quinta-feira, março 31, 2011

Curso "Literatura, Futebol e Negaça"

Considerando as fintas, impedimentos e soladas das relações étnico-raciais brasileiras, abrindo rumos para vivências em Arte/Educação que contemplem questões ancestrais e urgentes da população negra e do povo brasileiro em geral. Atentando à forma e ao conteúdo (separados tantas vezes falsamente).



GRATUITO para 35 participantes, com distribuição de certificados ao final do curso.
INSCRIÇÕES até 26.03.11 no sítio www.edicoestoro.net ou na Biblioteca Helena Silveira tel: 5841-1259.

Sábados - de 02 a 30.04 - sempre das 13h às 16h30
Na Biblioteca Helena Silveira: Rua Doutor João Batista Reimão, 146 (Atrás do Terminal Campo Limpo)

Na Faixa / mostra de documentários "É tudo Verdade"

A principal vitrine da produção de documentários nacional e mundial. É dessa maneira que o festival É Tudo Verdade pode ser caracterizado. Os números do evento, que tem início em 31 de março e vai até o dia 10 de abril, justificam o título: serão exibidos 92 documentários, entre curtas e longas-metragens, de 29 países. Todas as sessões são gratuitas.


De 4 a 8 de abril, o Cinusp receberá filmes do festival de documentários “É Tudo Verdade”, em paralelo à 11ª Conferência do Documentário, cujo tema deste ano é o uso da entrevista como recurso banalizado no documentário.

O evento, que chega à sua 16ª edição neste ano, irá passar por 29 países por meio de 92 documentários. A primeira parada para o público paulistano será no movimento negro dos Estados Unidos, apresentando comentários de líderes da luta pelos direitos civis nos EUA dos anos 60 e 70, como Angela Davis, e de artistas engajados contemporâneos, como Spike Lee.. Naquele momento, jornalistas e cineastas suecos desembarcaram na suposta terra das oportunidades para registrar a efervescência política nos EUA.

Outro nome da política norte-americana, o ex-presidente Ronald Reagan é o tema de "Reagan", de Eugene Jarecki. O filme investiga as contradições do ex-presidente - e ator de Hollywood - que iniciou a carreira na política como um Democrata e terminou se tornando um dos principais ícones do Partido Republicano e da corrida armamentista norte-americana nos anos 80 durante a Guerra Fria.

Este ano a Conferência contará com a presença de Marina Goldovskaya, realizadora russa e homenageada pelo Festival, e o CINUSP exibirá três de seus filmes: Regime Solovki, Um gosto de liberdade e seu filme mais recente, Um Gosto Amargo de Liberdade.

Na extensa programação gratuita do festival, destaques nas mostras competitivas nacionais e internacionais, mas também nas exibições especiais e nas homenagens.

Serviço;

De 31/03 á 10/04

SP - Cine Livraria Cultura

Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 / (11) 3285-3696

Onde:
CINUSP

diariamente de 4 (Seg) a 08/04 (Sex)
das 16:00 às 19:00

Rua do Anfiteatro, 181 - Cidade Universitária - São Paulo - SP. Tel: (11) 3091-3540

A mostra É Tudo Verdade ambém ocupará as salas do Centro Cultural Banco do Brasil, da Cinemateca Brasileira, da Reserva Cultural e do Cinemark Eldorado.

Entrada gratuita

Fonte
http://www.itsalltrue.com.br/2011/home.asp?lng=

terça-feira, março 22, 2011

Zona de Interesse Social, ou de interesse eleitoral ???



São Paulo é a sexta maior cidade do mundo e a maior cidade da América Latina. Com uma população de cerca de 11 milhões de pessoas, a cidade apresenta um índice assustador: 28% de sua população é pobre.

Entre outros dados dramáticos, a cidade apresenta cerca de dois milhões de pessoas residentes em favelas e um milhão em cortiços, totalizando cerca de três milhões de pessoas em moradias precárias. Existem ainda duas mil favelas e cerca de 13 mil moradores de rua. De acordo com o Censo 2000 do IBGE, o déficit habitacional de São Paulo é de aproximadamente 800 mil unidades habitacionais.



Em sete anos, a Prefeitura de São Paulo não conseguiu melhorar a situação de três em cada quatro áreas de grande risco de deslizamento na cidade de São Paulo. Mais de 75% das áreas de risco alto e muito alto mapeadas em 2003 permanecem hoje na mesma situação e seguem protagonizando acidentes - apesar das tentativas de retirada e das promessas das gestões Marta Suplicy (PT), José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab.



