segunda-feira, agosto 30, 2010

Coordenação das Subprefeituras, diz não haver uma preferência por policiais militares na escolha dos administradores regionais



Não estranhe a cena de um policial militar batendo continência dentro de uma subprefeitura. Levantamento realizado pelo “MTV na Rua” aponta que 9 dos 31 subprefeitos de São Paulo – ou 29% do total – são coronéis da reserva. Entre os chefes de gabinete, o número é ainda maior: 15 oficiais da Polícia Militar (PM) ou do Corpo de Bombeiros ocupam o cargo na cidade.

O secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, diz não haver uma preferência por policiais militares na escolha dos administradores regionais.



CPI das Enchentes

Ronaldo Camargo foi questionado no início deste ano sobre os investimentos que o executivo tem feito em drenagem logo após assumir a coordenadoria de subprefeituras do polêmico ex-secretário, Andréa Matarazzo. Camargo disse que “em termos orçamentários” a verba empenhada tem evoluído progressivamente e a secretaria tem buscado “a otimização da rede hidráulica para aumentar a capacidade de absorção das precipitações entre outubro e março”, mas ninguém pode garantir que não haverá enchentes. Destacou que a criação do Centro de Controle de Operações Integradas agilizou as ações da prefeitura nas emergências e falou da importância da contratação do IPT para a reclassificação das áreas de risco.

O otimismo do secretário surpreendeu os vereadores da CPI, que chegaram a questioná-lo se falavam da mesma cidade. Como explicar o caos que se instala em SP nos dias de chuva, mesmo depois de um período de trégua? Sobre a limpeza dos piscinões, não deixou claro se houve mesmo quebra de contrato por ineficiência das empresas, como o prefeito chegou a anunciar. Aliás, não soube citar sequer o nome das empresas, mas prometeu enviar documentos sobre o assunto aos vereadores.

Subprefeituras democráticas

Ideal mesmo, seria os subprefeitos serem escolhidos pelos moradores da região que representam ou, pelo menos, ser referendados por eles. Com isso, o “candidato” poderia ter sua proximidade com a região posta à prova. “A cidade de São Paulo é muito complexa para uma pessoa vir de um ponto para administar outro.” Os vereadores da CPI das Enchentes tinham pelo menos 80 perguntas prontas para o Secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo. Depois de quase quatro horas de depoimento, metade ficou sem resposta. Os representantes da SIURB, também convidados para a reunião dessa quarta, foram dispensados.

quarta-feira, agosto 25, 2010

Estatuto da Criança e do Adolescente



O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 20 anos em julho deste ano.
A Lei 8.069/90 representa a proteção integral da criança e do adolescente, determinando que tenham prioridade absoluta no atendimento a seus direitos como cidadãos. O instrumento trouxe grandes conquistas, mas, segundo pesquisas e especialistas, a sociedade brasileira ainda tem uma longa caminhada em prol do bem-estar da infância e da adolescência.

O ECA considera todas as crianças e adolescentes brasileiros, independente de sua posição econômica e social, sujeitos de direitos e beneficiários de políticas públicas de proteção integral, cabendo ao Estado, à comunidade, à sociedade e à família o dever de garantir esses direitos.

De acordo com o juiz da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, Eduardo Rezende Melo, a implantação dos Conselhos Tutelares nos municípios brasileiros é uma das maiores conquistas do Estatuto. O Conselho, órgão autônomo, não-jurisdicional vinculado ao poder executivo municipal, tem como objetivo zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.



No entanto, Melo diz que incontáveis desafios impedem o pleno atendimento à população infanto-juvenil. “Sobretudo na assistência social e na justiça. Falta especialização nas varas, maior investimento na capacitação de magistrados e na formulação de uma equipe interdisciplinar trabalhando com o juiz, que ainda não existe em muitos estados”, afirma o juiz. O Paraná é o único estado brasileiro a ter uma secretaria especificamente voltada aos direitos infanto-juvenis.

Um dos maiores obstáculos que o ECA enfrenta para garantir a sua efetividade é a falta de vontade política, segundo o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Fabio Feitosa da Silva. “Ainda temos uma dívida com crianças e adolescentes em razão da não efetivação de políticas. Governantes não os encaram como prioridade”, aponta.

Silva também destaca a necessidade do fortalecimento dos Conselhos dos Direitos da Infância e da Adolescência – órgãos que formulam e acompanham a execução das políticas públicas de atendimento à infância e à adolescência. Ainda, a falta de investimento financeiro público na área foi lembrada pelo juiz Melo.

