quarta-feira, abril 28, 2010

Mais uma vitória da periferia



No dia 25 de outubro de 2008, a Brava Companhia juntamente com outros coletivos culturais inauguraram o Espaço Brava Companhia no Sacolão das Artes, localizado no Parque Santo Antônio, periferia sul da cidade de São Paulo.



No entanto até muito pouco tempo atrás, o espaço não era reconhecido oficialmente pelo poder público local. Mas depois de várias batalhas, venceu o povo morador do extremo sul, com mais um espaço destinado a cultura e cidadania.



Marcaram presença no evento , lideranças locais como o Historiador Carlos Fatorelli e Estannislau Rybczynski, responsáveis pelo prêmio História de Bairros de São Paulo na Zona Sul.



Ney Piacentini(ator Global), presidente da cooperativa paulista de teatro, e o subprefeito de m'Boi Mirim, estiveram no local para assinar o documento de cessão do espaço e reforma, que já tinha verba destinada para este fim desde 2008, aprovada na câmara dos vereadores de São Paulo, como projeto da vereadora Soninha Francine.



Promotores de justiça também participaram deste evento. Dr.Augusto Eduardo de Souza Rossini, Dr. Arual Martins, estiveram levantando a questão dos bares através do seminário "Bar é Cultura", realizado paralelamente a entrega do sacolão das artes.



A antiga proposta oferecida aos bares da periferia, "o pacto da cidadania idealizado em 2004 através promotoria comunitária do juri em parceria com o 1º Batalhão da Polícia Militar", conhecido também como "OPERAÇÃO BARES" feria alguns direitos dos comerciantes e consumidores. Este pacto consistia num acordo com os donos de bares para fecharem seus estabelecimentos ás 22hs, mas a lei Nº 12.879 DE 13 DE JULHO DE 1999 Projeto de Lei nº 396/96, determina o horário de funcionamento até a 1h da manhã.



A nova proposta colocada em pauta neste seminário foi o treinamento gratuíto oferecido pelo CDHEP (CENTRO DE DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO POPULAR),aos proprietários de bares e similares, como mediadores de conflitos na periferia da Zona sul que tinha também por finalidade, discutir a regularização dos mesmos junto a subprefeitura.



A UNASP (estabelecimento de ensino superior localizado na Estr. de Itapecerica,5859), também deu sua contribuição oferecendo gatutitamente, curso de manipulação de alimentos em duas tardes, com agendas até o mês de dezembro.



Como falta espaços culturais na periferia da zona sul, vários bares tem tomado a frente para se transformar em espaços de cultura, lazer e cidadania. Tem também o fato de ser uma luz que traz segurança a muitos dos moradores da periferia, que retornam ao seus lares muitas vezes após as 00hs, devido seus afazeres ou ao transito caótico que ainda castiga o extremo sul da cidade de São Paulo.




Alguns bares do extemo sul que investem em cultura ;

Zé Batidão( Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Chácara de Santana - Zona Sul - (11) 7108-3827 / 5891-7403 ), através do Sarau da Cooperifa projeto liderado por Sérgio Vaz, 41, que começou há quatro anos, em Taboão da Serra (Grande SP),hoje, reuni 400 pessoas. "Virou um movimento dos sem-palco", considera Vaz. "Nossa bússola, que antes apontava para o centro, agora aponta para a periferia."
http://mais.uol.com.br/view/za8mzap1o6jj/marilia-gabriela-entrevista-sergio-vaz--cooperifa-p1-04023172E4B92366?types=A&

O Bar do Binho(Rua Avelino Lemos, 60 - na frente da Uniban - Campus Campo Limpo - (11) 5844-6521 / 5844-4532), também é um Sarau do Binho,é um encontro entre poetas, artistas da música, do teatro, das artes visuais, agentes culturais ,professores, estudantes,PESSOAS!
http://www.youtube.com/watch?v=QMYm2k4KCeI&feature=related

Outro Bar localizado na periferia de zona sul, a Adega do Baguinho(R. CANABARRO, 13 Parque Arariba, São Paulo, SP), espaço dedicado a música, dança, percussão, em uma das regiões tida como das mais violentas de São Paulo na década de 80.
http://adegadobaguinho.blogspot.com/



O Sacolão da Artes foi uma conquista da comunidade, lideranças, e organizações não governamentais. Com o auxílio do ministério público, foi possível o despejo dos indivíduos que se utilizavam de bem público, para fins particulares, pois já havia tempos que este equipamento não era utilizado para sacolão municipal. Enfim o Sacolão das Artes é um espaço sóciocultural localizado no bairro Parque Santo Antônio, periferia da zona sul de São Paulo, e hoje é coordenado por um Coletivo Gestor formado por grupos culturais e moradores da região.



Não se pode falar em diminuição de violência, dessa violência explícita e sanguinária que amedronta a população, sem falar da violência silenciosa, ignorada por muitos: a violência da privação de direitos, entre eles, o direito à cultura.

