sexta-feira, maio 28, 2010

Mais um cala a boca na sociedade



“Estamos dando o caminho para que as empresas, com seus técnicos e com apoio valiosíssimo da Anatel e do Ministério das Comunicações, possam concluir por um sistema que vai poder atender a necessidade brasileira”. Com este discurso, Hélio Costa despediu-se do Ministério das Comunicações em 30 de março, anunciando a publicação de uma portaria que instituiu o Sistema Brasileiro de Rádio Digital (SBDR).

A ênfase nas empresas de comunicação como únicos atores a serem considerados no processo, presente na fala do ex-ministro, é o principal motivo que levou diversas entidades da sociedade a divulgarem uma Carta Aberta (ler aqui http://www.intervozes.org.br/sala-de-imprensa/agenda/20100430_cartaradiodigital.pdf) pedindo participação de toda a sociedade e maior controle social sobre o processo.



Além disso, a instituição do SBDR por meio de uma Portaria Ministerial, e não de um Decreto (como foi com a TV digital), demonstra como o tema não está recebendo a devida importância dentro do governo. Uma mudança desta magnitude, em um veículo da importância do rádio, que está presente em 88,9% dos lares brasileiros, não pode ficar restrita apenas ao Ministério das Comunicações. O tema envolve, necessariamente, políticas de desenvolvimento tecnológico, educacionais e, claro, culturais. Entre outras.

A fala do ex-ministro em sua despedida apenas ratifica a preocupação dos movimentos sociais com um processo açodado e sem participação social de implantação do rádio digital.

Se não houver uma ampla participação da sociedade, serão as emissoras comerciais que decidirão o melhor padrão ou sistema. O melhor para elas. Essa, porém, é uma decisão que cabe à toda sociedade e não apenas aos empresários de comunicação.



O que diz a portaria

Muito pouco. A portaria tem o mérito de criar oficialmente o Sistema Brasileiro de Rádio Digital, reivindicação de alguns movimentos sociais. Mas simplesmente não indica quais serão os meios para implementar a política.

A primeira parte da portaria é muito similar ao Decreto 4.901/03 que instituiu o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), estabelecendo diretrizes que, apesar de positivas, são genéricas e pouco práticas. E fica por aí. Não define instâncias, cronograma, método, muito menos envolve outras áreas do governo.

Testes com apenas dois padrões estrangeiros

Na história das comunicações, não são raros momentos de padronização de determinados serviços com base em uma tecnologia específica. Foi assim com a internet (IP), com a TV digital (ISDB) e agora será com o rádio.

No Brasil, foram testadas apenas duas normas de rádio digital: o HD Radio (também conhecido como IBOC), padrão proprietário da empresa estadunidense iBiquity , e o DRM (Digital Radio Mondiale), de origem europeia, cujos testes estão sendo realizados em escala muito inferior ao IBOC e sequer foram concluídos.

Entretanto, além de existirem outros padrões, alguns com potencialidades técnicas interessantes, outros com experiência em diversos países, o debate se restringiu àqueles dois padrões e envolveu apenas emissoras e técnicos, não chegando de fato à população.

Decisão apressada: TV digital ainda não se tornou realidade

Uma decisão precoce pode acarretar em baixa penetração do serviço, reduzido interesse da população e ausência de políticas públicas no sentido de maximizar a inclusão digital e os serviços públicos. São os mesmos alertas feitos em 2005 e 2006, durante a escolha do padrão de televisão digital.

Quatro anos após o Brasil ter batido o martelo em relação ao padrão japonês de TV, o serviço não chegou às casas dos brasileiros. É a reprise do mesmo filme, só que agora com o rádio.



Listamos, abaixo, alguns motivos para o governo brasileiro não apressar a escolha do padrão de rádio digital, antes da realização de debates junto à sociedade e estimular a pesquisa nacional:

- Apenas dois padrões foram testados

Os testes do rádio digital obedeceram ao interesse das emissoras. A partir de 2005, estações realizam experimentos com o HD Radio, o preferido dos empresários da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão). No mesmo ano, a extinta estatal Radiobrás promoveu experimentos com o DRM, tecnologia desenvolvida a partir de um consórcio de empresas públicas de comunicação da Europa. E ficou nisto.