Desrespeito



Os dois problemas apontados como os mais alarmantes, que desrespeitam o ECA, são o trabalho infantil e o abuso sexual.

Aproximadamente 4,5 milhões de crianças e adolescentes brasileiros de 5 a 17 anos trabalham no país (sendo 993 mil crianças de 5 a 13 anos). Quase 2 milhões estão no Nordeste, segundo dados de 2008 da Pesquisa por Amostra de Domicílios (PNAD), calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um avanço foi a aprovação do projeto de lei que modifica o Estatudo da Criança e do Adolescente e passa a punir com mais vigor crimes de pedofilia na internet. O projeto foi proposto pela CPI da Pedofilia e aprovado pelo Senado. De acordo com um dos seus autores e presidente da ONG SaferNet, Tiago Tavares, a alteração possíbilitará a intensificação do combate à produção, à venda e à distribuição de materiais de pornografia infantil. "Praticas que antes não eram crimes, como o aliciamento de crianças em salas de bate-papo, sites de relacionamento e MSN, por exemplo, passarão a ser punidos com até três anos de prisão".



Segundo a Agência Câmara, até maio deste ano o Disque Denúncia da Secretaria Especial de Direitos Humanos (Disque 100) recebeu uma média de 73 ligações por dia de denúncias contra a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes.

Com o objetivo de estabelecer políticas e metas para o setor durante os próximos dez anos, o Conanda está em processo de construção do Plano Decenal e da Política Nacional de Promoção dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.



http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/conselho/conanda/

COOPERIFA VAI FAZER CHOVER LIVROS NA PERIFERIA DE SÃO PAULO



.
Pelo terceiro ano consecutivo a Cooperifa vai realizar o projeto "Chuva de livros" que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura na periferia paulistana. Neste dia, qualquer pessoa que comparecer ao sarau da Cooperifa vai ganhar um livro novo de presente, mais revistas e livros infantis para os filhos.
Este ano serão 500 livros, entre romance, conto, poesia, prosa, e vai de Drummond a Jorge Amado, Clássicos, infantis, etc. além de escritores e poetas da quebrada. Ninguém vai ficar de fora.
A ideia do projeto é que a pessoas tenham seu próprio livro, façam o quiserem com ele, mas que de preferência, leiam. A qualquer hora. Em qualquer lugar.


CHUVA DE LIVROS NO SARAU DA COOPERIFA

Dia 25 de agosto (quarta-feira) 20hs30

Bar do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Chácara Santana
Periferia-SP
Inf. 83585965

Pesquisa eleitoral ou eleitoreira ?




O voto deve ser obrigatório como no Brasil ou facultativo como nos Estados Unidos ?

Quem vota quando o voto não é obrigatório ?

Quem é consciente e não abre mão do direito de escolher, e exerce a cidadania..

Os ainda indecisos, de convicções ideológicas fluidas, sem preferências partidárias, com pequena acuidade para avaliar currículos, consistência e exeqüibilidade de promessas de campanha, são induzidos a escolher quem está em vantagem numérica, para usufruir da infantil satisfação íntima de votar no vencedor.

Pesquisas de intenção de votos têm cenários de aplicação distintos, tanto em relação às áreas geográficas selecionadas quanto aos perfis dos consultados.

A priori, nenhum instituto pode ser acusado de manipular uma pesquisa para que venha a apresentar resposta pré-estabelecida. Mas é escusado dizer que seu custo é muito alto, pago por quem a contrata. E que, não necessariamente, o contratante possa sugerir e até impor a forma de entrevistar. Logradouros públicos, ou por telefone, ou nos domicílios. Municípios a selecionar, ou pelo número de habitantes, ou por sua arrecadação, ou pelo partido que os governa.



A combinação de todos os fatores dará, fatalmente, resultados diferentes, dependendo de quais forem os estabelecidos.

A constatação está ao alcance de quem se disponha a verificá-las. Bastará consultar as planilhas de cada pesquisa, todas arquivadas no Tribunal Superior Eleitoral, para conhecimento do público interessado. Os pesquisadores valorizam seu trabalho porque é do produto deles que enchem seus cofres.por isso aquelas deixam de influenciar, e muito, nos resultados.

Com operações no Brasil e em mais 13 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, nos Estados unidos, a empresa acaba de consolidar seu processo de globalização com novas unidades do IBOPE Inteligência. Adquiriu recentemente a empresa americana Zogby International, com sede em Nova Iorque, e expandiu sua atuação com a abertura de um escritório no Chile e a compra a empresa SKA, em Porto Rico, que também atua com pesquisas de opinião, política e ad hoc.