Ademir (BRAVA CIA)



Fontes
http://www.saopaulominhacidade.com.br/historias.asp?ID=0&autor=Carlos%20Fatorelli
http://www.joojihato.com.br/paginas/lei_16.aspx
http://www.unasp.edu.br/index.html
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:dZMPH81QSJAJ:www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/7/docs/promotoria_comunitaria_do_juri_em_santo_amaro.pdf+pacto+da+cidadania+promotoria+comunit%C3%A1ria&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgmRxi45hvGVMr7ixOhAKgKJEC0uU8FaifCecrzWiaFjX_axDYS-tYgsjEnxPCoYJ2lYONnW5noqAD3cITQ2qUbxjnwvKhKsAn96SJ70YWmIomMysHpSIAQ6h0HqGHjlw4jocUg&sig=AHIEtbQuE1NyUjyhq1KsH4i_hoK7zBR3eA
http://www.cdhep.org.br/

domingo, abril 25, 2010

Imposto invisível em cascata



PESQUISA PULSO BRASIL FIESP/CIESP IMPOSTOS


Esta pesquisa tem como objetivo levantar o conhecimento do valor referente a impostos
embutidos na compra de produtos e a opinião dos entrevistados a respeito destes valores para uma amostra de 1.000 pessoas. A Pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 30 de março de 2010.

Das pessoas que participaram da pesquisa, 84% afirmaram que pagam impostos, 12% que
não pagam impostos e 4% que não sabem ou não responderam. Elas acham que pagam em
média 2,55 reais em impostos embutidos em cada dez reais gastos na compra de produtos.

Apresentando uma lista de produtos, foi perguntado se sabiam quantos reais a cada
dez reais gastos na compra destes produtos eram destinados ao governo como pagamento de impostos. 30% responderam que sabiam para o açúcar; 28%, para a conta de luz; 27%, para a conta de telefone; 27%, para leite longa vida; 26%, para frango; 26%, para arroz; 26%, para máquina de lavar roupa; 25%, para sabão em pó; 25%, para carne bovina; 24% para o pão.

Os entrevistados que disseram que sabem quanto do valor da compra dos produtos é
de impostos, acreditam que pagam em média 2,52 reais a cada 10 reais gastos com a conta de luz, 2,46 com a conta de telefone, 2,22 com máquina de lavar roupa, 2,15 com a carne bovina, 2,02 com o sabão em pó, 1,96 com o frango, 1,92 com o arroz, 1,81 com o açúcar, 1,75 com o leite longa vida e 1,62 com o pão.

Ao ser apresentado o valor efetivamente pago de imposto por cada dez reais gastos
com os produtos da lista, 97% acreditam que é alto o valor pago para o sabão em pó, 95% o pago pela conta de luz, 95% o pago pela máquina de lavar, 93% o pago pela conta de telefone, 91% o pago pelo leite longa vida, 90% o pago pelo açúcar, 90% o pago pelo pão, 89% o pago pelo frango, 86% o pago pela carne bovina e 64% o pago pelo arroz. Pelo arroz, 27% acreditam que o valor pago em impostos é adequado.

Dos entrevistados, 81% consideram que é melhor para o Brasil que o Governo Federal
corte os impostos dos produtos da cesta básica para que a população mais carente possa consumir mais, enquanto 14% consideram que é melhor para o Brasil que o Governo Federal cobre impostos dos produtos da cesta básica e transferir recursos para as famílias mais carentes.

Apesar de não conhecerem, em sua maioria, o valor de imposto embutido em cada
produto, os entrevistados têm consciência de que pagam este imposto. Ademais, consideram que é melhor para o país, que os impostos dos produtos de cesta básica sejam reduzidos, tornando-os mais acessíveis, do que a manutenção dos altos impostos acompanhada de políticas de transferência de renda.

No preço pago pelo produto, há também impostos embutidos, que geram numerário para que o governo forneça serviços, contrate obras e fiscalize, por meio de uma série de órgãos da administração pública, a produção, a distribuição e a comercialização, por exemplo, daquele leite, para garantir suas condições de higiene e qualidade, assim como verificar o cumprimento das leis que regulam as relações de trabalho e consumo.

Para esse leite poder ser consumido, precisou ser transportado do laticínio até a padaria. Uma série de etapas foram cumridas. Enfim, ao tomar um copo de leite, a gente dá pouca atenção ao significado dessa ação. O gostoso líquido foi produzido, embalado, transportado e vendido até chegar ao copo para ser consumido. Aliás, o copo também foi produzido, embalado, transportado e vendido, envolvendo um grande número de trabalhadores de diversas esferas da produção, distribuição e comercialização, esferas que, por sua vez, consumiram quantidades de energia e matéria-prima, e em todas essas etapas foram cobrados impostos específicos a cada setor pelo qual passou esse leitinho.