É o que mostra análise do mapa das áreas de risco de 2010 produzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e divulgado neste ano, em comparação com os dados do estudo de 2003.

Em 2009 a câmara dos vereadores de São Paulo realizou audiências públicas em todas subprefeituras para revisão do Plano. Com relação às revisões do Plano Diretor Estratégico de M’Boi Mirim, a Comissão passou ali muito rápido, e não teve uma discussão mais esclarecida sobre como ficariam as Zonas Específicas de Interesses Sociais em áreas de mananciais. Conforme o Plano Diretor da Cidade de 2002 essa região permitira a construção de moradias populares, coisa que está prevista no Programa de Recuperação de Mananciais (PRM), uma obra grande que vem acontecendo na região, com verbas de Governo Federal, Governo do Estado e Governo Municipal, que somam juntas 1,3 bilhão de reais aproximadamente.

Dentro desse Programa de Recuperação de Mananciais, além dos parques lineares, construção de canalização para coleta de esgoto e bombeamento dele para áreas de tratamento de esgoto, há também os núcleos habitacionais, que seriam construídos nessa própria região para absorver, então, essas pessoas que seriam remanejadas das áreas de risco, porém até o instante momento, nenhum projeto habitacional foi construído.




No total, 29 mil famílias paulistanas vivem atualmente em regiões com probabilidades alta e muito alta de escorregamento ou inundação (próximas de córregos). Das 158 áreas com essa característica mapeadas em 2003, durante a gestão Marta Suplicy (PT), 119 aparecem com as mesmas classificações no levantamento divulgado em janeiro pela gestão Kassab.

Cada área é dividida em setores, que podem variar em quatro níveis de risco: baixo, médio, alto e muito alto. As duas últimas classificações são as que precisam de maior atenção - por apresentarem grande potencial para ocorrência de escorregamentos e solapamentos. No estudo do ano passado, a prefeitura identificou 607 setores de risco alto e muito alto. Em 2003, eram 288 - e desses 251 permanecem.

A Secretaria das Subprefeituras contesta os dados levantados e afirma que havia, na verdade, 323 setores com risco alto e muito alto em 2003. Segundo o órgão, em 80% de todas as áreas, o risco foi reduzido, “seja por conta das obras de contenção, urbanizações, remoções ou mesmo pela consolidação do local”.

Obra de trecho de duplicação da Estr. M' Boi Mirim, iniciada em 2008 já em sua 2º licitação, com prazo de execução estourado.

De acordo com pesquisa inédita realizada por movimentos sociais ligado a movimentos de moradia entre abril e setembro de 2008 a moradia em condições precárias somada a falta de investimentos nas regiões onde se localizam, é um dos principais problemas que atrapalham o desenvolvimento da vida familiar do cidadão residente em áreas da periferia de São Paulo.




Ano que vem temos eleições municipais, e essa é uma das regiões que mais interessam aos políticos pela grande número de pessoas que ali residem, pessoas essas que continuam a acreditar que o seu vereador irá ajudar...

Até quando esperar ???

http://jornalismoresponsavel.wordpress.com/tag/moradia/
http://cradesmboimirim.blogspot.com/search?q=prm
http://www1.camara.sp.gov.br/central_de_arquivos/comentados/MBoiMirim.pdf

sábado, março 19, 2011

Brasil, Colônia ...



Dê me um pepita de ouro que lhe dou um espelho...

Em um momento em que o Brasil amarga um deficit de US$ 8 bilhões em sua balança comercial com os Estados Unidos, o presidente Barack Obama chega a Brasília neste sábado disposto a promover novos negócios e a fomentar ainda mais as exportações americanas.

Obama viaja acompanhado de vários ministros da área e de uma comitiva de empresários em busca de oportunidades de comércio e investimento, especialmente nas áreas de energia, turbinada pelas descobertas de petróleo na camada do pré-sal; de infra-estrutura, com a expectativa em torno da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016; e de alta tecnologia.

O governo americano, que em casa luta para acelerar o ritmo da recuperação econômica pós-crise e baixar a taxa de desemprego, atualmente em 9%, já avisou que pretende ampliar o comércio com a América Latina e, em especial, o Brasil. Os EUA procura no Brasil soluções para ajudar a recuperar a ainda enfraquecida economia dos Estados Unidos, além de garantir saídas para o problema energético.