Entretanto, existem outras normas internacionais que não foram testadas, como o DAB (presente na Inglaterra e Portugal, entre outros), o FMeXtra (EUA, Holanda e Bélgica), o DMB (Coreia e França) e o ISDB-TSB ou NISDB-T (adaptação do padrão japonês de TV digital para radiodifusão sonora).

- Mudança no Ministério não é fator determinante

Não se pode utilizar a saída de Hélio Costa do Ministério das Comunicações, que deixou a função para concorrer a um cargo eletivo em seu estado, como motivo para apressar a definição sobre o padrão de rádio. Se o mesmo ocorrer, será uma herança maldita para a sociedade, já que não há maturidade técnica e política para tal decisão.

– TV Digital ainda não decolou

Em 2006, o governo brasileiro bateu o martelo em torno do padrão japonês de TV digital. Na época, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, prometeu uma rápida transição e a venda de conversores a baixos preços (cerca de 100 dólares). Mas, o que se vê são poucos e caros receptores à venda e uma baixa adesão por parte das pequenas e médias emissoras. Além disso, há um desrespeito da regra de multiprogramação, a qual só é permitida às emissoras públicas. Já existem grupos de comunicação utilizando seus novos canais exclusivamente para vender produtos e horários a terceiros.

Com o rádio digital, uma nova pesquisa poderia ser feita, mobilizando o campo acadêmico, desenvolvendo tecnologia nacional e atendendo às necessidades da sociedade.

- Nenhum dos padrões de Rádio Digital apresenta experiência consolidada no mundo

– Adotar dois padrões distintos é irresponsabilidade

Foi levantada a possibilidade de o Brasil adotar dois padrões de rádio digital: um para ondas curtas e outro para a faixa de frequências onde atualmente estão as emissoras AM e FM.

Esta atitude geraria insegurança entre os usuários e entre a indústria, que enfrentaria dificuldades em definir prioridades de investimento.

- Rádios comunitárias não participaram do processo

O Rádio Digital deve ser encarado como um novo serviço de radiodifusão e não como uma atualização tecnológica. A digitalização permite um melhor aproveitamento do espectro eletromagnético. A multiplicação de canais de frequência é a oportunidade para novos atores participarem das comunicações de massa.

Para o cumprimento da complementaridade constitucional, estas novas concessões seriam divididas de acordo com o critério da Conferência de Comunicação entre estações públicas (40%), privadas (40%) e estatais (20%).

O Rádio digital não pode reforçar o atual latifúndio eletrônico. Ao contrário, deve servir para mudar essa realidade.

Fonte:
http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task=view&id=6670

Porque os políticos brasileiros não são respeitados???


O Tribunal Regional Eleitoral decidiu manter em seus cargos o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e a vice, Alda Marco Antonio (PMDB). O julgamento do recurso contra a sentença de primeiro grau que cassou o prefeito da capital paulista aconteceu na tarde desta terça-feira. A decisão, de segunda instância, reforma a sentença de cassação e retira a condição de inelegível de Kassab e Alda.



O prefeito foi cassado em fevereiro por uma decisão de primeira instância do juiz Aloisio Sérgio Rezende Silveira. O juiz considerou que o prefeito recebeu doações irregulares em sua última campanha eleitoral, entre elas uma da Associação Imobiliária Brasileira, suspeita de ser uma empresa fantasma criada por sindicatos do setor imobiliário. Sindicatos são proibidos de fazer doações para campanhas políticas. O juiz também considerou irregular a doação feita pelo Banco Itaú, que mantinha um contrato com a prefeitura de São Paulo na época da campanha.