Na Faixa

I Mostra de Dança Contemporânea do Ninho Sansacroma, é uma iniciativa independente e que tem como intuito difundir essa linguagem na região, favorecendo principalmente o diálogo entre os núcles artísticos participantes e a formação de público.





www.ciasansacroma.wordpress.com vocês podem conferir a programação completa e detalhada...

sexta-feira, abril 23, 2010

Panelafro

Dance Samba Rock com a Monte Azul





CENTRO CULTURAL MONTE AZUL

Avenida Tomas de Souza, 552

Jardim Monte Azul – São Paulo SP

Informações:

raizesculturais@monteazul.org.br

11 58538089 (terça a sexta)

Realização – RAIZES CULTURAIS MONTE AZUL

Na Faixa Piraporinha, neste domingo



Rogério Pixote
8079 5171 - Oi
http://www.youtube.com/user/RogerioPixote
www.becosevielaszs.blogspot.com
http://mocotodefrango.blogspot.com/
http://www.flickr.com/photos/rogerio_pixote/show/

Na Faixa nesta sexta

Na Faixa / Pq. Sto. Antonio

terça-feira, abril 20, 2010

segunda-feira, abril 19, 2010

Bar também é cultura

EDITAL PRAÇAS DA PAZ SULAMÉRICA - 2010



Projeto Praças da Paz SulAmérica abre Edital para iniciativas de cultura e esporte
Por SuperUser Account Ligado

O Projeto Praças da Paz SulAmérica, desenvolvido pela área de Adolescência e Juventude do Instituto Sou da Paz, acaba de abrir um edital para iniciativas de cultura e esporte nas três praças onde o projeto acontece: Jardim Tereza/Elisa Maria, na Brasilândia, Chácara Sonho Azul, no Jardim Ângela e Vila Iolanda I, no Lajeado. “A ideia é, por meio do edital, oferecer recursos para que grupos de moradores e de jovens das comunidades desenvolvam atividades de cultura e esporte nas praças, estimulando não só a ocupação dos espaços, mas a autonomia e independência desses grupos”, explica Ricardo Mello, coordenador do projeto.

A proposta é que a partir da revitalização das praças feita via liderança dos jovens das comunidades, seja estabelecido um novo modelo de ocupação, mediado pelo diálogo e com foco na promoção da cidadania. Neste processo, é essencial o apoio do poder público e a integração entre prefeitura, governo do estado e as comunidades.

O Praças da Paz SulAmérica foi inspirado pelo projeto Pólos da Paz, que o Instituto Sou da Paz desenvolveu entre 2003 e 2006 no Parque Regina (Campo Limpo) e no Alto da Riviera (Jardim Ângela).



“Desenvolvemos o regulamento e todos os detalhes do edital pensando que é a comunidade que vai organizar ações e projetos nos espaços reformados pelo Praças da Paz SulAmérica Já temos muitas experiências positivas de moradores organizando eventos, torneios e outras atividades junto com a equipe do projeto. Com esse edital pretendemos fortalecer ainda mais essas iniciativas”, explica Ricardo. “Além disso, o modelo de edital ajuda os grupos a se organizarem em torno deste formato de financiamento, que é bastante comum. Desta forma, fica mais fácil inscrever os projetos em outros editais que também solicitam prestação de contas, estrutura de planejamento das ações”, completa Ricardo.

As inscrições começam na próxima semana e podem ser feitas até às 20h do dia 30 de abril de 2010.

Acesse o EDITAL e as FICHAS DE INSCRIÇÃO;

http://www.soudapaz.org/Portals/0/Downloads/Edital%20%20%20%20%20%20Pra%C3%A7as%20da%20Paz%20SulAm%C3%A9rica.pdf

http://www.soudapaz.org/Home/tabid/861/EntryID/813/language/pt-BR/Default.aspx

http://www.soudapaz.org/pracasdapazsulamerica/Home/tabid/756/EntryID/1289/language/pt-BR/Default.aspx

Na Faixa / Jd.Ângela


A Banca Audácia Jovem com Ação convida para:

1º Seminário Poetas Escondidos
Dia 01 de maio de 2010, das 09h00 às 17h30

Festa de Lançamento do Álbum Poetas Escondidos
Dia 02 de maio de 2010, às 15h

Local: Paróquia Santos Mártires - Rua Luís Baldinato, nº 9 Jardim Ângela



fontes
http://abancaaudaciajovemcomacao.blogspot.com/2010/04/festa-de-lancamento-do-album-poetas.html
http://www.singelahomenagem.com.br/

segunda eliminatória do campeonato 4/4 Batidas e Scratches



DJs Abade e Rodrigo integram a final do campeonato
abril 17th, 2010

A segunda eliminatória do campeonato 4/4 Batidas e Scratches, ocorrida no último dia 14 de abril, teve o DJ Abade como 1º colocado e o DJ Rodrigo em 2º. Eles formam, com os DJs Pow e Davi Frias, os 4 DJs de São Paulo que irão batalhar contra outros 4 DJs de fora da capital paulista. Eles irão “brigar” pelo título do campeonato 4/4 Batidas e Scratches edição 2010, cujo atual campeão e defensor do título é o DJ Abade.



