assessoria da corporação, estão envolvidos aproximadamente 1,8 mil homens na operação que pretende retirar as 9 mil pessoas que vivem há sete anos na área.

O terreno de 1,3 milhão de metros quadrados que virou alvo de um confronto entre policiais e moradores da comunidade do Pinheirinho, em São José dos Campos, pertence à massa falida da empresa Selecta S/A, do empresário libanês Naji Nahas. A área foi ocupada por um grupo ligado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em 2004, passando a ser disputada na Justiça desde então.

Naji Nahas se notabilizou como investidor no Brasil desde que chegou ao País, na década de 1970. Em julho de 2008, foi preso em casa pela Polícia Federal durante a operação Satiagraha, que investigava desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro. Na mesma ação, também foram presos o empresário Daniel Dantas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.

matéria publicada em janeiro deste ano

A Justiça Federal emitiu liminar durante a madrugada em 17 de janeiro, suspendendo temporariamente a operação de reintegração de posse na ocupação ‘Pinheirinho’, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

Foi realizada na sede municipal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) uma reunião com representantes do Ministério das Cidades, da Secretaria de Estado da Habitação, de moradores e lideranças sindicais. A ideia era chegar a um acordo para evitar a execução da ordem de reintegração da área. A Prefeitura de São José dos Campos não mandou representantes.

O resultado da reunião foi uma proposta na qual o governo federal se dispõe a dirigir recursos para a compra do terreno, desde que o município demonstre interesse. Em contrapartida, a Prefeitura teria que declarar a área zona especial de interesse social, mudando o zoneamento, e apresentar um cadastro atual dos moradores.

No mesmo dia, à tarde, representantes dos governos federal e estadual foram à Prefeitura apresentar o documento, que foi protocolado. A administração municipal se comprometeu a analisar a proposta, mas afirmou o problema é judicial entre invasores, proprietários e a Justiça. A gestão indicou que, caso outra esfera do Executivo comprasse a área, não criaria dificuldades para a regularização.

Em 2010, líderes da comunidade entraram em contato com os governo federal e estadual para tentar regularizar o terreno. O Estado afirmou que a Prefeitura deveria indicar a área para participação no programa Cidade Legal, o que não aconteceu. A Prefeitura de São José dos Campos realizou o cadastro dos moradores em 2010. Foram identificadas mais de 1,6 mil famílias, ou 5.488 pessoas. Líderes comunitários dizem que o número de moradores é maior.

Reintegração.

A comunidade foi desocupada no começo da manhã deste domingo, 22, após uma decisão judicial que determinou a reintegração de posse do terreno de 1,3 milhão de metros quadrados, que pertence à massa falida da empresa Selecta S/A, do empresário libanês Naji Nahas. Confrontos entre policiais e manifestantes deixaram ao menos três feridos, 30 presos e nove carros queimados.

Matéria veiculada ontem 22/01/2012

Nahas e Dantas foram acusados de comandar organizações que praticavam crimes no mercado financeiro. Em maio de 2011, a Operação Satiagraha foi declarada nula, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tornando inválidas todas as provas obtidas pela PF.

O ilustre coronel "Messias", que comandou o massacre do Pinheirinho, no dia 22 de janeiro deste ano, foi condecorado dias depois, 09/02, com a medalha Paul Balagny, entregue pela Diretoria de Ensino e Cultura da PM. A condecoração, instituida em 2006 por uma lei estadual, é destinada a personalidades civis e militares com destaque na promoção da cultura.



O Coronel ficou mundialmente conhecido pela operação do Pinheirinho. Segundo ele, a culpa pela violência na desocupação da comunidade seria dos “vandalos” que lá moravam, conforme públicou o inglês de The Guardian, no dia 23 de janeiro.

