sexta-feira, novembro 25, 2011

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue



Dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data criada em 1964 com o objetivo de valorizar a doação voluntária, é um ato simples e salva muitas vidas.

Na Europa e Estados Unidos, a população foi conscientizada para a importância da doação em função de fatores históricos que envolveram conflitos internos, guerras e acidentes naturais. Nesses lugares todos tinham um parente ou amigo envolvido com episódios que envolviam a necessidade de sangue, o que levou a uma sensibilização da população. O caso mais recente foi o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, em que aviões comerciais foram jogados contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York. Cerca de 25 mil pessoas foram retiradas do local e se não houvesse essa conscientização coletiva a situação poderia ter sido pior.

Pode se doar sangue em qualquer Hospital público ou privado, basta ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg e estar em boas condições de saúde. Os únicos impedimentos temporários são: gripe ou febre; aguardar 90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana, e 12 meses para quem estiver amamentando. Para quem realizou endoscopia ou fez tatuagem, aguardar 12 meses. No dia da doação não se deve ingerir bebidas alcoólicas.

serviço


Para mais informações ligue para o
Disque-Pró-Sangue 0800-55-0300,
ou agende pela Internet
no www.prosangue.sp.gov.br

Senta que lá vem História..

Conheça um pouco da história de Santo Amaro e das ações da unidade provisória do SESC, que começou em 1998 com o 'Mundão' e, durante esses anos, mapeou as manifestações culturais da região. Hoje, no mesmo endereço, inaugura a nova instalação do SESC Santo Amaro e abre suas portas ao público. O coletivo audiovisual Arte na Periferia reuniu neste vídeo a história do SESC Santo Amaro e das redes de convivência formadas pelo projeto Santo Amaro em Rede.



Após a fundação da vila de São Paulo, em 1554, os jesuítas foram distribuídos na Capitania de São Vicente em três locais, conforme determinado pelo Padre MANUEL DA NÓBREGA, Provincial dos Jesuítas: São Vicente; São Paulo e Jeribatiba (Santo Amaro), locais onde os jesuítas realizavam trabalhos de catequese e educação de crianças índias e mamelucas.

Santo Amaro era um antigo município do estado de são Paulo e atual distrito da região sul da cidade . Atualmente é o mais importante centro da região sul da cidade, sendo considerado, para esta e também para vários municípios vizinhos, mais importante que o centro da cidade de São Paulo.

Em 1832 Santo Amaro torna-se município, separado de São Paulo, sendo instalado em 7 de abril de 1833. O município abrangia todo o território que se situava ao sul do antigo córrego da traição, hoje em dia canalizado e sobre o qual existe a Avenida dos Bandeirantes, estendendo-se até a serra do Mar. Incluía, na sua formação, também as áreas que hoje correspondem aos municípios de Itapecerica da Serra, Embú, Embú Guaçu, Taboão da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba

domingo, novembro 20, 2011

Uma ação tem o poder de transformar o mundo.


Tem gente atravessando de um continente pro outro pra isso. Você pode ser prático, atravesse de um bairro para o outro e veja as transformações que essa experiência pode causar em você..

A Associação Comunitária Monte Azul é uma organização não governamental, orientada pelo pensamentoantroposófico, que atua prioritariamente pelo desenvolvimento integral do Ser Humano.




Hoje, beneficia diretamente mais de cinco mil famílias através do trabalho de três núcleos estabelecidosna periferia da cidade de São Paulo, Brasil. Seus programas agregam colaboradores e voluntários,brasileiros e estrangeiros, num modelo de atuação multiplicador e disseminador para muito alémdessas comunidades.

A Monte Azul é um organismo vivo com um cerne espiritual, cujo trabalho renova incessantementeo potencial transformador de cada um de nós e do outro.

http://www.monteazul.org.br/nucleos.php