Além deles, a DJ Simmone e o DJ Bola também disputaram a eliminatória e fizeram ótimas performances. O DJ residente da noite foi o DJ William do grupo Contra-Fluxo (à direita) que empolgou com o seu set mixado, além do público presente, os DJs do júri Buiú (Arame Records), Nato (PDD) e Tano (Z´África Brasil) – da esquerda para a direita. A Final do campeonato se dará no dia 25 de abril, domingo, na própria Galeria Olido.

Na próxima quarta-feira, dia 21 de abril (feriado), teremos o lançamento oficial do CD “Clã Sul – Singela Homenagem”, a gravação do programa virutal “Rádio Scratch” ao vivo, além dos Pocket Shows de Monarckas e Cassiano Sena a.k.a DJ Dandan.

Teremos também, nos dias 21 e 25 de abril, a presença do programa LOGIN que é exibido pela TV Cultura. O programa fará a gravação de algumas imagens do atual campeão do 4/4 Batidas e Scratches, DJ Abade, pois ele será o protagonista de um quadro do programa que será exibido em breve. O programa vai ao ar de segunda a sexta às 19h na TV Cultura.

fontes
http://www.singelahomenagem.com.br/
http://oasismundi.ning.com/profile/DjBolaABanca

Cia Sansacroma, da Periferia para o Centro



Nesse próximo final de semana a Cia Sansacroma vai realizar uma curta temporada do espetáculo "Solano em Rascunhos" no Teatro de Dança, de 23 a 25 de Abril, sexta ás 21h, sábado ás 20h e domingos ás 18h...

Venham conferir a primeira parte da Trilogia Militantes do Ideal e no dia 02 de Maio estreamos a segunda parte, o espetáculo: "Angu de Pagu", no Ninho Sansacroma...

Cinema na Faixa




CINEMA NA LAJE APRESENTA:

MANDELA, um grito de vitória
Documentário de Angus Gibson e Jo Menell

Cinema na laje é um espaço criado pela COOPERIFA e que acontece quinzenalmente às segundas-feiras para exibições de documentários e filmes alternativos de todas as partes do Brasil e do mundo, exibidos gratuitamente para a comunidade.
Também criado principalmente para dar luz ao cinema produzido pelos jovensda região, e levar cidadania através da sétima arte. As exibições ficam por conta da Paco´s Vídeo.O cinema Paradiso da periferia também conta com um lanterninha vestido a caráter para dar um charme especial no projeto.
A Entrada é franca. A Pipoca é grátis. E a lua sincera.

Sinópse

* A história de uma das personalidades mais marcantes do século 20, cuja vida, marcada pela luta contra a opressão, é um exemplo de dignidade, esperança, disciplina e responsabilidade - virtudes que lhe valeram a vitória sobre o ódio, desespero e intolerância. A instauração do regime do apartheid, em 1948, regulamentando sob a força da lei a dominação da minoria branca sobre a maioria negra, provocou uma política segregacionista no país, levando Mandela a encorajar protestos pela via da não-violência. Com sua esposa Winnie, Mandela compartilhou a luta pelo mesmo ideal e encontrou nela o apoio para percorrer seu caminho de resistência ao regime, mesmo durante os 27 anos que ficou na prisão após seu julgamento e condenação em 1964. O que não impediu que ele ganhasse o Prêmio Nobel da Paz em 1993.

Serviço;


Dia 19 de abril (segunda-feira) 20hs

Laje do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Chácara Santana
Periferia-SP
Inf. 83585965

POESIA NO AR


A Cooperifa vai realizar pelo quarto ano consecutivo, o "POESIA NO AR" um dos eventos mais bonitos da periferia paulistana, e que promete encher de poesia o céu de São Paulo.
Nesta noite especial o Sarau acontece normalmente até ás 22hs30, no final todos os poetas e frequentadores são convidados a colocarem seus poemas, ou mensagens em balões (bixigas) enchidos com gás Hélio, este ano serão 500 balões, para serem soltos exatamente às 23hs, para ganharem o céu da cidade.
O objetivo da chuva de poemas é fazer com que um pedaço do sarau que já rola há 9 anos na periferia, chegue via aérea na casa das pessoas, e que a poesia, instrumento de cidadania através da literatura, lema do projeto, alcance, literalmente, novos quintais. Agende-se!

Serviço;

POESIA NO AR

Dia 21 de abril quarta-feira 21hs

Bar do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797 Chácara Santana
Periferia-SP
(011)8358-5965


www.colecionadordepedras1.blogspot.com

Mapa


Link:

www.colecionadordepedras1.blogspot.com

sexta-feira, abril 16, 2010

Na Faixa / Monte azul

O Brasil de baixo para cima


SARAU DE LANÇAMENTO DO PONTO DE CULTURA MORARTE


Apresentação do Livro:
" Ponto de Cultura: O Brasil de baixo para cima"
de Célio Turino


Serviço;

DIA 20 DE ABRIL DE 2010

NO BAR DO BINHO

COQUETEL ÀS 20HS

R: Avelino Lemos jr, 60
Campo Limpo
(ao Lado da Uniban)

terça-feira, abril 13, 2010

Arte Urbana em Debate


CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Com Alexandre Orion, José de Souza Martins e Valéria Lopes

O artista urbano Alexandre Orion, José de Souza Martins, professor
emérito da Faculdade de Filosofia da USP, e Valéria Virgínia Lopes,
doutora em Educação pela USP, discutem sobre as relações entre arte e
criminalidade, indivíduo e poder público, ser humano e sociedade. Este
encontro está relacionado à exposição Ossário, de Alexandre Orion, em
exibição até 09 de maio de 2010.