Os advogados de Kassab recorreram da decisão e conseguiram um efeito suspensivo, o que permitiu que ele continuasse exercendo o mandato até o julgamento do TRE. Além do processo de Kassab, também deve ser julgado o processo de sua vice, Alda Marco Antonio (PMDB). Ela continua à frente do cargo, beneficiada pelo efeito suspensivo.

Talvez os políticos brasileiros não sejam respeitados, por simplesmente não respeitarem o povo basileiro. Parabéns também ao TRE de São Paulo, tem ajudado
bastante...



Fonte;
http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/10723?utm_source=MailingList&utm_medium=email&utm_campaign=Not%C3%ADcias+260510

Na Faixa, Sacolão das Artes, Pq. Sto. Antônio (última semana)

Tudo na Faixa / Monte Azul




dia 28 • sexta

20h ENCONTRO DOS VAGABUNDOS – LEGIÃO URBANA

local: Centro Cultural Monte Azul

entrada: pague o quanto quiser – indicado à maiores de 16 anos

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






dia 29 • sábado

sessão cine laje

AS BICICLETAS DE BELLEVILLE (82min)

Direção: Sylvain Chomet

Champion é um menino solitário, que só sente alegria quando está em cima de uma bicicleta.

Percebendo a aptidão do garoto, sua avó começa a incentivar seu treinamento, para fazê-lo um

verdadeiro campeão e poder participar da Volta da França, principal competição ciclística do país.

Porém, durante a disputa, Champion é sequestrado. Sua avó e seu cachorro Bruno partem então

em sua busca, indo parar em uma megalópole localizada além do oceano e chamada Belleville.

local: Quadra da Favela - Rua Vitalina Grassman, 290

entrada gratuita – indicado à todos os público

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





dia 30 • domingo

teatro + debate

19h A BOLA DA VEZ

Uma bolinha de papel sai voando numa escola. Para na cabeça de uma aluna. O que ela faz?

O que você faria? Na peça “A Bola da Vez” atores e personagens se misturam tentando investigar

as causas e desdobramentos desse incidente. Essa busca questiona a relação dos jovens com

violência: do uso das armas, pressão do grupo, passando pelas relações sociais diversas e resolução

de conflitos. A peça foi criada pelos participantes do Projeto Paz Encena, do Instituto Sou da Paz.

local: Centro Cultural Monte Azul

entrada gratuita – indicado à todos os públicos

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



CENTRO CULTURAL MONTE AZUL

Avenida Tomas de Souza, 552

Jardim Monte Azul – São Paulo SP



Informações:

raizesculturais@monteazul.org.br

11 58538089 (terça a sexta)


Realização – RAIZES CULTURAIS MONTE AZUL



Fonte:
www.monteazul.org.br

Na Faixa, Capão Redondo (última semana)


Sinopse



Dando continuidade ao projeto de pesquisa: Trilogia Militantes do Ideal, a Cia Sansacroma através do Programa de Fomento a Dança da cidade de São Paulo, traz uma leitura da vida e obra de nossa musa trágica da revolução, no ano em que comemoramos seu centenário.
O espetáculo que teve sua estréia em Maio de 2010, conta a história de diversas “Pagus”, através de informações que não seguem uma linha cronológica, formando um esqueleto que traça a sua trajetória em seis momentos mais marcantes por sua intensidade.
Mulher de inúmeros matizes, libertária por excelência, De Joana D’arc a Rosa de Luxemburgo, uma combinação dos mais puros e profundos sentimentos de liberdade. Patrícia Redher Galvão, a Pagu, fez de sua vida um campo de batalha contra a intolerância, os desmandos e os grilhões impostos por senhores de uma sociedade retrógrada e nos mais diversos aspectos, injusta. Mais do que isso, ela se fez mulher. Um espírito batalhador que foi capaz de ir muito além dos limites impostos por seu corpo físico. Bem adiante de sua época, ela inovou e revolucionou costumes.