fontes;
http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/terreno-em-disputa-em-s%C3%A3o-jos%C3%A9-dos-campos-pertence-a-naji-nahas
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2012/01/22/sem-teto-em-terreno-de-naji-nahas-protestam-contra-desocupacao.jhtm
http://osamigosdobrasil.com.br/2012/01/17/justica-suspende-reintegracao-de-posse-nos-terrenos-de-naji-nahas/
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/02/15/coronel-do-pinheirinho-e-condecorado-pela-pm-tucana/

terça-feira, janeiro 17, 2012

Na Faixa / Oficina de Hip Hop


No dia 25 de Fevereiro de 2012 apartir das 13hs, você está convidado a participar das oficinas GRATUITAS que a Pleno Capão realizará em Fevereiro, pra participar é muito fácil, basta você chegar no local 15 minutos antes e se inscrever em qual oficina você vai participar, serão realizadas oficinas de DJ com V-Rep, Beat Box com Borracha, M.C. com Max Musicamente e Dança de Rua com grupo Style, teremos Microfone aberto para rimas improvisadas e pocket show com Max Musicamente e Borracha beat box, vamos chegar que a entrada é franca!

Fonte;
https://www.facebook.com/borracha.beatbox/info

Local: Pleno Capão
End: Av: Ellis Maas nº 231 - Capão Redondo
Próximo a Cohab Adventista- Zona Sul-SP

sábado, janeiro 14, 2012

Curso de Dj com certificação.

"A arma mais poderosa nas mãos do opressor é a mente do oprimido".




Trechos do Manifesto da 1ª semana de arte moderna da periferia.

"A arte que liberta não pode vir da mão que escraviza!"

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Cracolandia ??? Não, é gentrificação mesmo ...


Guernica - Picasso, Pablo Ruiz (1937)
Técnica: Óleo sobre tela | Dimensões (em cm): 349,3 x 776,6 | Com esta obra, Picasso mostra um compromisso político e ideológico que reflete não somente a crueldade de um massacre concreto, mas deixa uma súplica contra as injustiças das gerras civis na Europa do século passado.


Chama-se gentrificação ou enobrecimento urbano, uma intervenção em espaços urbanos (com ou sem auxílio governamental), que visam provocar sua melhoria e consequente valorização imobiliária, com retirada de moradores tradicionais, que geralmente pertencem a classes sociais menos favorecidas, dos espaços urbanos.

Na medida em que o estado estaria tornando-se "agente de" ao invés de "regulador do" mercado, o novo urbanismo cada vez mais agiria sob o impulso da produção capitalista, e não mais sob o da inclusão social .

Associados aos políticos, ao grande capital e aos promotores culturais, os planejadores urbanos, agora planejadores-empreendedores, tornaram-se peças-chave dessa dinâmica.

LUZ from Left Hand Rotation on Vimeo.



"A causa do mal, vem da exclusão social" pichação em barraco da favela da Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, que foi desocupada pela especulação imobiliária no final da última década, bem como favelas no entorno da Av. Roberto Marinho.

As regiões do Brooklin, Campo Belo e Morumbi, próximas a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, são as que mais sofrem hoje em São Paulo com assaltos seguidos de assassinato.

"O problema do bota-abaixo de 1902 no Rio de Janeiro, tirou os pobres do centro, mas não foi seguido de uma solução para os mesmos, fazendo que se refugiassem nos morros, iniciando a formação das favelas.

Os responsáveis pela administração e ordem deste estado, estão construindo outra gerra civil, como a que acontece hoje no Rio de Janeiro.

A escravidão havia acabado poucos anos antes no país, e pelas estradas e sertões, grupos de ex-escravos vagavam, excluídos do acesso à terra e com reduzidas oportunidades de trabalho. A imprensa, o clero e os latifundiários da região incomodaram-se com a nova cidade independente e com a constante migração de pessoas e valores para aquele novo local. Difundida através da imprensa, esta imagem manipulada ganhou o apoio da opinião pública do país para justificar a guerra movida contra os habitantes do arraial de Canudos.
"Aquela campanha lembra um refluxo para o passado. E foi, na significação integral da palavra, um crime. Denunciemo-lo".Os Sertões, 1902, de Euclides da Cunha, livro sobre a gerra de Canudos.


Fontes;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gentrifica%C3%A7%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Canudos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Favela

sábado, janeiro 07, 2012

Prêmio Governador do Estado, pela difusão da cultura.. Vote !!


Uma das mais tradicionais láureas do setor cultural, o Prêmio Governador do Estado foi criado na década de 50 e, durante anos, simbolizou prestígio e reconhecimento. Interrompido por mais de duas décadas, a edição do ano passado resgatou seu valioso histórico, sem deixar de lado características condizentes com a realidade que hoje é inerente à cultura.