Serviço:
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Rua Álvares Penteado, 112 Centro SP
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
bb.com.br/cultura

Local: Cinema
19h30

Ter é melhor que ser !!!

segunda-feira, abril 12, 2010

Brasil o país da justiça branda, ou seria bamba???



O governador cassado, José Roberto Arruda, já está em sua residência no Park Way, bairro nobre de Brasília, onde chegou por volta das 18h desta segunda-feira (12/4), depois de ser solto por decisão do Superior Tribunal de Justiça,(STJ).

Arruda estava preso na Superintendência da Polícia Federal desde 11 de fevereiro, acusado de tentativa de suborno do jornalista Edson Sombra, testemunha do processo que investiga o esquema de corrupção no governo do Distrito Federal,(GDF).



O ex-governador do DF saiu da Superintendência da PF, abraçado com sua esposa, Flávia Arruda, foi embora no banco de trás de uma caminhote Hyllux prata, às 17h20 desta tarde (12/4), sem falar com a imprensa.

Flávia Arruda foi à PF, num Fox vermelho e seu advogado Nelio Machado, num Mercedes prata. Eles seguiram juntos, em comboio, para a casa do ex-governador no Setor de Mansões Park Way.



Com a decisão do STJ que concedeu liberdade a Arruda, também deverão ser soltos os outros cinco acusados de envolvimento na suposta tentativa de suborno ao jornalista Edson Sombra, que estão presos na Papuda. São eles: Weligton Moraes, Rodrigo Arantes, Haroaldo Brasil, Antônio Bento e Geraldo Naves.

O confronto entre a Polícia Militar e os manifestantes que realizaram uma passeata no centro de Brasília no começo do ano pedindo a renúncia do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), terminou com três prisões e ao menos oito feridos.



A Polícia Militar concedeu entrevista coletiva e confirmou que dez pessoas foram detidas e três presas. Eles foram conduzidos para a 5ª Delegacia de Polícia sob acusação de desacato.

A Polícia Militar usou bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e gás de pimenta para dispersar os mais de 2.000 manifestantes que protestavam em frente ao Palácio do Buriti, sede do GDF (Governo do Distrito Federal) e do TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal).



O conflito ocorreu um dia depois de cerca de 700 Policiais Militares terem sido acionados para realizar a reintegração de posse da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Os estudantes ocuparam o plenário da Câmara por cinco dias para pressionar os deputados distritais a votarem o impeachment do governador. Já o grupo pró-Arruda chegou ao local e passou a defender a continuidade do governo Arruda.



Mais

O Ministério da Justiça vai apurar como foi o processo de progressão de pena de Admar de Jesus, acusado de ter assassinado seis jovens. Ele foi condenado a 14 anos de prisão por pedofilia, mas cumpriu apenas quatro anos e foi colocado em liberdade em dezembro do ano passado — poucos dias antes de cometer o primeiro crime em Luziânia. Ontem, o titular da pasta, Luiz Paulo Barreto, pediu que a Polícia Federal começasse uma apuração para verificar os trâmites do processo do benefício. Além disso, a PF continuará as investigações em torno do caso para que não paire dúvidas sobre a autoria dos homicídios.

Admar foi beneficiado com a progressão penal (1), um assunto polêmico e que divide o meio jurídico brasileiro, principalmente sobre sua aplicação em casos de crimes hediondos. O tema sempre vem à tona quando um criminoso deixa o presídio e retorna às rua para cometer novos delitos. Um caso semelhante aconteceu em Brasília, há alguns anos, quando um jovem que estava preso na Papuda foi liberado e matou um casal que namorava em um carro, em uma quadra da Asa Sul.

Ressocialização

A progressão penal é uma dos meios dados pela Lei de Execução Penal para que o preso se ressocialize. Ela pode ser dada de várias formas, como prisão domiciliar, regime semi-aberto — em que o detento pode trabalhar e depois retornar para o presídio — e aberto, que era o caso de Admar de Jesus. Para obter o direito, o detento precisa ter bom comportamento carcerário, ter feito trabalhos dentro do presídio, entre outras coisas. Além disso, o preso necessita cumprir 40% da pena, em casos de réu primário, ou 60% para reincidentes.