FICHA TÉCNICA

Direção e Concepção: Gal Martins

Coreografia: Gal Martins e Intérpretes-Criadores

Coreógrafo Convidado: Antonio Marques

Assistência de Coreodramaturgia: Adriana Coldebella e Siva Nunes

Preparação Corporal: Érika Moura

Orientação de Pesquisa Biográfica: Gisleide dos Santos

Trilha Sonora: Gunnar Vargas e Gal Martins

Figurino: Gisleide dos Santos

Produção: Marina Hohne

Adaptação de Textos: Siva Nunes e elenco

Fotos: Érick Diniz

Intérpretes-Criadores: Felipe Santana*, Jean Valber, Barbara Santos*, Lenny de Sousa, Marcela Teixeira, Mazé Soares, Rodrigo Cândido e Welton Silva

* estagiários


fonte:
http://ciasansacroma.wordpress.com/

Periferia no centro


O Centro Cultural São Paulo e Bloco do Beco convidam todos para o lançamento do livro e documentário UM BATUQUE MEMORÁVEL NO SAMBA PAULISTANO, resultado da pesquisa realizada por Carlos Antonio Moreira Gomes.

18hs – Homenagem aos sambistas participantes da pesquisa. Show com Osvaldinho da Cuíca e participações especiais de Toniquinho Batuqueiro, Toninho Casa Verde, Bernadete, Seu Carlão, entre outras figuras que deram entrevistas para o livro.

19h30 – Exibição do documentário Batuque Memorável que contou com os depoimentos de integrantes das velhas Guardas da Rosas de Ouro, Camisa Verde e Branco, Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde, Tias Baianas Paulista, Mestre Divino, Mestre Gabi e Toniquinho Batuqueiro.

20h20 – Caldo de feijão.

Memória, tradição e samba de raiz da Terra da Garoa.

Até lá!!!

Dia 30 de Maio, ás 18hs, Entrada Franca -

Sala Adoniran Barbosa -

Centro Cultural São Paulo -

Rua Vergueiro, 1000.

Fone 3397-4000

Periferia no Centro


Domingo agora mais um rito de passagem, com Récita Maloqueirista, na residência Parlapatesca Rooseveltiana.
Abrindo os trabalhos, o Mameluco AfroBrasileiro Wesley Nóog, com suas composições autorais representando o legítimo SambaSoul Brasuca, e lançando o livro "Cidade Tiradentes, de menina a mulher", a guerreira Cláudia Canto.

Daquele jeito: entrada Franca, no palco aberto, feira, trânsito e frequências.

Chegue junto, as 17h, até umas 19h30 rola, filmês..

Fonte
http://poesiamaloqueirista.blogspot.com/

terça-feira, maio 18, 2010

Hip-Hop Cozinha entrevista o grupo de teatro Clariô, com o espetáculo "Hospital da Gente"


--

www.contosdebairro.blogspot.com
www.artenaperiferia.blogspot.com

Entenda a revisão do Plano diretor da cidade, que os dirigentes políticos pretendem...

Organizações não governamentais estão se posicionando contra a revisão do Plano Diretor em discussão na Câmara Municipal de São Paulo. O Plano Diretor é um documento que define a ocupação do solo e o efeito disso na qualidade de vida das pessoas. "Um Plano Diretor é um espelho do futuro que garante não só para o setor público onde fazer obras e onde prestar serviços mas para toda a sociedade e para todas as empresas garante como a cidade vai ser", diz o arquiteto Jorge Wilheim.

Com 308 artigos, a atual versão está em vigor desde 2002. Era prevista uma revisão em 2006. Em 2007, a prefeitura encaminhou uma proposta para a Câmara, retirando diretrizes para políticas sociais e a base das regras de organização do espaço da cidade - as chamadas macroáreas.

"Tirou-se partes importantes da lei vigente e se tornou um plano eminentemente imobiliário", diz a diretora-executiva do movimento Defenda São Paulo, Lucila Lacreta. "A defesa é que esse processo seja paralisado. Nós estamos de acordo com outros setores da sociedade para que essa revisão seja feita só em 2012", diz o arquiteto e urbanista do Instituto Pólis, Kazuo Nakano.