Quando o assunto é o Brasil, o interesse pela diversificação dos negócios levou o IBOPE a investir também na aquisição da IDS Marketing Intelligence, empresa de pesquisas ad hoc e Data Mining com 23 anos de experiência; e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado (IPDM), especialista em potencial de mercado e geodemografia para shopping centers, varejo e mercado imobiliário.Parcerias estratégicas – O IBOPE possui ainda importante participação acionária em duas empresas: IBOPE Nielsen Online e Millward Brown do Brasil. O IBOPE Nielsen Online é uma joint-ventur e entre IBOPE Media e Nielsen, empresa norte-americana com atuação nas áreas de informação e mídia, que detalha o comportamento dos usuários do meio digital. Já a Millward Brown do Brasil é uma parceria do IBOPE com a Millward Brown, Inc. e o Grupo WPP, líder mundial em propaganda, marca e marketing. A Millward Brown do Brasil é a empresa que realiza estudos sob encomenda, voltados para a construção e manutenção de marcas fortes.



Qualquer eleitor sente os efeitos das pesquisas, portanto pesquisas de opinião não devem desanimar os cidadãos de bem. Devem, sim, sacudi-los para o dever cívico de neutralizar intenções de voto que ameaçam osso futuro e carreá-las para candidatos confiáveis, que possam nos dar, e a nossos descendentes, a esperança de um Brasil melhor, sem corrupção, sem empreguismo, com infraestrutura à altura de nossa potencialidade de crescimento e enriquecimento.

Enfim, se atente mais ao número de entrevistados na pesquisa, do que propriamente na pontuação de intenção de votos da mesma.

Morando em um País de 220.000.000 de habitantes, você irá se impressionar com o número de entrevistados em cada pesquisa dessas...

Está acontecendo de novo nas eleições municipais 2012.

http://terratv.terra.com.br/videos/Noticias/Brasil/Eleicoes-Municipais-2012/5322-435031/Vox-Populi-SP-Celso-Russomano-do-PRB-lidera-com-31.htm

A união da Periferia faz a força...





A acalorada discussão em torno do projeto de desmanche da TV Cultura pegou pela cabeça e pelo coração. O economista João Sayad é um homem público respeitável. Conseguiu botar em ordem as finanças da Prefeitura de São Paulo depois da calamitosa gestão Celso Pitta.

Tudo leva a crer que Sayad não tinha ideia do que a TV Cultura já fez e ainda faz; em reunião interna demonstrou desconhecer até mesmo um diretor da importância do Fernando Faro, embora não haja sinais de que vá interromper o melhor programa musical do País, que além do mais se tornou um arquivo vivo da memória da música brasileira. Fora isso, terá vindo apenas para encolher os gastos da emissora, com a fúria de um exterminador do futuro? Não haverá argumento que o convença da importância de usar dinheiro público para a experimentação, a invenção e a aposta em programas de qualidade, diferenciados da mesmice das emissoras comerciais?

As primeiras notícias falam em venda dos estúdios e dos equipamentos, demissões em massa e redução da TV Cultura a um pequeno e mesquinho balcão de compra de enlatados. Faz tempo que uma decisão política não causava tão grande revolta da sociedade.





Um corajoso programa de auditório dedicado ao hip hop, levado ao ar ao vivo nos sábados à tarde sob o comando de Rap in Hood, que estreou em CD lá por 2000, cantando: "eu tenho o microfone/ é tudo no meu nome". Ter acesso ao microfone e falar em nome próprio: na plateia, meninos e meninas de pele escura, "bombeta e moleton", não se distinguem dos mesmos meninos e meninas que sobem para dar seu recado no palco.

Manos e Minas não precisa de argumentos de segurança pública para se justificar. Dar espaço ao rap na televisão é importante por si só. Mas a decisão de acabar com o programa nos faz refletir sobre o modo como a elite paulista concebe a inclusão simbólica da periferia na produção cultural da cidade: não concebe. Daí que a pobreza, aqui, seja um problema exclusivo de segurança pública.



Quando assumiu a Presidência da Fundação Padre Anchieta, no mês de junho, João Sayad afirmou que a programação seria completamente revisada.

"Esse é o Vila Sésamo", disse à Folha João Sayad, 64, novo presidente da TV Cultura, ao ver foto do "Cocoricó", principal programa da emissora.