Reconhecer e prestar homenagem ao que de melhor foi apresentado no Estado de São Paulo durante um período específico continua sendo o objetivo do Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2011. A diferença é que agora a escolha é democraticamente compartilhada com o público, principal crítico das inúmeras atividades artísticas que enriquecem a vida dos paulistas!

Novidades, a Secretaria premiará em 2011, dez modalidades diferentes, incluindo as principais formas de expressão artística.



Sérgio Vaz, Poeta e escritor que realiza ações como o sarau semanal da Cooperifa, as sessões quinzenais de “Cinema na Laje”, a Mostra Cultural da Cooperifa, o Ajoelhaço, o Poesia no Ar e a chuva de livros, concorre as categorias “Inclusão Cultural” e
“Destaque Cultural”. Questionado sobre o que esta indicação representa, Vaz resume numa única frase. “É a minha vida. É a resposta que sempre estivemos no caminho certo, do lado certo: da periferia”.

Veja os candidatos ao premio, e vote;

http://www.cultura.sp.gov.br/StaticFiles/PremioGovernador2011/index.htm

sexta-feira, janeiro 06, 2012

INSIDE JOB - A VERDADE DA CRISE

Impressionante documentário sobre a crise económica de 2008, narrado por Matt Damon.
Esteve recentemente presente nos Festivais de Cannes, Toronto e New York.



Em 2008, uma crise econômica de proporções globais fez com que milhões de pessoas perdessem suas casas e empregos. Ao todo, foram gastos mais de US$ 20 trilhões para combater a situação. Através de uma extensa pesquisa e entrevistas com pessoas ligadas ao mundo financeiro, políticos e jornalistas, é desvendado o relacionamento corrosivo que envolveu representantes da política, da justiça e do mundo acadêmico.

Assistir;
http://www.cinefilmesonline.net/2011/03/documentario-trabalho-interno-legendado.html

As várias faces de um Brasil..

O Rapentista Rapadura desenvolve um trabalho voltado para o universo do canto falado. Uma mistura arrojada de Rap com a tradição da cultura popular brasileira, que tem suas raízes matriciais com a Embolada e o Repente. O rapper também mistura seus versos com jazz, funk, soul, valsa, marchinha de carnaval, bossa nova, samba rock e outros ritmos urbanos.

O jovem artista vem despertando a admiração de importantes figuras da música brasileira como Lenine, Marcelo D2, GOG, MV Bill, Rappin Hood e muitos outros que se renderam ao “rapente”, som que só ele faz.



Integrante de uma produtiva safra da música popular brasileira, RAPadura pode ser considerado um artista de vanguarda. A inusitada “embolada” do rap com o repente, o coco, o maracatu, a capoeira, o forró, o baião e as cantigas de roda, fazem dele um dos pilares de um movimento em defesa da cultura popular que surge da integração do rap contemporâneo à música de raiz. Uma mistura arrojada de rap com a tradição da cultura popular brasileira. Suas letras são contundentes e exalam uma linguagem poética sem perder a identificação com o povo.



Nascido em 1984, Francisco Igor Almeida do Santos veio de Lagoa Seca, uma vila na periferia de Fortaleza, Ceará e, como centenas de sertanejos, migrou com sua família para Brasília em 1997, quando ainda era adolescente. O apelido vem da sua paixão pela rapadura, nome de um famoso doce tipicamente nordestino, feito do puro sumo da cana e conhecido por fornecer muita energia e vitalidade para quem o consome.

Com essa mistura toda, RAPadura lança seu primeiro trabalho gravado e já imortalizado, “A Fita Embolada do Engenho – Rapadura Na Boca Do Povo!”. Com oito faixas, o CD promete fazer muita gente dançar com “Maracatu De Cá Pra Lá”. Traz uma declaração de amor ao seu “Norte e Nordeste Me Veste”, fala de um “Amor Popular”, de uma “Moça Namoradeira”, entre outras.

Fontes;

http://www.doladodeca.com.br/2011/10/05/rapadura-xique-chico-a-embolada-o-rap-e-o-melhor-do-nordeste/
http://www.youtube.com/user/redetvt