"Essa viagem é fundamentalmente sobre a recuperação dos Estados Unidos, as exportações dos Estados Unidos, e a relação crucial que a América Latina tem em nosso futuro econômico e na criação de empregos aqui", disse nesta terça-feira o vice-conselheiro de segurança nacional para assuntos de economia internacional do governo americano, Mike Froman.

Em troca, a presidente Dilma Rousseff adiantou que vai propor aos Estados Unidos uma “parceria estratégica” na área de satélites. Especialmente para avaliação do clima”. Em educação, “queremos parceria do governo americano em garantia de vagas nas melhores escolas” dos Estados Unidos, disse a presidente.

Na área da defesa, parceria para combater o tráfico e o terrorismo nas fronteiras e portos pode ser fechada.
Os dois governos têm interesse na diminuição da burocracia nas relações bilaterais de turistas. As exigências para brasileiros conseguirem vistos de entrada nos EUA são exageradas.

Quem não deve não teme

Apesar de não partilhar a fama belicista de George W. Bush, Barack Obama conta na visita do fim de semana ao Brasil com a mesma mobilização de guerra utilizada por seu antecessor.

Obama viajará em uma esquadrilha formada por até oito caças F-15, três aeronaves de carga, uma para reabastecimento e dois aviões presidenciais idênticos, para confundir possíveis agressores.

O Ministério das Relações Exteriores e o governo dos EUA fizeram um acordo para que todos os procedimentos relacionados à segurança de Obama fossem mantidos em segredo, inclusive os trajetos, tanto em Brasília quanto no Rio. Todos os órgãos envolvidos nas operações, como a PF, as secretarias de Segurança Pública do DF e do RJ e as Forças Armadas, entre outros, ficarão subordinados ao Exército, que trabalhará em conjunto com os americanos. Nem mesmo o efetivo usado em toda a operação é revelado.

“O Exército Brasileiro terá a responsabilidade de coordenar as ações de segurança relacionadas à visita oficial do presidente dos Estados Unidos ao Brasil, que ocorrerá em Brasília e no Rio de Janeiro, indicando os coordenadores de segurança de área, que realizarão contatos necessários com as demais Forças Armadas, os Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça, os governos do Distrito Federal e do Rio de Janeiro e outras ligações julgadas pertinentes”, limitou-se a explicar o Comando do Exército, por meio de nota de seu Centro de Comunicação Social (Cecomsex).




Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, Barack Obama terá, além de todo o seu aparato de segurança, a escolta de quatro blindados e 800 homens comandados pelo Exército Brasileiro. Aproximadamente 4.000 homens, entre seguranças pessoais, agentes do serviço secreto americano, militares brasileiros, policiais militares, civis e federais garantirão a integridade de Obama.

As estimativas são de que o tour do circo americano custe algo em torno de R$ 120 milhões (US$ 70 milhões) diários. Mas pode sair mais caro.

Para se ter um exemplo dos gastos, estarão seis aviões, dedicados exclusivamente às necessidades do presidente. Dois deles são os famosos Air Force One (Força Aérea Um), o Jumbo 747 presidencial, e o Air Force One-Decoy (Força Aérea Um-Isca), que é exatamente igual ao original, mas serve para despistar possíveis agressores. Na esquadrilha, ainda estarão seis aeronaves C-5B ou C-17, cargueiros levando blindados, armamentos, computadores etc.

Um desses C-17 servirá apenas para levar combustível que abastecerá os blindados e outros veículos- inclusive o Air Force One e o “Isca”. O motivo disso é a preocupação em não ter de usar produtos do país anfitrião. Tenta-se evitar o abastecimento com gasolina ou querosene “batizados”.

Por lei, agentes policiais de outro país não podem portar armas de fogo em território brasileiro, a não ser com permissão especial. Os agentes do Serviço Secreto estarão armados, principalmente, mas não exclusivamente, com a pistola Sig Sauer P 229, calibre .40.

Quem comanda todo o espetáculo da segurança é o Serviço Secreto dos EUA.

Com a chegada ao país do presidente americano Barack Obama, os brasileiros terão a oportunidade de conhecer “A Besta”. Não se trata, claro, de nenhuma referência ao dignitário, mas sim ao carro blindado que o transportará junto com a versão genérica da Casa Branca que trará ao país.

sexta-feira, março 04, 2011

Transporte público em São Paulo, mais de 20 anos assim...