Polêmico laudo criminal

A discussão sobre a necessidade do exame criminológico é antiga. Lélio Braga Calhau, promotor de Justiça de Governador Valadares (MG), explica que a Súmula Vinculante nº 26, de 2009, do Supremo Tribunal Federal, decidiu que o exame criminológico não é obrigatório. Se o juiz, porém, achar que o caso precisa de um laudo, de forma fundamentada, ele pode mandar fazê-lo. “Isso já é uma brecha. Alguns juízes e advogados entendem que esse exame não pode barrar a pessoa a ter uma progressão penal. Isso gera uma polêmica sobre o poder do juiz para definir a situação do acusado.” Lélio ressalta ainda que há pouco investimento para a execução dos exames criminológicos. “Alguns são feitos bem rápidos, outros são confusos, o que gera uma dificuldade em entender os resultados. Mas eu acho que ele é um mecanismo importante para proteger a sociedade.”

A coordenadora do departamento de psiquiatria forense da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Hilda Morana, observou que os psicopatas costumam ser reincidentes em crimes graves e violentos. E o que há no país é um sistema prisional de alta rotatividade. “O que interessa ao governo é vaga na cadeia. A pena para crimes hediondos foi diminuída para dar essas vagas. Dessa forma, o sistema vem soltando esses sujeitos, demonstrando que está pouco ligando para o que possa acontecer à sociedade. O psicopata não pode cumprir a pena em regime semiaberto.”

Hilda disse ainda que presidiários desse tipo devem ser encaminhados para um sistema carcerário em que possa ser tratado. Ela ressalta que não há cura para esse mal, mas que, em países onde isso foi feito, a reincidência criminal foi diminuída em até dois terços. “Para que pôr em risco a vida de pessoas se há pelo menos 70% da chance de o psicopata reincidir?”


Reparem na estátua da Justiça, ela representa a justiça em Brasilia.
Talvez a falácia seja verdade, senta-se por já saber que vai demorar muito tempo, e entao venda os olhos para não ver as injustiças.



Se você for uma pesquisador, irá notar que em outros países ela está sempre atenta e seus olhos estão bem abertos...

sábado, abril 10, 2010

O País da piada pronta...




Mais do que fazer rir e melhorar um dia de estresse e trabalho, o humor tem feito o cidadão brasileiro chegar a algum lugar. Uma tirinha satírica sobre um governador corrupto, um programa de TV engraçado que polemiza a violência de uma cidade ou uma seção do jornal que faz piada do mais novo aumento salarial dos deputados podem não mudar a realidade do país, mas expõem figuras públicas, afrontam autoridades, atentam a sociedade para os problemas do país e, muitaz vezes, ajudam a melhorá-los pelo alcance social que têm.


Não é a toa que Chico Anysio diz, no prefácio do livro "A alegre história do humor brasileiro", de Jota Rui, que, "se o humor não fosse tão importante, os olhos dos homens grandes (por favor não confundam com grandes homens) não estariam tão voltados à sua vigilância". Mas, afinal, desde quando o riso faz parte do cotidiano brasileiro?



De acordo com Elias Thomé Saliba, historiador da USP e autor do livro "Raízes do Riso", apesar de existirem traços de humor em autores como o poeta Gregório de Matos (1631-1695), o humor brasileiro ganha impacto durante a Belle Époque, no final do século 19, com o surgimento da imprensa moderna.

É nesta época que os registros de humor chegam ao alcance da sociedade e ganham volume nos jornais diários, teatro de revista e em revistas semanais como Fon Fon, Careta, Don Quixote e O Malho, no Rio de Janeiro, e O parafuso, O pirralho e O queixoso, em São Paulo. "Todas as publicações da época destinavam páginas a anedotas, casos pitorescos, fotografias humorísticas e principalmente caricaturas. A música e as marchinhas de carnaval também foram se apropriando disso ", afirma o historiador.

Destacaram-se autores como o publicitário Bastos Tigre, que criou slogans até hoje conhecidos - como "Se é Bayer, é bom" -, Emílio de Menezes e Aparício Torely, na Literatura; K. Lixto, J. Carlos, Angelo Agostini e Raul Pederneiras, na caricatura, e José do Patrocínio Filho e também Bastos Tigre, no teatro de revista.



República e Rádio
Para Saliba, o embalo para grande parte desses produtos humorísticos foi a inauguração da República que, para a maioria da população, significou frustração ao não trazer reais mudanças em relação ao modelo monárquico. "A expectativa criada pelas pessoas não deu em nada e isso gerou uma crise de utopias e, consequentemente, piadas. Já que não é possível mudar o quadro vigente, é melhor rir do que chorar, porque o riso é uma válvula de escape. E essa é a principal ideia do humor até hoje", ressalta.

Outro marco que dimensionou a presença do humor no Brasil foi o surgimento do rádio, na década de 1940. "O rádio precisa de uma linguagem rápida e o humor tem muito dessa característica. Por isso, humoristas como Lauro Borges e Castro Barbosa encontraram seu espaço, especialmente na Rádio Nacional, do Rio, pelo programa PRK-30", conta Saliba.




Um importante humorista que também teve repercussão no rádio foi Aparício Torely, que se autonomeou Barão de Itararé durante a Revolução de 30, embora nunca tenha sido combatente de batalha alguma. Seus discursos como candidato a deputado pelo Partido Comunista, no Rio de Janeiro, eram transmitidos pelo rádio e faziam todos pararem para escutar slogans cômicos de campanha, como "Mais água e mais leite, mas menos água no leite", em alusão ao alto preço do leite na época.