Veja os fatos

A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo apresentou no ano 2009, parecer à Justiça Eleitoral recomendando a cassação de 14 vereadores da capital, que receberam doações de fontes ilícitas durante a campanha de 2008.

O juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, condenou os vereadores por terem recebido recursos da Associação Imobiliária Brasileira (AIB), entidade que serviria de fachada para doações com origem no Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP). A lei proíbe doações de sindicatos.

No início deste ano a Justiça Eleitoral de São Paulo cassou o mandato do prefeito Gilberto Kassab (DEM) e sua vice, Alda Marco Antonio (PMDB), por suposto recebimento de doação ilegal durante a campanha de 2008.

O juiz eleitoral entendeu que eram ilegais as doações feitas pela Associação Imobiliária Brasileira (AIB) e empreiteiras acionistas de serviços públicos da prefeitura paulistana durante a campanha à Prefeitura. A Justiça considerou que a coligação pela qual Kassab foi eleito, em 2008, recebeu R$ 10 milhões de forma ilegal.

O valor representa mais de 20% do total arrecadado pela coligação, o que caracterizaria abuso de poder econômico.

No dia 12 de maio deste ano, o atual presidente da câmara de São Paulo antonio Carlos Rodrigues e sua suplente Edir Sales, tiveram seus mandatos cassados pelo juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, tornando o parlamentar e sua suplente, inelegíveis por três anos. Rodrigues é suspeito de ter recebido doações ilegais nas eleições de 2008.

Os vereadores, prefeito e sua vice, cassados pela Justiça em primeira instância, recorreram da decisão e permanecem no cargo devido a um efeito suspensivo concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Os vereadores cassados por doações ilícitas são;

Antonio Carlos Rodrigues (PR) Presidente da câmara
Carlos Alberto de Quadros Bezerra Jr. líder do PSDB na Câmara,
Paulo Sérgio Abou Anni (PV),
Adilson Amadeu (PTB),
Wadih Mutran (PP),
Adolfo Quintas Neto (PSDB),
Carlos Alberto Apolinário (DEM),
Cláudio Roberto Barbosa de Souza (PSDB),
Dalton Silvano do Amaral (PSDB),
Domingos Odone Dissei (DEM),
Gilson Almeida Barreto (PSDB),
Marta Freire da Costa (DEM),
Ushitaro Kamia (DEM),
Ricardo Teixeira (PSDB),
Marcus Vinícius de Almeida Ferreira (PR).

Na Faixa, Campo Limpo


O mês de maio será muito especial para o sarau do Binho, haverá em comemoração ao aniversário uma série de atividades voltadas à reflexão e debatepapos sobre o nosso fazer cultural, discutidos através das diversas linguagens.



Os eventos têm como objetivo agregar valores, construir parcerias e somar nossas forças na intenção de apresentar pessoas e temas que nos ajudem a cada dia na construção deste processo e nos avanços que almejamos.
Tudo isto para convidá-los à participarem com a gente deste fazer.

Plano municipal de educação

Filme conta um pouco do Projeto Comunidade Samba do Monte

Vídeo institucional - produzido por Berinjela Filmes.

Esse filme conta um pouco do Projeto Comunidade Samba do Monte.



Projeto Comunidade Samba do Monte, acontece todo segundo domingo de cada mês.
Local: Centro Cultural Monte Azul
Endereço: Tomás de Souza, 552
Bairro:Jardim Monte Azul
Cidade: São Paulo
Estado:SP
CEP:05836-350
Informações do Samba do Monte:
http://sambadomonte.blogspot.com/
www.myspace.com/sambadomonte

Email: sambadomonte@gmail.com
Tel: 11-58538089 / 11-67696206 / 11-81926297 - Jaime"Diko" Lopes

Na Faixa, Sacolão das Artes, Pq. Sto. Antônio

O ERRANTE - o novo espetáculo da Brava Companhia em temporada no Sacolão das Artes todas as sextas-feiras de abril e maio, sempre às 20h, com entrada gratuita