Com candidatos de última hora, conselho da TV Cultura tem eleição adiada

Para quem não sabe, "Vila Sésamo" tem também uma versão produzida pela Cultura.

Diante da confusão, Sayad, que antes de ver a foto não sabia se "Cocoricó" era desenho ou programa de bonecos, admitiu pouco ver a TV Cultura.

"Não fiz a lição de casa. Preciso ver mais." Argumentou que "isso pode ser uma vantagem". "Posso ser mais aberto."

Ex-secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Sayad afirmou que irá se concentrar em problemas jurídicos e financeiros da instituição.

Na apresentação de seu plano de gestão, no começo do mês de agosto, Sayad reafirmou que o "Manos e Minas" seria retirado do ar, mesmo sob os protestos de Danilo de Miranda, diretor do Sesc e membro do Conselho Curador da TV.



Após protestos de artistas ligados ao movimento hip-hop e a divulgação de um manifesto em vídeo do rapper Mano Brown, do Racionais MC´s, a TV Cultura anunciou que manterá o programa "Manos e Minas" em sua grade.
De acordo com a assessoria de imprensa da emissora, o programa será mantido, mas será veiculado com nova roupagem. "O 'Manos e Minas' voltará à grade depois de passar por um processo de repaginação, aumentando o interesse em função de novas atrações", afirmou a TV Cultura em nota à imprensa.

O anúncio da manutenção do "Manos e Minas" veio antes do protesto marcado para a começo da noite de terça-feira (24), na Assembleia Legislativa de São Paulo, contra a extinção do programa.

Enfim, alguém teve a ousadia de dar visibilidade à atividade musical dos jovens da periferia de São Paulo, acostumados a só existir na mídia quando algum dentre eles comete um crime. E o mérito vai pros Gerreiros da própria Periferia, que há muto trabalham em pról da justíça para todos..

1º Festival de Cinema de Várzea no Sacolão das artes!


Para fechar a história teremos um quebra canela internacional
com jovens das periferias de Paris (pois é tem quebrada lá também)
e um intercâmbio de produções audiovisuais de lá e cá.

Programação:

SACOLÃO das ARTES
29 de agosto
Endereço: Av. Cândido José Xavier, Pq. Sto Antônio


15hs Rachão internacional

Jogo entre os jovens das Periferias de bairros da França

e time de convidados do Festival


17hs Culturas postas à mesa



19hs Exibição do Rachão Internacional de videos

(Intercâmbio França/Brasil)

Realização:

NCA


Apoio

Ação Educativa

OMJA

Consulado da França no Brasil


Parceiros

CEDECA-Interlagos

Sacolão das Artes

Bloco do Beco

--
Daniel FagundeS.
Vídeoterrorista da poesia, Cantador e Ruologista.
Núcleo de Comunicação Alternativa
http://ncanarede.blogspot.com
www.cinemadevarzea.com.br
(11) 7626-7364

Audiência Pública para discussão da Proposta Orçamentária do Exercício Financeiro de 2011 em M' Boi Mirim




EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUSSÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA DO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2011



O Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo S. Camargo, com fundamento no Decreto Municipal nº 51.708, de 12 de agosto de 2010, CONVOCA todos os cidadãos residentes no Município de São Paulo e associações representativas com sede no Município a participarem das AUDIÊNCIAS PÚBLICAS para discussão da proposta orçamentária para o exercício financeiro de 2011, que serão realizadas no dia 31 de agosto de 2010, nas regiões administrativas das 31 Subprefeituras, nos horários e locais abaixo indicados.



1- DATA, HORÁRIOS E LOCAIS DAS AUDIÊNCIAS

DATA: 31 DE AGOSTO DE 2010

HORÁRIO ASSUNTO DA AUDIÊNCIA

18h às 19 h EDUCAÇÃO

19h às 20 h SAÚDE

20h às 21 h ASSUNTOS GERAIS

M’BOI MIRIM Av. Guarapiranga, 1265 - Pq. Alves de Lima

2- Os interessados em participar das audiências públicas deverão apresentar documento de identificação e registrarão, em lista de presença, seu nome, número e tipo de identificação, endereço e telefone.



3- As audiências públicas têm por objetivo a disseminação de informações sobre as políticas púbicas, apresentação de sugestões e discussão de propostas, visando a subsidiar a elaboração da proposta orçamentária do Município de São Paulo para o exercício financeiro de 2011.



4- Pedidos de informações ou esclarecimentos sobre os programas orçamentários poderão ser encaminhados ao Subprefeito competente até 3 (três) dias antes da realização da audiência pública em que serão debatidos.