Para Mouzar Benedito, jornalista e autor da biografia "Barão de Itararé - o herói de três séculos", Torely foi um dos grandes humoristas brasileiros e um dos primeiros a ridicularizar a política de forma ousada e contra os que estavam no Poder. "Forte militante do Partido Comunista, mostrou que é possível ser de esquerda sem ser careta e não tinha medo de escrachar suas opiniões ao usar o humor para fazer denúncia. Pode não ter mudado as bases da época, mas apontava os ridículos da política, causava incômodo e influenciou uma geração. O humor do Barão era uma maneira de se vingar de quem detinha o poder. Você me sacaneia, mas eu também sacaneio você", brinca Benedito, que considera a obra dele tão atual a ponto de ser um herói de três séculos, e não de dois - como o próprio ironizava, já que viveu nos séculos 19 e 20.

Torely ficou conhecido por ter escrito para os principais jornais cariocas da época - como A manhã, O Globo e A Última Hora. Mas se tornou notório pelo semanário humorístico A Manha, lançado em 1926 em analogia ao A Manhã. Nele, o humorista fez todo tipo de piada e quase sempre comprava briga com as autoridades. "Se Stanislaw Ponte Preta foi o pai do Pasquim, Barão de Itararé foi o avô", comenta Benedito.



Há quem diga, porém, que Machado de Assis, foi - senão o melhor - um dos melhores humoristas brasileiros. O escritor José Roberto Torero afirma que, ao contrário do humor de Torely, o humor de Machado não era engajado. Em seus livros, principalmente em "Memórias póstumas de Brás Cubas", ele usa um humor psicológico, que surge da insvestigação da alma das pessoas, não de trocadilhos. Já nas cronicas - Machado escrevia crônicas para vários jornais cariocas, entre eles A Semana, onde foi colunista de 1860 a 1876 - as piadas eram mais expícitas e envolviam temas como os costumes e fatos da época e gramática.

"Machado fazia sátiras inteligentes e mostrou que é possível fazer humor também no romance. Para a época, ele era vanguardista, as pessoas não estavam preparadas para seu tipo de humor. Hoje é mais bem compreendido e é citado por outros humoristas, inclusive nos meus livros", diz Torero.




Certamente, a vida de Grande Otelo não daria só um romance. Daria um documentário de algumas horas, se fosse o caso de levantar todos os pequenos e grandes pormenores de sua vida. Chamava-se Mário Prata, mas como tal era pouco ou nada conhecido. Quem lhe deu esse apelido, Grande Otelo (naturalmente referindo-o ao personagem trágico shakespeareano), acertou na mosca. Calhou-lhe como uma luva.

Otelo fez de tudo na vida artística: foi ator de cinema, de teatro, de circo, de rua. Imitou e foi imitado. Era um dos maiores artistas de seu tempo, assim reconhecido por toda a crítica ou por amigos próximos ou distantes.

Orson Welles quis introduzí-lo num filme, quando esteve no Brasil para esse fim. O filme acabou não saindo. Num dia de astral baixo, Welles jogou todo o mobiliário de seu quarto no Copacabana Palace dentro da piscina, o que deu muito o que falar à época. No dia seguinte, pegou as bagagens e voltou à América. Mas foi grande amigo de Otelo, em que descobriu raro talento de ator.

Otelo teve alguns momentos no cinema, ao lado de Oscarito, que era cômico no palco, mas nunca vi ninguém mais sisudo em particular. Otelo revelava uma queda para o trágico. No amor deve ter tido vários casos com mulheres teve altos e baixos, mais baixos do que altos. Desenvolveu uma paixão, certa feita, que quase o levou ao suicídio. Mas os amigos o socorreram. Não houve muitos artistas de seu talento ou com sua marca de grandeza. Valia sozinho um show.

Ainda não houve um levantamento sério sobre Grande Otelo, o que já era tempo de ser feito. Mas quem se incumbirá dessa tarefa?


Sem definição
Mas, com tantos nomes e estilos no humor brasileiro, é possível defini-lo? Segundo Saliba, a generalização e a criação de estereótipos é inerente ao próprio humor e não acontece apenas no Brasil. No entanto, aqui isso é acentuado porque, para sobreviver em uma sociedade mal costurada, o brasileiro usa a "ética emotiva", conceito abordado no livro "Raízes do Brasil", de Sérgio Buarque de Holanda, por meio do qual um indivíduo trata os fatos cotidianos com o sentimento. "Humor é emoção, é um espelho da sociedade, só que gera um reflexo distorcido, pelo lado grotesco da própria condição humana. Mas, no Brasil, isso é ainda mais presente porque o brasileiro trata tudo com a emoção".