Peça de teatro que conta a história de um andarilho que erra, de cidade em cidade, em busca de seu grande amor, uma top model e atriz, uma imagem criada pelo espetáculo que o cerca e o cega. O espetáculo propõe um questionamento sobre estruturas de poder, construídas a partir da lógica do consumo, do lucro e da mercadoria. Direção: Ademir de Almeida e Fábio Resende.

mais em;
http://blogdabrava.blogspot.com/

Na Faixa, Capão Redondo


Sinopse

Dando continuidade ao projeto de pesquisa: Trilogia Militantes do Ideal, a Cia Sansacroma através do Programa de Fomento a Dança para cidade de São Paulo, nos traz uma leitura da vida e obra de nossa musa trágica da revolução no ano em que comemoramos seu centenário.
O espetáculo conta a história de diversas “Pagus” através de informações que não seguem uma linha cronológica, formando um esqueleto que traça a sua trajetória em seis momentos mais marcantes por sua intensidade.
Mulher de inúmeros matizes, libertária por excelência, De Joana D’arc a Rosa de Luxemburgo, uma combinação dos mais puros e profundos sentimentos de liberdade. Patrícia Redher Galvão, a Pagu, fez de sua vida um campo de batalha contra a intolerância, os desmandos e os grilhões impostos por senhores de uma sociedade retrógrada e nos mais diversos aspectos, injusta. Mais do que isso, ela se fez mulher. Um espirito batalhador que foi capaz de ir muito além dos limites impostos por seu corpo físico. Bem adiante de sua época, ela inovou e revolucionou costumes.

FICHA TÉCNICA

Direção e Concepção: Gal Martins

Coreografia: Gal Martins e Intérpretes-Criadores

Coreógrafo Convidado: Antonio Marques

Assistência de Coreodramaturgia: Adriana Coldebella e Siva Nunes

Preparação Corporal: Érika Moura

Orientação de Pesquisa Biográfica: Gisleide dos Santos

Trilha Sonora: Gunnar Vargas e Gal Martins

Figurino: Gisleide dos Santos

Produção: Marina Hohne

Adaptação de Textos: Siva Nunes e elenco

Fotos: Érick Diniz

Intérpretes-Criadores: Cléia Varges, Felipe Santana*, Jean Valber, Barbara Santos*, Lenny de Sousa, Marcela Teixeira*, Mazé Soares, Rodrigo Cândido e Welton Silva - (* estagiários)

Antídoto – Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito.



O Itaú Cultural e o Grupo Cultural AfroReggae apresentam desde 2006, Antídoto – Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito. O evento reúne artistas, jornalistas, escritores e líderes sociais e religiosos de todo o mundo para discutir a relevância da cultura no combate à violência.


MÚSICA E PRECONCEITO


Com Edy Rock (Racionais Mc´s) e Rômulo Costa (Furacão 2000)
Mediação Sergio Vaz (Cooperifa)

EDY ROCK é membro do Racionais Mc´s, grupo de rap mais famoso do Brasil. Em suas letras faz reflexões sobre a miséria e a violência das periferias do Brasil, criticando o papel desempenhado pela mídia e pelos poderes público e privado nessa realidade.

RÔMULO COSTA é proprietário da Furacão 2000, maior produtora e gravadora carioca de coletâneas e shows de funk. Rômulo representa este estilo musical, que, produzido na periferia, é vendido para o mundo todo.

SERGIO VAZ é poeta e fundador da Cooperifa um importante espaço artístico e cultural da periferia da zona sul de São Paulo.

Serviço
Antídoto – Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito

Dia 20 de maio (quinta-feira) 21hs

ITAU CULTURAL
Av. Paulista, 149 estação Brigadeiro Metrô

Grátis

250 lugares (retirar ingressos antes)

Itaú Cultural | Avenida Paulista 149 – Paraíso – São Paulo SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô)

informações 11 2168 1777 | atendimento@itaucultural.org.br

Entrevista com Ferréz - Seminário Antídoto em 2009
http://www.youtube.com/watch?v=ltdDuHAbRKk&feature=player_embedded#!