Cerca de 500 pessoas fazem mais uma vez, protesto na estrada do M'Boi Mirim (zona sul de São Paulo), para que a prefeitura atente para uma solução para o caos que esta região vive a mais de 20 anos.



O problema é antigo, e bem conhecido pela secretaria de transportes do município. Porém o descaso com a população dessa região que depende de transporte públicos e também os que dependem da via pública para se locomover, estende-se à mais de 20 anos.

Entre uma das regiões que mais cresceram nos últimos 60 anos, M' Boi Mirim (Rio da cobra pequena), possui hoje perto 1 milhão de habitantes (no censo de 2000 eram mais de 600 mil). Essa população que vive a mercê de uma unica via de acesso as regiões centrais, a estrada do M' Boi Mirim, sofre desde a década de 90, quando então a via recebeu sua primeira intervenção da prefeitura para melhorias do trânsito. Foram construídas então na época, três faixas para o transito de veículos, sendo que uma para corredor de ônibus. Assim como o corredor da Av. Sto Amaro, os engenheiros talvez imaginaram que um corredor nessa via, iria parcialmente resolver um problema que já se estendia desde os anos 80. Se esqueceram no entanto, que este é o único acesso a essa região, já que a mesma é margeada pela represa do Guarapiranga em quase toda sua extensão em um dos lados. Conclusão desde aquela obra então, a região não recebeu mais nenhum projeto que amenizasse o efeito funil da qual se encontra.

Aos 58 anos de idade, casada, com dois filhos, a mineira Maria dos Anjos se diz satisfeita com o que conseguiu na vida. A renda familiar de 1 500 reais faz dela uma representante da nova classe C, a locomotiva do consumo no país. Tem casa própria, equipada com todos os eletrodomésticos considerados básicos, incluindo uma máquina de lavar roupa. Sua qualidade de vida, porém, melhoraria muito se Maria dos Anjos conseguisse chegar a seu local de trabalho e voltar para casa em condições minimamente civilizadas.



Para boa parte dessa nova classe média brasileira, o ato de ir e vir nas grandes metrópoles é cada vez mais típico do Terceiro Mundo. Maria dos Anjos precisa de três ônibus para ir ao trabalho e de outros três para voltar. Pega primeiro por volta das 4 e meia da manhã, num ponto de ônibus já lotado. Entre o espreme- empurra nos ônibus e os trajetos a pé, demora mais de 2 horas para cruzar 32 quilômetros e chegar antes das 7 horas na casa de família em que trabalha até as 13 horas, no Jardim Paulista, bairro nobre da cidade. À tarde encara mais 4 horas de filas, conduções lotadas e congestionamentos na volta. Ao todo perde diariamente quase 7 horas no trânsito para trabalhar 6. Sete horas sem ganhar ou produzir absolutamente nada. Segundo o Google Maps, o trajeto entre a casa de Maria dos Anjos e a de seus patrões deveria ser feito em 47 minutos.

Recentemente a prefeitura anunciou um projeto denominado "mono-trilho", para toda a cidade de São Paulo, onde essa região foi contemplada não pelo caos, e sim devido aos jogos da copa do mundo.. O que se estranha é que é que o projeto começa as obras de trás para a frente (obras iniciais à partir da Guido Caloi sentido terminal Guarapiranga, se estendendo num segundo estágio para o terminal Jd. Ângela), a ainda, os chamados trens que irão circular por cima, são movidos a combustível e tem pneus..
O monotrilho ligando o Jardim Ângela ao centro de Santo Amaro ou vice e versa custará mais de R$ 800 milhões aos cofres públicos.




Essa obras devem ser iniciadas em ano de eleição, ou seja 2012, e tem previsão para término em 2014. Destacamos aqui previsão de termino, pois é comum o atraso de obras na região, exemplo claro disso, é o trecho de cerca de 1000 metros em frente ao hospital M' Boi Mirim, que foi licitado em 2007, onde teria seu prazo máximo de conclusão em 2008, justamente ano de eleições municipais.. Até hoje esta obra não foi concluída..





Resumindo, até quando esperar, a plebe ajoelhar, esperando a ajuda de Deus...

mais em:
http://cradesmboimirim.blogspot.com/2009/01/moradia-e-meio-ambiente.html
http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2011/06/20/04020C9B3872C4B91326.jhtm?sp-tem-a-tarifa-de-onibus-mais-barata-do-pais-diz-kassab-04020C9B3872C4B91326