Embora, de acordo com o historiador, não seja possível definir um humor genuinamente brasileiro, Saliba acredita que haja uma linguagem humorística brasileira, já que o humor está historicamente ligado à linguagem de um povo. "No nosso caso, é um humor com tom de pimenta maliciosa, 'abaixo da cintura', que tenta, com isso, diminuir os conflitos. Se você ri, você se distancia do problema. Por isso, o senso comum de que o Brasil é o país da piada pronta


Fonte:
http://br.noticias.yahoo.com/s/09042010/48/entretenimento-brasil-se-tornou-pais-da.html

sexta-feira, abril 09, 2010

Transporte público na M' Boi Mirim


O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, esteve nesta quinta-feira (8/4/10) na Subprefeitura do M’Boi Mirim, onde ouviu de lideranças comunitárias e moradores muitas críticas ao projeto da Prefeitura de São Paulo, de construir um sistema de monotrilho ligando o Jardim Ângela ao centro de Santo Amaro. O sentimento predominante entre os participantes da reunião e revelado na maioria das falas é o de que o projeto, que custará mais de R$ 800 milhões aos cofres públicos, não irá resolver os problemas de transporte coletivo e de trânsito da região.

“Antes, a promessa da Prefeitura era de construir o Metrô até o Jardim Ângela. Por que mudou o projeto [para monotrilho] sem consultar o povo?”, questionou Manoel Ramos Carvalho, da Associação Amigos do Jardim São Francisco, um dos diversos participantes que defenderam o metrô em lugar do sistema que a secretaria pretende implantar na região.

Outros participantes também reclamaram da falta de diálogo da Prefeitura com a sociedade antes de decidir-se pelo sistema de monotrilho. “Ficamos sabendo do projeto pelos jornais”, criticou Nilda Neves, integrante da Frente das Entidades Comunitárias do M’Boi Mirim. Ela relatou que recentemente participou de outro debate na Câmara Municipal, no qual o sistema de monotrilho foi comparado ao metrô. “Para muitos técnicos o monotrilho não é a uma boa solução para a nossa região”, resumiu.



Outro morador que reivindicou o cumprimento do que consideram uma promessa anterior do poder público foi José Jailson da Silva. “Só um transporte de massa e de qualidade, como o metrô, é que conseguirá atender a população do Jardim Ângela e região”, disse ele.

Secretário diz que monotrilho será um sistema complementar à rede de transporte existente

Antes de ouvir as críticas dos participantes, Alexandre de Moraes informou as três medidas estruturais que a secretaria pretende implantar na região: a finalização da obra da Av. Caldeira Filho, a canalização e, posterior, construção de uma via sobre o Córrego da Ponte Baixa e o sistema de monotrilho.


Para explicar melhor o que será o sistema, o secretário apresentou um vídeo aos participantes. Segundo Moraes, o monotrilho terá capacidade de atender 30 mil pessoas por hora, o que em sua avaliação atenderia a demanda local. “As pessoas precisam entender que é um sistema complementar à rede existente. O corredor de ônibus vai continuar existindo”, ponderou.

O secretário mencionou que o custo do projeto seria de R$ 75 milhões por quilômetro. Já o Metrô sairia por aproximadamente R$ 250 milhões a mesma metragem. Ele adiantou que a primeira fase da obra do monotrilho, ligando o Jardim Ângela a Santo Amaro, terá 11 quilômetros e deverá estar concluída em 2014.



31/03/2009
Contrato de duplicação da M'Boi Mirim foi rescindido
Obra fundamental para diminuir os acidentes em uma das vias mais fatais da cidade, a duplicação da estrada do M'Boi Mirim (zona sul) foi cancelada. Segundo levantamento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), uma pessoa é atropelada a cada cinco dias nesse corredor de tráfego.

A duplicação está no plano de metas de Gilberto Kassab (DEM) que foi entregue à Câmara Municipal.

A Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras) rompeu o contrato na semana passada -por atraso, desrespeito à execução e paralisação das obras, entre outros.

Meses irão se passar até que todas as pendências judiciais sejam resolvidas e outra licitação, aberta.

A empresa Araguaia Construtora Brasileira de Rodovias S.A., responsável pelo contrato, irá recorrer. Se perder, terá de pagar multa de R$ 22.198,50 e não poderá participar de licitações ou fazer novos contratos com a gestão por dois anos.

A empresa é a mesma que teve cancelado o contrato de canalização do córrego Ipiranga (zona sul de SP). A Araguaia tem, atualmente, seis obras com a prefeitura.

O hospital arca com as consequências do problema, já que as cirurgias ortopédicas são as que mais são feitas no local -principalmente as decorrentes de politraumas, comuns em acidentes. Em frente ao hospital, o esqueleto da obra virou estacionamento improvisado.

Parece que tapar o sol com a peneira é a melhor solução para os problemas que existem nas periferias da cidade na visão dos admisnistradores públicos.

Será que o orçamento municipal não parte também dos bolsos dos cidadãos da periferia ??



Fontes
http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/ult10103u543180.shtml
http://www.usp.br/fau/depprojeto/labhab/biblioteca/produtos/planregional_subpref_mboimirim.pdf