Utilidade pública: Candidato excluído de concurso público no exame médico será admitido e indenizado.





Uma empresa pública de Saneamento no Rio Grande do Sul, terá que admitir e indenizar por danos morais um candidato de concurso público que, após ter sido aprovado nas provas objetivas, foi excluído da seleção.

No exame admissional, uma ressonância magnética detectou um problema na região lombar do candidato, que, segundo a empresa pública, o impediria de exercer o cargo de agente em tratamento de água e esgoto.

Porém, a 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS), confirmando sentença do primeiro grau, garantiu ao autor o direito de assumir o posto e de ser indenizado pelo ocorrido.

O relator do acórdão, Desembargador João Ghisleni Filho, considerou as afirmações do perito nomeado pelo juízo de origem. A partir de um exame clínico e revisão dos documentos e laudos dos autos, o especialista atestou que o problema de coluna não traria qualquer limitação física ou funcional ao reclamente.

Assim, ele estaria apto para desempenhar o cargo. O magistrado também destacou que a empresa pública desrespeitou o próprio edital do concurso, que exigia apenas “boa saúde física e mental”, não especificando que os candidatos passariam por exames complexos como a ressonância magnética.

A Turma deferiu antecipação de tutela exigindo a admissão imediata do autor, em igualdade de condições e direitos com os demais contratados. Ele receberá, ainda, o pagamento de salários devidos desde 15 de abril de 2008, data em que deveria ter sido efetivado.

A empresa pública também deverá pagar uma indenização de R$ 10 mil por danos morais. “Tal situação provocou ofensa à honra e dignidade do reclamante, já que teve frustrada sua contratação com base em exigência abusiva da reclamada, retirando-lhe o direito de trabalhar e a sua subsistência” destaca o acórdão.


Fonte:
Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região Porto Alegre, 18.05.2010

segunda-feira, maio 17, 2010

Dois filhos de um Brasil



Anunciado ontem como pré-candidato à vice presidência da República pelo Partido Verde, na chapa de Marina Silva, o empresário Guilherme Peirão Leal, 60 anos, um dos três co-presidentes do Conselho de Administração e acionista da Natura, afirmou que a decisão de entrar na política para a disputa das eleições de outubro foi discutida dentro da empresa> "Prevaleceu o meu desejo de cidadão".

Guilherme Peirão Leal, de 60 anos, é um dos três co-presidentes do Conselho de Administração e acionista da Natura. Formado em Administração de Empresas pela USP, trabalhou em instituições financeiras e na Fepasa e em 1979 passou a ser sócio da empresa Natura - na ocasião, uma pequena loja de cosméticos situada na rua Oscar Freire, em São Paulo.


Em 2010, Guilherme Leal apareceu como a 463ª pessoa mais rica do mundo e a 13ª do Brasil na lista anual de bilionários da revista americana Forbes - uma fortuna estimada em 2,1 bilhões de dólares. À frente da Natura, uma das maiores empresas de venda direta de cosméticos do Brasil, Leal aplicou políticas de sustentabilidade em toda a linha de produtos utilizando ingredientes renováveis.

O candidato a vice na chapa de Marina Silva (PV) também é fundador e membro do conselho do Instituto Ethos - Empresas e Responsabilidade Social, além de integrante dos conselhos da WWF-Brasil e atual presidente do conselho do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Leal ajudou a estabelecer a ESCAS, uma escola para graduar líderes na criação e disseminação de modelos inovadores para a conservação da biodiversidade e sustentabilidade. Ajudou também a fundar o Instituto Arapyau, uma organização que tem como objetivo a educação e desenvolvimento sustentável.

Não deixemos de nos lembrar, que o último presidente popular do Brasil, se elegeu por duas vezes, com um empresário na chapa para vice.